Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
Mudar hábitos: por que é tão difícil? Entenda e saiba como fazer isso!

Mudar hábitos: por que é tão difícil? Entenda e saiba como fazer isso!

Mudar hábitos: por que é tão difícil? Entenda e saiba como fazer isso!
6 minutos para ler

A construção de uma vida com mais qualidade quase sempre depende de mudar hábitos que por vezes estão arraigados nas rotinas de cada pessoa. A tarefa não é fácil, mas existem caminhos e iniciativas que facilitam o trabalho nessa direção.

No entanto, existem razões para que essas dificuldades estejam presentes e exerçam sua influência e, portanto, vale a pena conhecê-las. Na verdade, esse é o primeiro passo para a implementação de mudanças que aprimoram a vida.

Continue a leitura, entenda por que promover mudança de hábitos é difícil e saiba como fazê-lo.

Por que é difícil mudar hábitos?

Mudar os hábitos pode ser uma grande tarefa, uma vez que normalmente se constitui em uma empreitada de difícil condução. Mas existem razões que levam a essa dificuldade, e conhecê-las facilita o caminho das mudanças necessárias. Assim, considere as seguintes realidades que constituem os obstáculos mais comuns:

  • as emoções negativas mobilizam em direções contrárias;
  • há uma forte tendência a posições extremadas (“tudo ou nada”);
  • existe quase sempre a expectativa de mudanças drásticas e repentinas;
  • geralmente se desconhece que mudanças são processos que devem ser conduzidos;
  • a pessoa não se compromete de fato com as mudanças que almeja.

Quais as vantagens da mudança de hábitos?

Promover mudanças nos hábitos que constituem rotinas vai requerer algumas estratégias, mas traz as suas devidas recompensas. Veja a seguir as principais vantagens de investir em um trabalho nessa direção.

Aprender a controlar a ansiedade

A ansiedade pode surgir como um sentimento um tanto angustiante quando é preciso enfrentar uma situação difícil. De maneira geral, é uma experiência passageira e que não deveria se transformar em regra, que se traduz pela grande dificuldade de ser controlada.

No entanto, pessoas costumeiramente ansiosas podem se beneficiar da mudança de hábitos. Nesse sentido, o aprendizado do controle da ansiedade passa a ser uma grande conquista.

Tornar-se uma pessoa mais flexível

Uma pessoa mais flexível não é a que renuncia a tudo que deseja ou que deixa de lado a sua forma de pensar. Na verdade, ser flexível consiste na capacidade de estar aberto para novas experiências e diferentes maneiras de pensar e agir.

Esse tipo de indivíduo facilita o surgimento de oportunidades pessoais e profissionais porque se dispõe a conhecer e aprender coisas novas. Isso concede maior autonomia nas decisões de escolha daquilo que melhor agrega valor à vida.

Melhorar a qualidade de vida

Muitos hábitos desenvolvidos ao longo do tempo podem representar perdas ou ser responsáveis por danos causados pela própria pessoa à sua vida. Assim, por exemplo, maus hábitos alimentares trazem resultados negativos à saúde em geral.

Da mesma forma, a inércia que conduz ao sedentarismo também se reflete no desempenho e na qualidade de vida da pessoa. Dessa forma, algumas mudanças de hábitos podem ser muito favoráveis à construção de uma vida mais saudável, mais prazerosa e com mais qualidade.

Quebrar crenças limitantes

As crenças limitantes que todos têm, embora em diferentes intensidades, são as grandes responsáveis por impedir a expressão de todo o potencial que há no indivíduo. E elas se posicionam em diferentes nuances da vida.

A superação dessas crenças costuma abrir portas que levam a situações por vezes nunca imaginadas. Na verdade, quando se percebe que é possível sim realizar determinados desejos ou alcançar determinadas metas, a vida começa a se tornar cada vez mais gratificante.

Como promover a mudança de hábitos?

Por maiores que sejam as dificuldades ou a natureza dos hábitos implantados, a espécie humana é extremamente adaptável. Isso faz com que as mudanças pretendidas possam ser alcançadas sem maiores dramas.

No entanto, não se trata de um processo automático e, dessa forma, algumas iniciativas podem ser de grande valia. Veja a seguir o que você pode fazer para promover as mudanças de hábitos que deseja em sua vida.

Tornar-se responsável pelas próprias ações

Existe um hábito comum a quase toda pessoa e que consiste em reduzir a própria responsabilidade pelos resultados negativos, ao mesmo tempo em que maximiza a própria participação nas grandes conquistas. Trabalhar esse hábito, no sentido de tornar-se responsável pelas próprias ações, já abre as portas para a mudança de diversos outros.

Para esse fim, é necessário que exista coragem, humildade e vontade de melhorar, assumindo aquilo que lhe é devido. É um esforço que vale a pena, pois alcança várias frentes com uma ação única.

Melhorar a qualidade da alimentação

A qualidade da alimentação se reflete diretamente na saúde e no comportamento da pessoa. Hábitos alimentares costumam estar bem arraigados, mas aprimorar a qualidade dos alimentos ingeridos capacita o indivíduo física e psicologicamente para implementar novas mudanças.

As mudanças podem ser gradativas, mas precisam ser sustentáveis. Com isso, também se consolida a força de vontade para trabalhar em outras frentes que exigem ânimo e disposição. Nesse sentido, nada como uma boa alimentação para dar a sustentação necessária.

Fazer terapia

O trabalho de promover mudanças nos hábitos pode enfrentar obstáculos mais arraigados e, possivelmente, uma ajuda profissional pode ser de grande valia. Em especial, deve-se levar em conta a maior facilidade de promover o autoconhecimento com o auxílio de um psicólogo experiente.

Assim, reconhecer os hábitos que devem ser trabalhados e o caminho para fazê-lo constitui uma empreitada muito mais facilmente conduzida com um suporte profissional. Fazer terapia pode ser uma grande ferramenta para a mudança de hábitos.

Ter maior controle financeiro

Tomar medidas que exijam esforço pessoal na gestão dos hábitos construídos torna-se mais fácil se não houver pressão excessiva provocada pelo descontrole financeiro doméstico. Muitos hábitos negativos se desenvolvem a partir de dificuldades da pessoa com o dinheiro de que dispõe.

A utilização de planilhas financeiras, mesmo as mais simples, é uma boa medida para dar início a um planejamento financeiro adequado. Com isso, é possível manter maior controle sobre o que se ganha e o que se gasta.

Como você pode ver, mudar hábitos tem as suas dificuldades, mas existem caminhos para facilitar as iniciativas e garantir maior segurança nos resultados.

Você já pensou na importância de fazer um seguro de vida? Entre em contato com a WinSocial e faça uma simulação GRATUITA ao clicar abaixo:

planos de seguro de vida

Comentários

Você também pode gostar
-