Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
3 podcasts para desmistificar o mundo das finanças de uma vez por todas

3 podcasts para desmistificar o mundo das finanças de uma vez por todas

3 podcasts para desmistificar o mundo das finanças de uma vez por todas
6 minutos para ler

Os podcasts estão entre as mídias que mais ganharam adeptos nos últimos anos. Facilmente acessíveis, eles são uma ferramenta muito prática para obter conhecimento e informação ou, simplesmente, para passar o tempo de forma agradável. Entre as suas vantagens, destaca-se a possibilidade de ouvir os conteúdos enquanto se faz outras tarefas do dia a dia.

Neste artigo, vamos mostrar como os podcasts podem ajudar quem deseja iniciar ou aprofundar os estudos sobre o universo das finanças. Também apresentamos uma seleção com os três melhores podcasts brasileiros dentro dessa temática na nossa opinião, com lições que você poderá aproveitar na gestão dos seus recursos.

O que é um podcast?

A ideia por trás dos podcasts não é nada nova. Eles lembram muito os programas de rádio, populares antigamente, mas fora de moda atualmente, com o diferencial de que, nos podcasts, você pode pausar e voltar a ouvir quando quiser.

A variedade de assuntos que os podcasts abordam também impressiona. Existem programas sobre quase tudo, de brinquedos infantis a Física Quântica, com conteúdos para todos os gostos e perfis.

Podcasts mais “sérios”, como aqueles sobre finanças, costumam contar com a participação de especialistas, que trazem o seu conhecimento para um público que poderá ouvir e absolver as informações enquanto faz outras atividades. É possível, por exemplo, ouvir o seu podcast favorito enquanto pega um ônibus, pedala de bike ou faz um lanchinho.

Por onde ouvir podcasts

Existem diversas plataformas por onde se pode ouvir os podcasts, algumas gratuitas e outras com planos pagos.

O SoundClound é uma das mais usadas. Conta com uma lista bem grande de programas, além de ferramentas para interagir com as publicações e compartilhar nas redes sociais.

O Spotify, apesar de ser mais usado para música, também é uma plataforma muito usada pelos fãs de podcast. Os usuários podem selecionar os programas por temas, como educação, negócios e tecnologia e arte e entretenimento.

Outros sites e apps recomendados são: Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Stitcher Radio, CastBox, PodBean, Overcast e Pocket Casts. 

Por que é importante aprender sobre finanças?

Infelizmente, muitas pessoas ainda acham que finanças não são um tema importante para se aprender. Isso talvez se deva ao hábito que temos de associar o mundo das finanças com pessoas ricas, importantes ou inteligentes.

Mas a verdade é que as finanças estão presentes na rotina de todos nós. Afinal, todos nós temos necessidades materiais e contas a pagar, assim como sonhos e planos que desejamos concretizar. Para todos esses elementos da vida, o dinheiro e a forma como lidamos com ele são de extrema importância.

Investir em educação financeira, em resumo, não apenas nos ajuda a controlar nosso orçamento doméstico, como nos ensina que o dinheiro pode ser um grande aliado na conquista de uma vida mais tranquila.

Assim se um dia precisarmos de um empréstimo, não precisaremos nos preocupar com a inadimplência, pois teremos noção o suficiente para nos programar e pagar as contas em dia. 

Conheça nosso programa de Bem Estar Financeiro

Os 3 melhores podcasts sobre finanças

Finalmente chegou a hora de conhecer os 3 melhores podcasts sobre finanças produzidos aqui no Brasil! Entenda o diferencial de cada um e como você pode ter acesso a eles.

NerdCash

O NerdCash é uma parceria entre a Nova Futura Investimentos, corretora independente com quase 40 anos de história, e a Jovem Nerd, produtora do maior podcast do Brasil, o NerdCast.

O NerdCash, portanto, é a versão sobre finanças do NerdCast, também apresentada pelos sempre bem-humorados Alexandre Ottoni e Deive Pazos. Eles recebem a cada programa um especialista em finanças, como a jornalista Nathalia Arcuri e o diretor de Gestão de Recursos da Nova Futura, Pedro Paulo Silveira.

Os programas duram entre 40 minutos e 1 hora e são publicados sempre nas segundas sextas-feiras de cada mês. Cada episódio aborda um tema diferente, como categorias de investimentos, dicas para finanças pessoais e análises sobre o momento econômico no Brasil e no mundo.

Poupecast

Apresentado pela jornalista especializada em finanças Nathalia Arcuri e pelo Professor Mira, investidor profissional e especialista em renda variável, o Poupecast já se tornou um dos podcasts mais ouvidos no Spotify e em outras plataformas. Ele é a versão em áudio do canal Me Poupe, comandado por Nathalia Arcuri no YouTube.

Com bom humor e personalidade, a dupla de apresentadores esbanja todo o seu conhecimento sobre diferentes temas financeiros a cada episódio e ainda conta a ajuda de experts de diversas áreas, como Felipe Miranda, Estrategista-Chefe da Empiricus, e Ronaldo Lemos, especialistas em tecnologia e inovação.

JotaBêCast

O Podcast da Juros Baixos, apresentado pelo pós-graduado em educação financeira Ayrlonn Galvão. Fruto de uma necessidade de ensinar as pessoas mais sobre o mundo das finanças, o JotaBêCast vem com o objetivo de desmistificar termos, conversar com especialistas do mundo econômico e principalmente te ajudar a manejar suas finanças com mais responsabilidade. 

Trazendo cases do mundo real, com uma linguagem simples e inclusiva, o  podcast serve como um norte para todos aqueles que querem saber mais sobre finanças e economia, mas não sabem por onde começar. 

Dicas para aproveitar melhor seu podcast

Podcasts podem ser uma ferramenta muito útil para expandir nosso conhecimento sobre finanças e você pode aproveitá-los ainda mais colocando algumas dicas em prática. Confira.

Ouça enquanto estiver fazendo outra atividade

Um dos grandes diferenciais dos podcasts é a possibilidade de ouvir algo que consideramos relevante enquanto fazemos outras atividades. Dessa forma, conseguimos aproveitar melhor nosso tempo e adiantar tarefas importantes.

Uma dica nesse sentido é ouvir o podcast enquanto faz tarefas mais automáticas, como passar roupa ou dar uma caminhada. Dessa forma, conseguimos prestar atenção naquilo que estamos ouvindo.

Anote as principais ideias

Você pode encarar o podcast como uma ferramenta de estudo propriamente dita e procurar absorver ao máximo as informações fornecidas fazendo anotações. Depois, poderá revisar as anotações quando precisar delas ou para fixar ainda mais o conteúdo.

Continue sempre a estudar!

A educação financeira deve ser um processo contínuo, que se expande conforme colocamos o conhecimento em prática e travamos contato com as mais recentes novidades sobre o tema. Então, ela deve ser usada no nosso planejamento financeiro, que deve, por sua vez, ser baseado em objetivos de curto, médio e longo prazo.

Conteúdo produzido pela Redação da Juros Baixos. A Juros Baixos é uma plataforma de bem-estar financeiro que busca trazer tranquilidade para as suas finanças.

Comentários

Você também pode gostar
-