Qual a melhor lista de alimentos para pessoas com diabetes?

Qual a melhor lista de alimentos para diabéticos?
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Os cuidados com a saúde das pessoas com diabetes devem incluir a atenção com a alimentação. Afinal, o que você coloca no prato interfere no funcionamento do organismo e pode ajudar a realizar o manejo ideal dessa condição. Por isso, uma dica é conhecer a melhor lista de alimentos para pessoas com diabetes.

Dessa forma, você saberá o que incorporar nas refeições no dia a dia, sem deixar o sabor ou as texturas de lado. Além disso, é uma maneira de entender o que vale a pena evitar para cuidar melhor da saúde.

A seguir, conheça a nossa lista de alimentos para pessoas com diabetes e veja quais são os pontos essenciais para considerar!

Qual é a lista de alimentos para pessoas com diabetes?

Ao fazer as escolhas de alimentação, você precisa buscar alimentos que não causem um aumento muito elevado nos níveis de açúcar no sangue. Assim, é possível cuidar melhor da condição, com um manejo de qualidade.

Entre as opções, há muitas alternativas deliciosas que podem compor suas refeições. Por exemplo, veja alguns alimentos para considerar!

Cereais integrais

Mesmo com diabetes, é possível comer pães ou massas, por exemplo. A diferença é que o ideal é escolher opções feitas com grãos integrais. Alternativas como aveia, quinoa, centeio, linhaça e outras são ideais para compor seus alimentos. Além disso, os grãos integrais têm um índice glicêmico mais baixo, são ingredientes ricos em fibras e também são mais nutritivos.

Frutas frescas

As frutas são fontes naturais de vitaminas e sais minerais e podem deixar sua alimentação mais incrementada e saborosa. No entanto, há diversas opções para incorporar na alimentação, como:

  • pera;
  • ameixa;
  • pêssego;
  • maçã;
  • frutas cítricas;
  • morango;
  • abacate e outras.

Essas são opções de baixo índice glicêmico, enquanto as de médio índice incluem figo, uva, kiwi e manga. Por outro lado, melancia, abacaxi e banana muito madura tem um alto índice.

Vegetais

Vale adicionar à dieta os diferentes vegetais, com destaque para aqueles que têm folhas verdes. Então, entre as melhores opções, estão:

  • espinafre;
  • couve;
  • brócolis;
  • repolho;
  • rúcula;
  • chicória;
  • agrião, entre outras.

Além disso, opções como cenoura, pimentão, cebola e berinjela estão entre as possibilidades para considerar.

Laticínios com baixa gordura

Normalmente, o leite e os laticínios têm alto teor de carboidratos e podem não ser tão interessantes para quem tem diabetes. Por outro lado, não é preciso cortá-los totalmente. Você pode escolher laticínios com menos gordura e sem açúcar, como por exemplo:

  • iogurte grego;
  • queijo do tipo ricota;
  • leite desnatado e outros.

Quais alimentos devem ser evitados?

Além de considerar a lista de alimentos para pessoas com diabetes, é preciso pensar no que não é tão interessante para ter na alimentação. Portanto, produtos industrializados, ultraprocessados e/ou com alto nível de carboidrato e açúcar devem ser evitados. Entre eles, estão:

  • refrigerantes;
  • doces;
  • alimentos com farinha branca, como arroz e macarrão tradicional;
  • snacks e salgadinhos de milho;
  • bebidas alcoólicas , entre outros.

Qual a importância do acompanhamento profissional?

Além de considerar essas dicas, é fundamental ter acompanhamento profissional. Da mesma forma, um especialista poderá montar um plano completo de alimentação, indicando as porções ideais, possíveis substituições e como criar pratos completos.

O profissional também acompanhará todos os seus indicadores de saúde e apresentará as melhores indicações para manejar a condição. Assim, você terá as devidas recomendações sobre alimentação, prática de atividades físicas e mais.

Com essa lista de alimentos para pessoas com diabetes que apresentamos, agora você sabe o que incluir na alimentação e o que evitar. Em suma, isso o ajudará a controlar a condição e a ter muito mais qualidade de vida!

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