6 dicas para investir dinheiro de forma rápida e prática

7 minutos para ler

Já pensou sobre a possibilidade de investir dinheiro, mas desistiu quando pensou no quanto tempo isso poderia tomar de você? Há alguns hábitos simples, rápidos e práticos que podem fazer seu dinheiro render mais e gerar uma vida financeira mais saudável. Afinal, pensar no futuro é fundamental, especialmente quando se tem diabetes.

A saúde está sempre em questão e é preciso se preparar para os próximos anos. Remédios e tratamentos dependem de grana e, com disciplina e investimentos em parte da sua renda, é possível ter uma situação econômica mais estável e pronta para o futuro.

Nós mostraremos como é possível investir e economizar sem complicação e sem perder tempo. Veja como por meio das 6 dicas básicas a seguir!

1. Organize as finanças

É hora de colocar ordem na casa! Primeiramente, é importante avaliar como anda a sua saúde financeira e como é possível resolver qualquer problema que você tenha. O primeiro passo é listar todas as suas despesas e o seu custo de vida. Nesse rol entram gastos como aluguel ou prestação de imóvel, conta de energia e água, alimentação, medicamentos, tratamentos, entre outros.

Se você sabe exatamente o quanto gasta, está no caminho certo para se organizar. Assim, seus custos ficarão totalmente controlados dentro dos seus rendimentos mensais e você será capaz de definir orçamentos para que o seu dinheiro seja bem administrado. Só receber e gastar conforme o necessário deixa tudo bagunçado, e para ter finanças sólidas é preciso ter as contas detalhadas.

Além disso, se você tem dívidas, foque primeiro em quitá-las. Junte dinheiro para poder pagar à vista, já que isso geralmente rende boas possibilidades de negociação. Dessa forma, sempre é possível quitar pagando menos do que a dívida original.

2. Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é importante para o presente e para o futuro. Se você tem metas, com esse trabalho de organização ficará mais fácil cumpri-las. Comprar um novo imóvel, fazer uma viagem, construir um patrimônio a longo prazo e vários outros objetivos são os mais comuns. Para alcançá-los, o planejamento auxilia a estruturar a forma como você vai lidar com o dinheiro daqui em diante.

Primeiramente, defina o quanto vai direcionar para essas metas. Isso acarreta a necessidade de, mensalmente, separar um percentual dos seus vencimentos. No entanto, para definir esse valor, é preciso ter seus orçamentos bem definidos. Separe as suas despesas em categorias como:

Para cada categoria, defina um orçamento, ou seja, o quanto você vai direcionar para ser gasto mensalmente com cada um. Esse planejamento evita que você passe dos seus limites e mantém tudo equilibrado para que você não traia seus esforços para atingir as metas. Assim, você vai poder investir dinheiro da melhor forma!

3. Seja disciplinado todos os dias

A melhor forma de não perder tempo tendo que se planejar e pensar em investimentos é mudar realmente a forma como você lida com o dinheiro. A educação financeira passa por alguns pontos que já citamos aqui, mas também por hábitos de consumo.

Uma das bases disso é a disciplina financeira, e isso depende, primeiramente, de entender as suas prioridades e como elas impactam seu dinheiro. Você realmente precisa do celular novo que você viu no shopping? Bem, cada um sabe de si, mas as grandes empresas sabem como a publicidade gera o desejo de consumo.

Antes de fazer qualquer compra, é fundamental questionar se ela é realmente necessária. A questão é que isso precisa ser algo constante e comportamental, pois só assim fará diferença no seu dia a dia de forma natural.

Antes de gastar, sempre pense se é realmente necessário e se não seria um valor que poderia ser economizado. Esse é o ponto de partida para lidar cada vez melhor com o dinheiro. Coloque sempre seus custos em nível de prioridade, e só assim você poderá investir e ver seu dinheiro render mais.

4. Estabelecer objetivos mensuráveis

Seus objetivos precisam ser capazes de ser medidos, se não, como você saberá que os alcançou? Por conta disso, a proposta é que você trabalhe com números na hora de investir. Em um exemplo, suponhamos que você queira comprar um carro novo à vista nos próximos dois anos. Dessa forma, você sabe que, nesse período, terá que acumular um valor X, que pode ser de R$ 20 mil.

Para chegar a essa meta, o ideal é que você distribua esse valor pelos meses à frente, ou seja, o quanto você precisará guardar pelos próximos 24 meses para, ao fim, comprar o carro. Sendo assim, sua meta mensal será de aproximadamente R$ 833,00. Pode ser que antes mesmo dos dois anos você a alcance, caso consiga em alguns meses guardar mais do que esse valor.

Não importa o seu objetivo, a questão é que ele deve ser mensurável. Se você sabe exatamente o nível de esforço financeiro que terá que fazer para alcançá-lo, saberá também o quanto falta para chegar nele durante esse período de acúmulo.

5. Pensar no futuro

A construção de um futuro mais tranquilo só depende de você. Investir dinheiro hoje e trabalhar em suas metas são as garantias que terá de que, mais à frente, os seus objetivos serão alcançados. Por conta disso, sempre coloque à frente de seus planos o seu bem-estar a longo prazo, considerando a sua saúde e o fato de que, mais velho, sua capacidade de trabalhar estará bem menor do que hoje.

Projetar a sua vida daqui a alguns anos é um dos fatores motivacionais mais importantes para saber lidar com o dinheiro hoje. Questione-se: onde você quer estar daqui a 10, 15 ou 20 anos? Pensar nisso trará, certamente, um choque de realidade, mas deixará bem claro que seus esforços financeiros de hoje terão impacto direto em como você viverá mais à frente.

6. Automatizar o investimento em uma previdência privada

Uma das melhores formas de investir dinheiro é por meio de uma previdência privada. Trata-se de uma modalidade voltada para a construção de um patrimônio financeiro a longo prazo. Para isso, é simples: mensalmente você investe o valor que puder de forma constante, pela quantidade de tempo que desejar. Esse capital é gerido por profissionais experientes que aplicam seu dinheiro em oportunidades sólidas de mercado com um bom retorno.

Isso faz com que, ao longo do tempo, seu dinheiro renda consideravelmente ao ponto de formar um grande montante que permitirá conforto e segurança no futuro.

A WinSocial tem planos de previdência especiais para quem tem diabetes

Quem tem diabetes entende mais facilmente a importância de investir o dinheiro ao longo da vida e ter um futuro mais sólido. Os custos de medicamentos e tratamentos podem pesar mais à frente, mas a previdência privada ajuda a ter uma vida segura e sem problemas financeiros.

Viu como investir dinheiro não é tão complexo e pode ser feito de maneira simples e sem tomar tanto tempo? Com essas dicas, você consegue cuidar melhor das suas finanças.

Levando em consideração as informações aqui passadas, a WinSocial oferece diferentes planos de previdência privada para quem tem diabetes. Conheça-os agora!

Comentários

Você também pode gostar
-