Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
O que é HIV indetectável e como ele funciona? Entenda!

O que é HIV indetectável e como ele funciona? Entenda!

O que é HIV indetectável e como ele funciona? Entenda!
6 minutos para ler

Conviver com o HIV ainda é algo que assusta muita gente, afinal, mesmo no tempo em que estamos, há estigmas e preconceitos, principalmente referentes à transmissibilidade do vírus. Graças aos esforços da ciência, atualmente, pessoas soropositivas podem viver com mais qualidade de vida e saúde.

Para isso, é necessário um comprometimento com o tratamento, acompanhamento adequado e adoção de hábitos saudáveis, como cuidar da alimentação e realizar atividades físicas. Dessa forma, pode-se alcançar o que se chama de HIV indetectável.

Você sabe o que isso significa? Continue com a gente e aprenda um pouco mais sobre a carga viral indetectável, como alcançar e qual seu impacto na vida de uma pessoa que convive com o HIV.

O que significa carga viral indetectável?

Carga viral é um conceito muito usado por profissionais na área da saúde, que significa, basicamente, a quantidade de vírus presente no corpo. Quando dizemos que ela está indetectável, quer dizer que a quantidade de vírus é tão baixa que o exame de sangue não consegue identificar.

Em relação a pessoas convivendo com o HIV, apresentar carga viral indetectável é algo muito importante. Pois permite uma vida mais saudável, com menos risco de desenvolvimento da síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA ou AIDS).

É fundamental ressaltar que o HIV não tem cura até o momento e que estar com a carga viral indetectável não quer dizer ausência da condição de saúde. É necessária a manutenção do tratamento e de hábitos de vida saudáveis para que o HIV permaneça indetectável.

Como conseguir a carga viral indetectável?

Conviver com o HIV pode ser desafiador, mas sabemos que é plenamente possível manter uma boa qualidade de vida. Outro ponto é o comprometimento com o acompanhamento multiprofissional, manutenção de hábitos de vida saudáveis e seguimento do tratamento contínuo.

O tratamento, que é feito com antirretrovirais, é um dos grandes responsáveis por atingir o HIV indetectável. Quando utilizado da forma correta, nos horários adequados, de forma contínua, ele contém a multiplicação do vírus no nosso corpo. O que deixa nosso sistema imunológico livre da necessidade de “lutar” a todo o momento.

Muitas vezes, os medicamentos podem causar alguns desconfortos, como problemas gastrointestinais (vômito, azia, mal-estar) ou outros, e a pessoa acaba apresentando uma dificuldade em manter o tratamento prescrito. Por isso é importante, para a adesão efetiva ao tratamento, o acompanhamento multiprofissional.

Esse acompanhamento, feito por diversos profissionais da saúde (médico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista), cada um com seu saber, tem o objetivo de identificar as facilidades e dificuldades apresentadas. Dessa forma, pode-se realizar as modificações necessárias para que o paciente consiga reduzir ou acabar com o desconforto, garantindo o seguimento correto do tratamento.

O processo do tratamento

Muitos dos desconfortos causados pelos medicamentos antirretrovirais podem ser resolvidos com manejo simples de mudança de horário, ingestão com alimentos etc. Em outros casos, pode ser necessário mudar a terapia. Por isso é importante manter o acompanhamento em dia, realizar exames e esclarecer dúvidas.

É fundamental lembrar que um dos segredos de sucesso para adesão ao tratamento é encontrar um ambiente profissional acessível, seguro e acolhedor. Portanto, que transmita confiança para que o paciente se expresse de forma verdadeira.

Além disso, é importante adotar hábitos de vida mais saudáveis, que ajudam o sistema imunológico a funcionar de maneira efetiva, como alimentação adequada e realização de atividades físicas, por exemplo.

Com todas essas dicas, vemos que atingir o HIV indetectável é plenamente possível. Continue lendo e entenda um pouco mais!

Qual a importância do HIV indetectável?

Agora que entendemos o que é a carga viral de HIV indetectável, vamos saber por que é importante atingir esse patamar.

Maior qualidade de vida

Como pontuamos acima, pessoas que convivem com o HIV e possuem carga viral indetectável têm menor risco de desenvolver a SIDA ou AIDS. Isso porque, com uma quantidade menor de vírus no corpo, o sistema imunológico pode funcionar de forma semelhante ao de outra pessoa que não convive com o HIV.

Dessa forma, há menos chance de desenvolver doenças variadas em sua forma grave, precisar de internação e faltar ao trabalho, por exemplo, o que aumenta a qualidade de vida da pessoa.

Ausência de transmissão via sexual

Outro benefício importante é que foi verificado, por meio de três estudos realizados entre 2007 e 2016, que pessoas que estiveram com o HIV indetectável há pelo menos 6 meses não transmitiram a doença para seus parceiros. Os estudos foram feitos com casais, nos quais um era soropositivo e o outro não tinha HIV.

Essa descoberta se tornou muito importante para ajudar a reduzir o preconceito e o estigma quanto ao HIV, principalmente daqueles que se relacionam com pessoas que não apresentam a condição de saúde igual.

Dessa forma, cada indivíduo entende-se como parte importante do seu processo de cuidado, além de sentir um alívio em relação ao estigma de transmissão sexual. Podem enfim se enxergar como responsáveis por barrar esse ciclo, gerando uma sensação de empoderamento e tranquilidade.

Independentemente da possibilidade de transmissão sexual, é recomendada a manutenção de uso de preservativos. Até para evitar que a pessoa que convive com o HIV adquira outras infecções sexualmente transmissíveis e para prevenir a gravidez indesejada.

Já que falamos em gravidez, é importante lembrar que o que vale para a transmissão sexual em relação ao HIV indetectável não vale para a amamentação. A transmissão pelo leite materno pode ocorrer mesmo com a carga viral indetectável. Portanto, a lactação em mães que convivem com o HIV continua sendo proibida, a fim de evitar a contaminação do lactente.

Melhora na saúde mental

Ainda há um preconceito muito grande em cima das pessoas que convivem com o HIV, principalmente relacionado às relações amorosas. A possibilidade de se atingir uma carga viral indetectável e com isso zerar a chance de transmissão sexual é um avanço enorme e reflete positivamente na saúde mental desses indivíduos.

Hoje conhecemos um pouco sobre o HIV indetectável e a diferença que ele faz na vida das pessoas que convivem com a doença. É importante que o paciente realize o acompanhamento de forma adequada, utilize os medicamentos corretamente e mantenha hábitos de vida saudáveis. Dessa forma, ao atingir a carga viral indetectável, há um aumento na qualidade de vida e a melhora do sistema imunológico, além da ausência de transmissão via sexual.

Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais conteúdos como este!

Comentários

Você também pode gostar
-