Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
Indicativos do câncer de mama: 4 sintomas para ter atenção

Indicativos do câncer de mama: 4 sintomas para ter atenção

Indicativos do câncer de mama: 4 sintomas para ter atenção
3 minutos para ler

Quando o assunto é câncer, muitas pessoas ficam assustadas. E não é para menos! Essa doença, por vezes silenciosa, pode ter um pior prognóstico se realizado um diagnóstico tardio. Sendo assim, quais os indicativos do câncer de mama?

Bem, antes de tudo, é preciso reforçar que essa neoplasia é bastante comum em mulheres. Ela está associada a cerca de 25% dos novos casos de câncer na população feminina. Por isso, é tão importante contar com exames de rastreio e diagnóstico.

De fato, o autoexame da mama e a realização de mamografias são aspectos bem difundidos na sociedade. Porém, pouco se fala sobre os sintomas que vão ativar o alerta da mulher para procurar ajuda médica. Veja, abaixo, alguns deles!

1. Nódulos mamários

O sintoma mais clássico que pode indicar a presença do câncer de mama são os nódulos mamários. Eles podem ser detectados pela paciente ou pelo seu médico, em consultas de rotina. Porém, os exames de imagem são mais sensíveis para a detecção!

Vale ressaltar que é qualquer tipo de nódulo que levanta a suspeição do médico. Muitas vezes, trata-se apenas de um cisto benigno e, por isso, deve ser devidamente investigado. Porém, quando o nódulo for fixo, endurecido e indolor, é preciso redobrar o alerta!

2. Alterações no mamilo

Os mamilos também podem ser grandes aliados para detecção precoce do câncer de mama. Isso porque existe uma série de manifestações que afetam essa estrutura. A inversão do mamilo é uma delas!

Porém, não é só isso! Alterações simples, como mudança da cor, já podem ser um indicativo de câncer de mama. Apesar de serem sintomas relatados, o mais característico do mamilo é a presença de secreções espontâneas, sanguinolentas ou não.

3. Alterações de pele

É muito importante ressaltar que a pele da mama também pode ficar diferente na presença de um câncer. Aqui existem diversas alterações, sendo que uma das principais é a famosa pele em casca de laranja.

Neste caso, trata-se de uma pele mais retraída quando comparada com a normal. Além disso, pode se apresentar mais avermelhada, com coceiras e descamações. Vale lembrar que cada manifestação pode ser mais frequente de um tipo específico de câncer de mama.

4. Surgimento de ínguas

Por fim, existe um indicativo de câncer de mama que não se encontra na mama em si. Na verdade, a presença de ínguas, sobretudo nas axilas, pode indicar a presença da neoplasia.

Nessa circunstância, vemos que os linfonodos axilares já foram acometidos com a doença. Assim, reflete um maior risco de o câncer ter iniciado sua metástase para outros órgãos.

De fato, existem vários indicativos do câncer de mama que podem chamar atenção da paciente e do médico. Na presença de algum deles, não hesite em marcar a sua consulta! Porém, ainda que não tenha nenhum, mantenha as suas mamografias em dia. Muitas vezes, apenas esse exame é capaz de diagnosticar um tumor maligno em estágios bem iniciais e, assim, melhor o prognóstico da doença.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e alerte mais mulheres!

Comentários

Você também pode gostar
-