Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
Seguro de vida: o que você precisa saber sobre o assunto

Seguro de vida: o que você precisa saber sobre o assunto

8 minutos para ler

Seguro de vida pode ser a grande ajuda para seus entes queridos no caso de uma ausência repentina ou um impedimento permanente. No entanto, é bem mais do que isso e oferece benefícios que muita gente desconhece.

Por exemplo, ele pode ser útil caso você adoeça e fique impedido de trabalhar, já que serve como uma indenização. Você sabia? Além disso, ele não é indicada apenas para quem sofre de doenças terminais, como muitos imaginam.

Separamos algumas informações essenciais sobre esse assunto. Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre seguro de vida!

O que é o seguro de vida?

Ele é um contrato realizado entre você e uma seguradora, em que uma pessoa indicada por você (também chamada de beneficiário) poderá receber uma quantia financeira no caso do seu falecimento.

Ou seja, o seguro de vida atua como a indenização financeira, para apoiar os membros de um falecido. Assim, é possível manter o padrão de vida e até custear despesas relacionadas ao falecimento. É o caso de custos com velório e muito mais.

Junto com esse benefício, o próprio segurado pode receber a indenização financeira em situações específicas. Uma delas é a incapacidade temporária, que por motivos de saúde, por exemplo, impede alguém de trabalhar por um período. Esse benefício é especialmente indicado para profissionais autônomos.

Como funciona o seguro de vida?

Você já entendeu do que se trata o seguro da vida, agora é o momento de descobrir como ele funciona. Isto é, você pode indicar quantos beneficiários desejar na elaboração desse contrato (também conhecido como apólice). 

Conforme mencionado, havendo algum acidente ou fatalidade com você, seus entes queridos estarão amparados e serão indenizados em poucos dias sem dificuldades burocráticas. Existem diversas coberturas que você pode incluir na apólice. 

Assim, para compor a proteção e os benefícios constantes de seu seguro de vida, você deve definir junto a uma seguradora o que deseja ou realmente sente necessidade de contratar. Entre as coberturas que podem entrar na composição do seguro de vida estão:

  • cobertura para morte natural ou por acidente;
  • cobertura para invalidez por acidente;
  • pagamento de assistência-funeral.

Por que vale a pena contratar um seguro de vida?

Após conhecer os tipos de coberturas incluídas no seguro de vida, fica mais fácil entender se vale a pena contratar esse serviço. Isto é, existem diversos motivos pelos quais você deve contratar um seguro de vida. Todos eles se baseiam na tranquilidade que você alcança quando sabe que seus entes queridos estarão amparados no caso da sua ausência inesperada. Saiba mais a seguir!

Traz segurança financeira

Possivelmente, o medo de desemprego, adoecimento e morte é uma grande preocupação sua. Afinal, como os seus familiares conseguiram manter o padrão de vida sem o seu apoio financeiro? Para afastar preocupações como essas e trazer mais segurança, é muito benéfico contratar um seguro de vida.

Isto é, o que pouca gente percebe é que esse tipo de aporte se constitui, na verdade, em um excelente instrumento de planejamento financeiro para a família. Assim, você pode considerar o recebimento de um valor indenizatório capaz de manter sua família na sua ausência, seja para questões imediatas ou a longo prazo.

Assim, questões financeiras como o sustento imediato e o estudo dos filhos, entre outras, também podem ser sanadas com o seguro de vida. Trata-se, portanto, de uma segurança financeira que não deve ser desconsiderada.

Afasta problemas de saúde

Existem muitos problemas de saúde influenciados pelo estresse e ansiedade. Você sabia? É o caso da síndrome de burnout, hipertensão, depressão e muito mais. Alguns dos principais gatilhos para o surgimento dessas patologias envolve preocupações financeiras.

Então, ao contratar um seguro de vida e saber que, em caso de morte ou adoecimento você e sua família tem proteção financeira, as suas preocupações acabam ficando menores. 

Protege profissionais autônomos

Como foi possível notar, o seguro de vida também é benéfico para quem passa por incapacidade temporária e não consegue trabalhar. No caso de profissionais formais, regidos pela CLT, ele recebe indenização pelo INSS. 

Contudo, o mesmo não ocorre com profissionais autônomos, que precisam organizar por conta própria as maneiras de lidar com eventuais problemas. Uma estratégia para isso é a contratação do seguro de vida. Afinal, você já viu que ela indeniza você durante esse momento.

De qualquer forma, ao contratar um seguro de vida, esteja ciente das diversas possibilidades e coberturas que ele oferece. Com isso, você terá o produto que precisa e nas condições que se adequam a sua realidade.

Oferece proteção pessoal

Conforme mencionado, o seguro de vida não constitui um contrato limitado à ocorrência da morte do segurado. Sua proteção também pode alcançar casos de acidentes que geram uma condição de invalidez permanente no segurado, impedindo-o de exercer a sua capacidade de trabalho, e consequentemente, comprometendo o sustento da família.

Nesse caso, a indenização vai para o titular do seguro (pessoa que compra) e não para outra pessoa, e o benefício poderá ser utilizado em vida.

Fornece amparo aos familiares

Independentemente de suas expectativas de longevidade, a ausência repentina pode trazer demandas imediatas que as pessoas que você ama precisam atender. Assim, existem outras situações para as quais a família precisa estar amparada:

  • despesas médicas resultantes da ocorrência de acidente;
  • gastos com as burocracias funerárias;
  • despesas escolares dos filhos.

Custo-benefício excelente

O valor indenizatório garantido por uma apólice de seguro de vida vai depender das definições e coberturas que o próprio segurado definir na contratação. No entanto, o seguro de vida apresenta uma relação custo-benefício muito favorável para o interessado, pois, em regra, a quantia acordada é muito superior ao valor pago mensalmente. 

Em outras palavras, você pode ter uma cobertura de seguro de até R$ 500.000,00 pagando a partir de R$ 39,90, por exemplo. Assim, seja como proteção para a família ou como instrumento de planejamento financeiro, o seguro de vida é sempre uma excelente opção a ser seguida. Uma boa corretora de seguros poderá ser de grande auxílio indicando os diversos produtos disponíveis no mercado.

Indenização isenta dos impostos IR e ITCMD

Existem dois impostos que poderiam incidir sobre a indenização recebida pelos beneficiários, mas não ocorrem: o Imposto de renda (IR) e o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD). Assim, o valor contratado é recebido de forma integral pelos beneficiários indicados na apólice.

A indenização recebida deverá, posteriormente, ser declarada à Receita Federal, mas não haverá cobrança do imposto sobre o valor recebido. É, desse modo, mais uma segurança para a família e tranquilizadora para você.

Quais são os principais tipos de seguro de vida?

Como visto, existem inúmeras vantagens ao contratar um seguro de vida. Existem três principais tipos deles. Confira!

Seguro de vida individual

Como o próprio nome sugere, a cobertura do seguro serve apenas para o contratante. Logo, é aconselhável para quem não tem ou não almeja incluir benefícios no plano.

Seguro de vida resgatável

Nesse tipo de seguro o contratante tem todas as proteções de um plano tradicional. A diferença é que ele escolhe o período em que vai pagar pelo recurso. Assim, quanto o prazo acabar, é possível resgatar o valor pago ao longo dos anos.

Seguro de vida familiar

Ele é voltado para incluir benefícios no plano, como filhos, cônjuges etc. Nesse sentido, ele funciona da mesma maneira que o seguro de vida individual.

Cuidados na contratação

Como todo contrato, o seguro gera uma obrigação para o contratante que deve ser cumprida sem atrasos, sob risco de perda dos direitos garantidos pela apólice. Assim, o contratante deve tomar alguns cuidados para que o seguro atenda as necessidades de seus dependentes e sua contratação caiba dentro do orçamento da família.

O primeiro cuidado deve ser procurar uma boa seguradora, experiente e de confiança. Ela poderá indicar os melhores produtos disponíveis no mercado e que atendam as reais necessidades de sua família.

É indispensável conhecer as possibilidades e coberturas disponíveis, assim como a composição final do preço a ser pago. Defina suas necessidades e só contrate o que realmente for necessário para resguardar sua família. Entenda a importância de fazer uma simulação de seguro de vida.

Essas são as principais informações que você precisa para alcançar a tranquilidade oferecida pela contratação de um seguro de vida.

Se você gostou do post, continue conosco em nossas redes sociais: Facebook e Instagram. E faça uma simulação gratuita em nosso site ao clicar abaixo:

Comentários

Você também pode gostar

Um comentário em “Seguro de vida: o que você precisa saber sobre o assunto

Os comentários estão fechados.

-