Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
Ganho de peso repentino, o que pode ser?

Ganho de peso repentino, o que pode ser?

Ganho de peso repentino, o que pode ser?
4 minutos para ler

Dar atenção aos sinais que o seu corpo apresenta é essencial para cuidar da saúde. Sinais como queda de cabelo, por exemplo, alteração no sono ou ganho de peso repentino são apenas alguns dos exemplos. Após identificá-los, é fundamental entender o motivo para descobrir o que não está certo no funcionamento do corpo.

Se os números da balança se alteraram rapidamente, por exemplo, você deve investigar. Para começar, vale a pena conhecer quais são os fatores que desencadeiam o quadro. Então, para não ter mais dúvidas, continue a leitura e vamos mostrar o que pode causar um ganho de peso repentino!

O que pode causar o ganho de peso repentino?

Conheça as possíveis causas do ganho de peso e saiba como identificar, a seguir.

Estresse

O estresse é uma condição que, até certo nível, é considerada natural. No entanto, uma situação intensa, prolongada ou crônica faz com que seu corpo libere uma substância chamada de cortisol.

A substância aumenta o apetite, diminui a sensação de saciedade e faz com que você aumente a quantidade de comida ingerida. Da mesma forma, isso também pode desencadear uma compulsão alimentar, o que contribui para o ganho de peso.

Ansiedade

No aspecto psicológico, a ansiedade tem um grande impacto no seu peso, sabia? Por exemplo, ela pode afetar o seu sono, desregular seu ciclo biológico e aumentar o apetite, pelo mau funcionamento do organismo.

Além disso, pode acontecer de você comer para tentar lidar com uma crise de ansiedade — no chamado mecanismo de enfrentamento. É aquela sensação de comer sem fome, mas com uma vontade difícil de controlar. Com o prolongamento dessa situação, a tendência é engordar.

Depressão

A depressão é outra questão psicológica que é capaz de afetar seu padrão alimentar. É comum que essa condição leve à diminuição do apetite, mas ela também causa o efeito oposto.

Isso pode estar relacionado a várias questões: compulsão alimentar, alterações na percepção do corpo, mudanças nos hábitos de sono e de alimentação etc. Então, com essa mudança intensa de sentimentos, o seu comportamento à mesa pode mudar.

Problemas hormonais

Um ganho de peso repentino também pode estar associado às alterações hormonais. O hipotiroidismo, por exemplo, envolve a baixa produção de hormônios da tireoide. Isso deixa o metabolismo mais lento, o que afeta o acúmulo de gordura.

Outro hormônio para observar é a grelina, que pode aumentar o apetite. Por outro lado, já a insulina em excesso no organismo favorece o acúmulo de gordura e o ganho de peso. Note que esses casos citados são apenas os mais comuns. Outras condições podem interferir no seu peso e merecem investigação.

Como identificar a causa do ganho de peso repentino?

Para saber quais fatores podem ser os responsáveis, é interessante refletir sobre o seu cotidiano. Algo mudou recentemente na sua vida? Você tem passado por um momento de dificuldade? Está em um ambiente de estresse? Tem outros sintomas? Por outro lado, além dessa avaliação, é importante buscar ajuda médica. O especialista é o mais qualificado para solicitar exames e identificar as causas do problema.

Como mostramos, o ganho de peso repentino pode ser causado por vários fatores ou mesmo por uma combinação deles. Acima de tudo, ao notar essa situação, é essencial procurar um especialista para receber um diagnóstico adequado e ter uma vida mais saudável!

Quer mais dicas para ter uma vida saudável? Curta nossa página no Instagram e não fique de fora!

Comentários

Você também pode gostar
-