Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
Para que serve o Score do Consumidor e como aumentá-lo? - Blog Linha WinSocial

Para que serve o Score do Consumidor e como aumentá-lo?

Para que serve o Score do Consumidor e como aumentá-lo?
4 minutos para ler

Qualquer pessoa, em algum momento, vai precisar de um financiamento ou, por vezes, de um aporte pontual de recursos por meio de um empréstimo. A facilidade de obtenção desse crédito o Score do Consumidor pode apontar.

Trata-se de um índice pesquisado pelas instituições financeiras para que elas tenham uma boa ideia da possibilidade de recebimento em dia dos recursos emprestados. Assim, esse parâmetro atesta a confiabilidade que o mercado pode ter na pessoa consultada.

Continue a leitura e descubra para que serve o Score do Consumidor e como aumentá-lo.

O que é o Score do Consumidor?

Em primeiro lugar, score é a pontuação alcançada em um sistema de classificação qualquer e que pode ser positiva ou negativa. Assim, um exemplo de score negativo é a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que sinaliza as irregularidades cometidas pelo motorista ao longo do ano considerado.

Por sua vez, o Score do Consumidor consiste em um sistema de pontuação que indica a condição de regularidade financeira da pessoa no mercado. Nesse sentido, a existência ou não de dívidas, assim como o pagamento em dia das contas, são alguns dos fatores que fazem o índice variar.

O Score do Consumidor varia entre 0 e 1.000, com os valores mais elevados indicando melhor situação. Os principais parâmetros que pontuam no sentido da construção de um Score elevado de uma pessoa ou empresa, aumentando ou reduzindo o seu valor, podem ser assim relacionados:

  • idade;
  • estado civil;
  • histórico de pagamentos;
  • consultas realizadas ao CPF ou CNPJ;
  • registro de negativações nos sistemas de proteção ao crédito;
  • atualização dos dados cadastrais;
  • referências positivas das empresas onde o comprador adquiriu os produtos ou serviços.

O que fazer para aumentar seu Score?

Quando você solicita um crédito, a instituição financeira realiza uma consulta ao seu Score para saber a confiabilidade de negociar, ou seja, a probabilidade de você pagar em dia. Então, para garantir que as avaliações sejam favoráveis (Score elevado), pessoas físicas ou jurídicas podem tomar algumas medidas, como as mostradas a seguir.

Tenha um Cadastro Positivo

As boas práticas adotadas pelo consumidor na hora de pagar suas contas se refletem no seu Cadastro Positivo. Este, por sua vez, se constitui em uma iniciativa do próprio interessado que solicita sua inscrição, com vistas a fazer pontuar positivamente o seu Score, por exemplo.

Mantenha o controle sobre suas finanças

O planejamento financeiro para a utilização dos recursos disponíveis (salário e rendimentos) de maneira equilibrada é essencial. Em suma, significa não gastar mais do que se pode pagar sem atrasos.

Pague as contas em dia

Não atrase os pagamentos, especialmente aqueles referentes às compras parceladas, isto é, feitas no sistema a prazo. Pagar parcelas em dia é uma maneira segura de pontuar positivamente no Score do Consumidor.

Evite parcelar a fatura do cartão de crédito

Manter o controle sobre as compras resulta na possibilidade de pagar as despesas do cartão de crédito integralmente. O parcelamento dessa fatura pode indicar dificuldade de manter as contas em dia.

Mantenha seus dados cadastrais atualizados

Manter seus dados cadastrais atualizados significa que você está acessível e pode ser facilmente encontrado. É como se aqueles que não têm motivos para se esconder tivessem a vantagem de pontuar positivamente.

Como conhecer o seu Score?

A consulta ao seu Score do Consumidor é simples e gratuita, podendo ser realizada no site da Serasa a qualquer momento. Desse modo, proceda ao passo a passo mostrado a seguir:

  1. acesse o site da Serasa.
  2. faça o seu cadastro preenchendo o formulário apresentado e criando uma conta grátis.
  3. com o login criado, acesse o seu Score sempre que desejar por meio deste link.

Pronto! Agora, mantenha seu Score sempre valorizado com as dicas mostradas neste post.

Portanto, como você pode ver, um Score do Consumidor bem pontuado facilita suas transações financeiras e torna mais certa a aprovação de suas demandas por crédito.

Se você gostou do post, nos siga em nossa página no Instagram.

Comentários

Você também pode gostar
-