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6 hábitos saudáveis para melhorar a sua qualidade de vida

6 hábitos saudáveis para melhorar a sua qualidade de vida

6 hábitos saudáveis para melhorar a sua qualidade de vida
6 minutos para ler

A qualidade de vida pode sempre ser aprimorada, sobretudo com a adoção de hábitos saudáveis. As iniciativas que trazem maior bem-estar para o seu dia a dia constituem uma parte importante dessa qualidade.

Para isso, é preciso apenas um pouco de iniciativa e vontade de dispor de uma vida sempre melhor. Quem não quer? Umas poucas iniciativas podem auxiliar no aprimoramento da vida, tornando-a mais saudável.

Para saber mais, continue a leitura e descubra 6 hábitos saudáveis para melhorar a sua qualidade de vida.

Qual é a importância dos cuidados com a saúde no dia a dia?

Em primeiro lugar, existe um pilar para desfrutar a vida: a saúde. Praticamente todos os valores que nos fazem querer viver consideram a saúde como pressuposto. Assim, uma vida feliz, plena de realizações, socialmente ativa e caminhando para a realização dos sonhos seria quase impossível sem saúde.

Como a Organização Mundial da Saúde (OMS) se refere, a condição de bem-estar físico, mental e social precisa ser trabalhada para estar garantida. Desse modo, a saúde do corpo requer a adoção de algumas medidas que, na verdade, devem ser hábitos incorporados à rotina.

Que hábitos saudáveis a pessoa deve inserir na rotina?

Você pode adotar uma infinidade de novos hábitos saudáveis. Aqui vai um elenco de hábitos fáceis e cabíveis para quase todas as pessoas. Se você já adota algum deles, parabéns!

1. Praticar atividade física

O projeto biomecânico e funcional do corpo humano foi desenhado para o movimento e não considerou irregularidades como a obesidade, por exemplo. Muitos processos fisiológicos, entre outros, dependem da movimentação do corpo para serem efetivados. A atividade física provê a movimentação musculoesquelética necessária a inúmeras partes do corpo.

Nesse sentido, basta considerar a liberação de neurotransmissores no cérebro quando a pessoa caminha. Assim, endorfina e dopamina, por exemplo, conhecidos como hormônios do bem-estar, começam a ser liberados e agem no sentido de promover a sensação de prazer e felicidade.

2. Ter uma alimentação balanceada

A fisiologia da alimentação humana é complexa e dependente de inúmeros componentes para a construção de um corpo saudável. No entanto, para alcançar o êxito na condução da saúde, é preciso que a alimentação seja saudável. Para isso, o primeiro aspecto que deve ser cuidado consiste na adoção de uma alimentação balanceada.

Então, isso significa que o alimento tomado diariamente deve atender a algumas premissas e cuidados, em especial:

  • possuir os principais nutrientes necessários;
  • garantir a quantidade adequada sem excessos;
  • ingerir de maneira saudável (ambiente tranquilo, refeições sem pressa);
  • evitar alimentos que podem ser tóxicos para o organismo.

3. Adote uma rotina

A saúde é resultado de regras naturais que o organismo está planejado para seguir. Entre essas regras, por exemplo, está a regularidade dos eventos e a existência de ciclos que, praticamente, permitem fazer previsões a respeito do comportamento e das reações do corpo.

Dessa forma, conduza sua vida a partir de rotinas saudáveis que você deve desenvolver e incorporar. Para isso, planeje suas atividades e seus compromissos ao longo dia, mas tenha hora para levantar, se alimentar, relaxar, se exercitar e dormir.

4. Dormir bem

Ademais, todas as noites, durante um sono regular, o cérebro procede a diversos processos de ajustes e adequações, como a arrumação de uma casa após uma festa. Outros órgãos do corpo também fazem isso e constituem atividades indispensáveis para a saúde.

Para perceber a importância de dormir bem, basta considerar que uma noite apenas, quando mal dormida, é suficiente para impedir um ou mais dias de bem-estar. Tudo fica mais difícil em razão da quantidade de funções restauradoras que o sono adequado possui e precisa conduzir.

5. Não se esquecer do lazer

O equilíbrio da saúde se completa com a adoção de iniciativas prazerosas, de lazer, que relaxam o corpo, descansam a mente e promovem uma grande sensação de bem-estar. Por outro lado, a vida conduzida somente com obrigações e responsabilidades dificilmente será saudável.

Assim, reserve um tempo para fazer as coisas que você gosta. O lazer é isto: fazer o que se gosta, o que descansa a mente e o espírito e coloca a pessoa de bem com a vida.

6. Ir ao médico regularmente

A consulta ao médico e a realização de determinados exames devem ser uma rotina incorporada para fins preventivos. Isso significa que a ida ao consultório médico não pode ser uma iniciativa tomada exclusivamente quando não se está bem, de maneira apenas reativa.

Uma verificação regular dos principais aspectos da saúde, entre eles do desenvolvimento de doenças silenciosas, permite cuidados precoces, em tempo hábil. Pois muitas situações irregulares do organismo só se mostram quando em situação avançada e de mais difícil controle.

Como inserir esses hábitos no dia a dia?

Cada pessoa possui características que lhe são próprias, como anseios, limites e disponibilidades. Dessa forma, considere a sua realidade e como você pode ajustar cada sugestão para o seu universo.

O importante é que você incorpore novos e saudáveis hábitos à sua rotina. Não é difícil, e todo mundo pode fazê-lo. Veja, a seguir, o que deve ser observado por cada um:

  • não queira ser outra pessoa da noite para o dia;
  • tenha um propósito, um objetivo a ser alcançado;
  • registre como um documento seu, isto é, escreva a mudança ou o hábito que deseja incorporar;
  • encontre pessoas que pensam parecido – o ideal é que outras pessoas estejam fazendo o mesmo e que vocês possam compartilhar suas vitórias;
  • adote uma agenda para os seus compromissos e avalie sua rotina todos os dias;
  • tenha coragem de experimentar novas ideias que lhe pareçam saudáveis;
  • regozije-se com cada meta alcançada, ou seja, com cada novo hábito incorporado;
  • avalie os hábitos saudáveis incorporados à sua rotina.

Como você pôde ver, a adoção de hábitos saudáveis é uma necessidade para a manutenção da saúde e o desfrute de uma vida mais plena de bem-estar. Cada pessoa pode adequar-se, aprimorando os hábitos que já adota, incluindo novos em sua rotina. Vale a pena!

Então, que tal continuar conosco no empenho para se ter uma vida cada vez mais saudável e com mais qualidade? Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn e mantenha-se acessando nossos conteúdos!

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