Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
Veja como tabela de carboidratos dos alimentos ajuda - Blog WinSocial

Veja como tabela de carboidratos dos alimentos ajuda

9 minutos para ler

A alimentação saudável, aliada à contagem de carboidratos, é um dos pilares do tratamento da pessoa com diabetes. Isso porque parte do cotidiano desses indivíduos é controlar a alimentação para ajudar na qualidade de vida. A tabela de carboidratos dos alimentos pode ajudar!

A contagem de carboidratos é uma estratégia nutricional que muitas pessoas com diabetes utilizam para ajudar no tratamento. Porém, nem sempre ela é simples de ser feita, já que podemos nos confundir com as porções, medidas e por aí vai.

Ficar de olho nesse grupo alimentar, que tanto influencia no aumento de glicose no sangue, é fundamental, assim como conhecer a tabela de carboidratos dos alimentos.

A boa notícia é que existem muitos aplicativos que podem te ajudar nessa terapia nutricional, eliminando a velha tática de contar na ponta do lápis. Vamos conhecer alguns!

Antes de mais nada, o que é a contagem de carboidratos?

Chamamos de contagem de carboidratos a estratégia nutricional que tem como objetivo auxiliar no tratamento da diabetes. A pessoa aplica uma quantidade de insulina rápida exatamente para a quantidade de carboidratos que está consumindo.

Há pessoas que ainda fazem a contagem de gorduras e proteínas, uma vez que esses nutrientes também se transformam em glicose no nosso organismo, só que de forma mais lenta.

Qual o papel da tabela de carboidratos dos alimentos nesse processo?

Pela tabela de informação nutricional dos alimentos, é possível ver quantos carboidratos são consumidos por porção. No entanto, é preciso ter atenção nesse momento. Você precisa, de fato, calcular a porção que está comendo.

Isso porque a tabela de carboidratos dos alimentos, normalmente, não mostra a quantidade de carboidratos do produto como um todo, mas sim de uma parte do conteúdo que está ali. Dessa forma, é preciso ser honesto e calcular direitinho a quantidade de alimento que você está ingerindo para entender realmente quanto de carboidrato há na refeição.

Uma boa dica nesse momento é usar uma balança portátil para te ajudar. Existem modelos muito práticos que cabem na bolsa ou mochila e que você pode carregar consigo para onde for.

Como os aplicativos ajudam?

Como vimos, quem faz contagem precisa ter consigo uma tabela nutricional com a quantidade de carboidratos que cada alimento contém. Antigamente (antes dos smartphones), usávamos um livrinho pra cima e pra baixo, que consultávamos a cada refeição, até que decorássemos a quantidade de carboidratos de alguns alimentos consumidos com mais frequência, por exemplo, o arroz.

Hoje, graças aos avanços da tecnologia, existem aplicativos que fazem o papel desses livretos de forma digital e prática. Em alguns, você até pode colocar o fator de sensibilidade e o fator de correção (valores passados pelo médico para calcular a quantidade de insulina). A partir desses dados, o app faz o cálculo de insulina automaticamente para você! Que evolução, hein?

Quais os melhores aplicativos?

FatSecret

O FatSecret é um aplicativo de nutrição que serve para contar nutrientes em geral. Você informa qual alimento está comendo e ele te dá a quantidade de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, calorias e fibras) que você está consumindo. Ele serve apenas como uma tabela consultiva e um diário de alimentação.

O seu grande diferencial é que há a opção de bater foto do código de barras ou do alimento em si. No caso do código de barras, o app tem um banco de dados com informações de inúmeros produtos alimentícios. Mas, se você deseja bater uma foto do alimento em si, ele pode tentar descobrir o que é para você. Por exemplo, ao bater uma foto de uma maçã, ele consegue reconhecer a fruta e lhe fornecer as informações nutricionais. Tentei testar essa funcionalidade com um prato de comida e ele acertou 50%! Vale, né?

Uma última funcionalidade bem interessante é uma aba de comunidade, em que as pessoas que usam o app podem compartilhar o seu dia a dia alimentar umas com as outras. Há recompensas para quem vence desafios e é bem engajado.

MyFitnessPal

Tem a mesma pegada do FatSecret na questão da contagem de carboidratos, porém, tem o adicional de rastrear exercícios físicos e monitorar de forma mais completa o dia da pessoa, calculando a quantidade de calorias que ela ingeriu X a quantidade de calorias que gastou no dia.

Conecta-se ainda com os aplicativos de exercício Strava e Garmin. Assim, consegue rastrear as atividades físicas e calcular as calorias gastas.

Contagem de Carboidratos SBD

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) tem um material educacional sobre contagem de carboidratos em seu site. Recentemente, eles criaram o aplicativo para tornar mais prática a consulta dos alimentos da tabela nutricional da SBD. Essas indicações são a referência mais precisa sobre os valores nutricionais.

Alguns dizem que o aplicativo deixa um pouco a desejar por não ter muitos alimentos em sua tabela. Mas vale acompanharmos a evolução nas próximas versões dessa tecnologia.

Diabetes M

O Diabetes M é um ótimo aplicativo, funcionando como um diário alimentar + diário de glicemia. Entretanto, ele só aceita alimentos escritos em inglês, o que pode dificultar para pessoas que não são fluentes no idioma.

Dieta e Saúde

Minha nutricionista me indicou esse aplicativo para fazer a contagem de gorduras e proteínas, além da contagem de carboidratos. Ele funciona de forma semelhante ao FatSecret, mas seu diferencial é que usa o sistema de pontos, realizando um cálculo prévio da quantidade de pontos que você pode consumir por dia para atingir um determinado objetivo.

O sistema de pontos pode ser legal para entender quão saudável está a sua alimentação, mas lembre-se de que é imprescindível consultar um nutricionista sobre o seu plano alimentar.

Minsulin

Ideal para quem não usa bomba de insulina e precisa fazer o cálculo de bolus de cabeça. O app Minsulin faz o cálculo para o paciente. É preciso um cadastro prévio, em que o médico insere os fatores de correção e de sensibilidade. Depois, a cada refeição, basta que o usuário informe o que está comendo que o aplicativo calcula a dose de insulina. É bem prático!

Glic

Seguindo a mesma premissa do Minsulin, o Glic é o aplicativo de diabetes mais antigo do mercado, sendo uma plataforma para o rastreamento completo do tratamento da diabetes. Conta com uma tabela de carboidratos que funciona da mesma maneira que o FatSecret e o MyFitnessPal, realizando o cálculo de dose de insulina da mesma forma que o Minsulin, ou seja, dependendo apenas das informações inseridas no cadastro feito pelo médico.

Com o Glic, o usuário também pode fazer um registro de glicemias e gerar relatórios para mostrar na consulta médica.

‎Carb Manager: Keto Diet App

É importante frisar que esse aplicativo não é exclusivo para o acompanhamento da diabetes. Porém, por ter a função de reconhecer códigos de barras dos produtos, é uma ótima opção para quem quer fazer a contagem a partir da tabela de carboidratos dos alimentos.

Além disso, também é possível pesquisar pelo nome dos alimentos, o que é muito útil para compras em feiras, por exemplo. Fora que existem mais de 300 mil receitas cadastradas no sistema desse app, focadas na redução de carboidratos. Dá até vontade de cozinhar!

Lifesum

Assim como o aplicativo anterior, o Lifesum não é exclusivo para pessoas com diabetes, mas ele pode ajudar você a contar os carboidratos de forma correta e perder peso de maneira saudável.

Esse app conta com um visual bastante simples e intuitivo, o que facilita na hora de colocar informações pessoais, como peso, altura e condições gerais de saúde. De acordo com os dados cadastrados, ele monta um plano alimentar personalizado, a partir do objetivo escolhido (perda ou ganho de peso).

Oferece também grande variedade de receitas, em português, saudáveis e nutritivas para você montar um cardápio diferenciado e incrível a cada dia.

MySugr

Esse, sem dúvida, é um dos aplicativos com a interface mais divertida e amigável para o usuário. Por isso, pode ser uma excelente opção para quem busca estímulo visual e facilidade, como crianças ou idosos.

Ele apresenta todos os recursos importantes para medir a contagem de carboidratos diária, com registros de refeições, medicações e níveis de glicose. Além disso, conta também com um catálogo de alimentos para adição rápida e cálculo estimado do nível de hemoglobina glicada.

Um dos diferenciais desse app são os desafios que podem ajudar as pessoas com diabetes a atingirem metas pessoais de bem-estar, bem como mensagens motivacionais que ajudam você a ficar no caminho correto.

Gliconline

O Gliconline ajuda você a fazer registros de glicemias diárias, gerando relatórios que podem ser mostrados nas consultas médicas ou nutricionais. Para fazer a contagem de carboidratos, o usuário precisa seguir apenas 4 telas e inserir todas as informações necessárias.

Escolha entre a refeição do dia, seu perfil glicémico, itens no prato e outras variações para ver rapidamente quantos carboidratos você está ingerindo em determinada refeição. Além disso, ele também fala mais sobre a qualidade dos alimentos e suas composições nutricionais. Assim, fica fácil se alimentar com saúde.

Demos muitas opções de aplicativos disponíveis na Apple Store e Play Store brasileiras, mas ainda existem vários outros menos conhecidos. São aplicativos feitos para tornar a vida de quem tem diabetes mais prática e melhor, para que a pessoa entenda mais facilmente a tabela de carboidratos dos alimentos e, assim, tenha mais adesão ao tratamento.

Agora que você conhece todos esses apps, que tal compartilhar este conteúdo com seus amigos na sua rede social? Assim, muitas outras pessoas com diabetes poderão se beneficiar dessas ferramentas no dia a dia!

Comentários

Você também pode gostar
-