Seguro de vida personalizado: por que pode ser a melhor opção?

Seguro de vida personalizado: por que pode ser a melhor opção para você?
11 minutos para ler

Se você é aquele tipo de pessoa que está preparada para possíveis eventualidades, com certeza já ouviu falar sobre seguro de vida personalizado. Porém, nem todos sabem exatamente o que é e, muito menos, quais são os benefícios.

Existem, ainda, aqueles que querem passar longe dessa conversa! Isso porque há uma falsa impressão de que vai atrair coisas ruins. Então, chegou a hora de desmistificar o assunto e esclarecer melhor sobre este tipo de seguro.

Vale adiantar que a evolução no mercado desenvolveu o seguro de vida. Cada vez mais, as empresas percebem a necessidade de personalizar os serviços de acordo com o tipo de consumidor. E, com as seguradoras, isso não foi diferente!

1. O que é seguro de vida personalizado? 

Quem dera se fosse garantido uma vida tranquila e sem imprevistos, não é mesmo? Porém, não podemos ter isso assegurado, sobretudo quando o assunto é saúde. No último ano, vimos diversas vidas sendo perdidas por uma pandemia repentina, não é mesmo?

Isso reforçou que o ser humano não tem controle sobre várias situações. Contudo, evidenciou também que por meio do planejamento os impactos podem ser minimizados. É mais ou menos por aí que o seguro de vida atua.

Embora ele não proteja contra problemas de saúde em si, ele oferece a segurança de que os entes queridos terão aporte para as eventualidades. Vale reforçar, desde já, que o seguro de vida não é utilizado apenas em caso de falecimento.

Cada vez mais ele vem sendo implementado em outros aspectos da vida. Na saúde da mulher, por exemplo, pode atuar na vertente do câncer de mama. Em outros casos, pode envolver problemas domésticos que comprometam a saúde.

Diante de tamanha variedade, percebeu-se que o melhor a se fazer seria o seguro de vida personalizado. Assim, a cobertura dele vai envolver exatamente o que o segurado precisa, sem submetê-lo a um serviço de alto custo e além do necessário.

2. Como funciona?

Você deve ter percebido que a personalização deixa tudo um pouco mais pessoal, não é mesmo? De maneira geral, toda vez que vamos personalizar um serviço, conseguimos moldá-lo da maneira que mais nos agrada.

No caso dos seguros de vida, além de ser feito para agradar, é elaborado da forma como mais atende ao segurado. Isso faz com que o serviço fuja daquele molde engessado, no qual as pessoas eram obrigadas a contratar algo que não seria tão compatível com a realidade dela.

Por isso, o seguro de vida personalizado é uma tendência vista com bons olhos pela sociedade. A partir do momento que retira da cobertura aquilo que o segurado não precisa, há também um impacto no valor final.

Neste caso, o custo do serviço diminui, sem deixar de atender da melhor forma exatamente aquilo que é necessário. Outro aspecto que é pauta de discussão quando o assunto é valor, é a maneira como cobrar o serviço.

No mercado, existem basicamente 2 tipos de planos. Em um deles, o segurado paga determinado valor por mês, de acordo com o que o plano cobre. Já o outro, será pago de acordo com o uso de serviços, que pode ou não ter um basal.

3. Para quem recomendar o seguro de vida?

A partir do momento que é possível ajustar o seguro de vida para as necessidades pessoais, ele passa a abranger um maior número de pessoas. Assim, desde os mais jovens aos mais velhos, a tendência é que obtenham benefícios com o seguro.

É importante lembrar da imprevisibilidade das situações da vida. Novamente, temos como exemplo os impactos do coronavírus. Vimos, então, como foi a adesão da sociedade ao seguro de vida durante uma pandemia.

De forma geral, muitas vezes, a pessoa pode acreditar que, naquele momento, nenhum problema de saúde vai acometer a ela ou à família. Por isso, o seguro de vida é pensado não só para necessidades atuais, mas também para as futuras.

Dessa forma, seja por imprevistos, seja pelo avanço dos cuidados ao longo dos anos, as necessidades tendem a mudar. Entra aí, novamente, o grande benefício da personalização: ajustar a cobertura na medida que isso for preciso.

Em suma, o seguro de vida personalizado é indicado para todas as pessoas, partindo do pressuposto que ele vai se moldar às necessidades de cada uma delas.

4. Quais os benefícios?

Pelo que foi comentado até então, já é possível indicar alguns benefícios do seguro de vida personalizado. Para deixar tudo mais claro, listamos abaixo os principais deles, confira!

4.1. Liberdade

O primeiro destaque vai para a liberdade que o segurado tem para moldar a cobertura. Não vamos entrar ainda no ponto das demandas, mas sim reforçar que a personalização foge de planos inflexíveis.

Isso permite que os ajustes sejam feitos e, por enquanto, vamos destacar aqueles que se referem ao preço e ao tempo de vigência. Então, o segurado não precisa contratar um plano caríssimo que ofereça uma cobertura bem além do que precisa.

Além disso, não precisa se comprometer com algo que dure além do que ele requer. Com a diversidade de planos, é possível que o contrato seja feito por um período de tempo específico ou mesmo readaptado no decorrer das coisas.

4.2. Contratação de acordo com necessidades

Agora sim, voltamos à grande questão: contratar de acordo com o que precisa. Quem já contratou algum serviço vendido em pacote, sabe que um benefício ou outro sempre poderia estar incluso além do necessário.

Porém, mesmo que a pessoa não precisasse daquilo, os custos de manutenção estariam inclusos no pacote. É por isso que a personalização oferece tantas vantagens na prática. Primeiro, garante ao segurado a cobertura no que ele precisa.

Complementando, o segurado paga o preço justo de acordo com a demanda. Então, não há a sensação de pagar a mais por algo que não terá utilidade. Vale reforçar, ainda, que a apólice pode contemplar apenas o momento solicitado, sem ir além do tempo escolhido.

4.3. Flexibilidade do produto

Recapitulando, a personalização contempla as necessidades distintas para as pessoas distintas. A partir daí, é possível entender que nem sempre o atendimento que uma pessoa requer é o mesmo que as demais.

Na verdade, é tudo muito variável, seja pela idade, seja pelo sexo, seja pelas doenças envolvidas. As necessidades de um jovem de 20 anos não são iguais às de uma pessoa com 50. Porém, em algum momento este jovem vai envelhecer e mudar as demandas.

Por isso, a flexibilidade do produto é uma grande vantagem para todos. Ela vai permitir, de fato, uma abordagem personalizada para cada perfil de pessoa.

4.4. Sistema de descontos

Por último, vale reforçar o benefício financeiro em cima da personalização. Você já sabe que a contração de serviços extras e, muitas vezes, sem real necessidade, acaba ficando mais dispendiosa para o segurado.

Portanto, o bom custo-benefício é garantido a partir do momento que você gasta apenas com o que será útil. Além disso, o segurado pode avaliar quando a melhor abrangência de plano, das básicas às completas para aquilo que precisa.

Vale destacar que isso desmistifica a falsa impressão de que o seguro é algo caro e inacessível. A partir do momento que a personalização contribui para o custo-benefício, mais pessoas tendem a se informar melhor sobre o serviço e, ainda, contratá-lo.

5. Como personalizar o seguro de vida?

Agora que você sabe os benefícios de um seguro de vida personalizado, chegou o momento de fechar o contrato com uma seguradora. Por isso, separamos alguns pontos que merecem atenção!

5.1. Entenda suas necessidades

Antes de tudo, reflita por um momento: quais são as suas necessidades? Bem, diversos fatores interferem nisso, sejam eles biológicos ou não. Sexo, idade, doenças crônicas, medicamentos de uso contínuo… tudo isso deve ser considerado.

É preciso, ainda, avaliar outros aspectos. Quais os hábitos de vida? Pratica atividades físicas? É tabagista ou faz consumo de bebidas alcoólicas? E o trabalho, qual nível de exposição ao risco?

Tudo isso reforça que cada pessoa tem o perfil diferente umas das outras. Entender as próprias especificidades vai ajudar o segurado a negociar com a seguradora qual a melhor cobertura.

5.2. Avalie qual a melhor cobertura

Agora sim, a escolha! Vimos acima que diversos aspectos serão considerados para direcionar a cobertura. Porém, vale a pena definir qual a abrangência dela.

Geralmente, as seguradoras oferecem dos planos mais básicos aos mais completos. A partir do momento que são moldados de acordo com o que a pessoa precisa, ela pode avaliar qual o nível de cuidado vai querer.

Vale lembrar que nem tudo é imutável, muito pelo contrário! O contratante pode facilmente ajustar ou alinhar a cobertura ao longo do tempo e das novas demandas. 

5.3. Considere as formas de pagamento 

Por último, o aspecto financeiro não pode ser deixado de lado. Cada seguradora vai apresentar as formas de pagamento específicas e, claro, a escolha fica a cargo do segurado.

Quando o assunto envolve custos, é interessante que o contratante avalie com a seguradora como seria a liberação dos sinistros. Muitas vezes, é na hora do aperto que os problemas aparecem e, a forma de evitar isso, é deixar tudo devidamente alinhado em contrato.

6- Como escolher a opção ideal?

Tão importante como saber montar um seguro de vida personalizado, é saber encontrar a melhor seguradora para isso. Claro, não poderíamos deixar de dar as melhores dicas! Veja abaixo!

6.1. Aposte em credibilidade

Você não vai querer confiar sua vida nas mãos de qualquer empresa, certo? Quando o assunto é saúde, devemos fazer as melhores escolhas para nós mesmos e para a nossa família. 

Então, pesquise o histórico das seguradoras consideradas. Avalia como é a credibilidade dela no mercado e, se possível, entre em contato com algum segurado para ver qual o feedback do serviço.

6.2. Priorize as inovadoras

Complementando o tópico anterior, nem sempre a seguradora com maior credibilidade será aquela mais antiga. Na verdade, diante das tendências, é preciso ir em busca daquelas com visão inovadora.

Sendo assim, já questione de cara: existe a possibilidade de adquirir um seguro de vida personalizado? Se a resposta for negativa, já desconsidere e parta para uma próxima. Dando um passo de cada vez você vai encontrar a melhor opção!

6.3. Considere os serviços oferecidos

Aqui, já vamos partir do pressuposto de que a seguradora oferece a opção de um seguro de vida personalizado. A partir daí, os tipos de cobertura devem ser avaliados, afinal, você vai optar por aquilo que atenda suas necessidades.

Se for aquém ou se for além, vale a pena rever se é a melhor opção, afinal, você quer algo específico para sua demanda. Além da cobertura em si, você não pode deixar o aspecto financeiro de lado.

Então, já questione como é feita a cobrança e quanto seria o valor recebido de seguro de vida diante de alguma intercorrência. Assim, é possível colocar na balança o custo-benefício daquela opção.

6.4. Não tome decisões precipitadas

Calma, nada de tomar decisões impulsivas! Chegou à conclusão de qual é a melhor seguradora? Então, repasse mentalmente aspectos importantes daquela apólice. 

Não se esqueça que o princípio básico de uma personalização é que ela se encaixe perfeitamente no que você precisa. Se a seguradora sugerir demandas adicionais, avalie bem se você quer utilizar essas demandas.

Além disso, busque saber como é, na prática, a liberação de valores de sinistro. Embora tudo seja devidamente documentado, qualquer atraso, na prática, pode ser prejudicial.

Por último, compare! Sem dúvidas, algumas opções vão parecer atraentes neste momento de escolha. Por isso, elenque os diferenciais de cada empresa e, se for conveniente, busque negociar com aquela que mais lhe agrada.

Falar sobre o seguro de vida personalizado nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, quebra uma série de paradigmas sobre o assunto. Porém, buscamos destacar como ele representa uma tendência importante e que deve ser considerada, não só pelas empresas como também pelos segurados. Nunca é demais reforçar a imprevisibilidade da vida. Hoje, você pode não precisar, mas o que garante o dia de amanhã?

Então, não perca mais tempo e venha fazer uma simulação de seguro com a WinSocial! Ou se preferir, clique na imagem abaixo:

planos de seguro de vida

Comentários

Você também pode gostar
-