Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
Quem são os beneficiários do seguro de vida? Saiba! - Blog WinSocial

Quem são os beneficiários do seguro de vida? Saiba!

Quem são os beneficiários do seguro de vida? Saiba!
4 minutos para ler

Um seguro de vida é um cuidado que todos devemos adotar. As razões para isso são inúmeras, mas antes, é importante conhecer quem são os beneficiários do seguro de vida.

Sua indicação pelo segurado deve estar explícita na apólice. Mas, se não for feita, existem previsões na legislação para suprir essa falha.

Desse modo, continue a leitura e descubra quem são os beneficiários do seguro de vida.

O que é o seguro de vida e como funciona?

O seguro de vida é um contrato celebrado entre uma seguradora e um interessado, pelo qual a primeira se obriga a pagar uma indenização na eventualidade de uma invalidez ou morte do contratante. Esse contrato se consolida em um documento denominado apólice do seguro de vida.

Na apólice, por exemplo, estão discriminados os deveres e obrigações das partes. No caso de ocorrer um evento (sinistro) previsto na contratação e que provoque a invalidez do segurado, a seguradora o indenizará no valor contratado.

Por outro lado, se houver uma partida inesperada do segurado, a indenização será paga para os beneficiários por ele indicados na apólice. Em todos os casos, para esse fim, o segurado paga um valor (prêmio), geralmente em parcelas mensais, com validade de 12 meses, quando o seguro deverá ser renovado.

Quem são os beneficiários?

O beneficiário de um seguro de vida pode ser qualquer pessoa indicada como tal na apólice, no momento da contratação, mas que pode ser alterado posteriormente exclusivamente pelo segurado. Não há necessidade de vínculo de parentesco para ser um beneficiário de seguro de vida, podendo mesmo ser um estranho.

Se a apólice não indicar beneficiários, havendo óbito do segurado a indenização seguirá as previsões do Código Civil Brasileiro (Lei No 10.406, de 10 de janeiro de 2002), em seu artigo 792: metade do valor é pago ao cônjuge não separado e a outra metade dividida entre os herdeiros legais.

Qual a importância de um seguro de vida?

Em primeiro lugar, o aspecto mais importante oferecido por um seguro de vida é a garantia da proteção e do amparo para os entes queridos na ocorrência de uma partida inesperada. A tranquilidade que resulta desse fato também se estende ao caso de o segurado ficar em uma condição de invalidez na qual não possa mais suprir as necessidades.

Por sua vez, existe uma série de vantagens em um seguro de vida que podemos relacionar:

  • a indenização para os beneficiários não passa por inventário, sendo paga diretamente;
  • as seguradoras não consideram a indenização do seguro de vida como herança;
  • não há obrigação de pagamento de qualquer imposto sobre o valor recebido;
  • a relação custo-benefício é excelente para o segurado;
  • é possível incluir diferentes coberturas e assistências em uma apólice de seguro de vida, ampliando os benefícios disponibilizados.

O que considerar na hora da contratação?

A primeira coisa a se considerar é o melhor momento para a contratação do melhor seguro de vida: agora! Então, trata-se de uma iniciativa que deve fazer parte da existência de qualquer cidadão, seja por ele mesmo, seja por aqueles a quem ele quer bem.

Por sua vez, o melhor caminho é poder contar com um corretor de seguro online experiente e de confiança. O seu corretor é a pessoa mais indicada a trazer orientações atualizadas, assim como as melhores opções oferecidas pelas seguradoras para que você faça uma escolha bem fundamentada.

Portanto, leve em conta a experiência da WinSocial e os diferentes benefícios que oferece, entre outros:

  • simulação online para contratação;
  • indenização por morte por qualquer causa;
  • assistência funeral;
  • indenização por invalidez permanente;
  • telemedicina;
  • desconto em milhares de medicamentos;
  • desconto em consultas e exames.

Como você pode ver, não é difícil descobrir quem são os beneficiários do seguro de vida, mas é sempre importante que estejam especificados na apólice.

Então, entre em contato conosco e descubra como a WinSocial pode facilitar o seu seguro de vida.

Comentários

Você também pode gostar
-