7 filmes sobre finanças para assistir pelo menos uma vez na vida

6 minutos para ler

Assistir filmes pode inspirar você a enxergar qualquer atividade de outra forma, a encontrar maneiras de lidar melhor com elas em seu dia a dia e até a descobrir oportunidades vantajosas em algumas situações.

O meio de finanças e negócios já foi retratado em inúmeros filmes famosos, alguns deles trazendo retratos bastante fiéis desse universo que ensina muito a quem não vive nele. Assistir a esses filmes pode ser uma ótima forma de aprender mais sobre o assunto de maneira interessante e estimulante.

Na próxima vez que estiver explorando o catálogo do seu serviço de streaming, experimente buscar por alguns filmes sobre finanças para enriquecer mais o seu repertório. A inspiração pode vir até de alguns personagens de caráter duvidoso e de histórias baseadas em acontecimentos reais.

Conheça a seguir 7 filmes sobre finanças para assistir pelo menos uma vez na vida.

1. O Lobo de Wall Street

O premiado longa conta a história da ascensão e queda de um investidor que se envolveu em muita corrupção durante os anos 1990, até ter a sua empresa de Wall Street cassada pelo governo norte-americano.

O filme é estrelado por Leonardo DiCaprio, que interpreta Belfort. No elenco também estão Jonah Hill, Margot Robbie e Kylie Chandler. O longa é dirigido pelo mestre dos filmes do mundo do crime, Martin Scorsese.

É claro que Jordan Belfort não é um exemplo financeiro a ser seguido, tendo em vista todas as manobras antiéticas que realiza no filme. No entanto, esses eventos não deixam de ser interessantes do ponto de vista do que é possível no mundo real.

2. A Negociação

Na história, o protagonista, Robert Miller (Richard Gere), está prestes a vender a sua empresa para um grande banco. Para evitar que uma fraude seja revelada, ele quer fazer isso o mais rápido possível. Quando ele causa um acidente de carro, acaba tendo que fugir e ocultar as provas do seu envolvimento.

A tensão do filme vem não só da investigação do acidente que prossegue, mas também ao detalhar os acordos com os quais Miller se envolveu em sua empresa.

O longa também tem no elenco os atores Susan Sarandon, Tim Roth, e Brit Marling.

3. Intocáveis

Na superfície, esse filme parece ter pouco a ver com finanças. No entanto, falar desse assunto também envolve considerar a importância de contratar um bom seguro invalidez para a sua vida.

Na trama, um milionário tetraplégico contrata um homem da periferia para ser o seu cuidador. A partir desse contato tão inesperado, surge uma bonita amizade e cumplicidade.

Contar com um seguro invalidez é a resguarda que qualquer pessoa precisa caso sofra um acidente e perca a capacidade de trabalhar. Dessa forma, é possível continuar provendo para a sua família ao dar a volta por cima.

Intocáveis é um filme francês, tendo Omar Sy e François Cluzet no elenco.

4. O Poderoso Chefão

A famosa trilogia de Francis Ford Coppola, que adaptou os livros de Mario Puzo, também é um ótimo exemplo de filmes sobre finanças. O retrato de uma família criminosa pode ensinar muito a respeito da administração dos negócios, especialmente considerando os eventos do filme.

A trama desse primeiro capítulo se concentra na transição de Michael Corleone, o filho do patriarca, de alguém que teria uma vida honesta até se envolver totalmente com a máfia. Ele acaba tendo que passar por uma série de processos traumáticos até entender que esse é seu destino.

Assim como em O Lobo de Wall Street, é possível aprender com personagens que utilizam desvios de ética para conseguirem o que querem. Você não precisa administrar as suas finanças como Don Corleone, mas pode se inspirar na força de vontade dele em fazer seu negócio durar.

5. Quem Quer Ser um Milionário?

Baseado em uma história real, esse filme retrata como um garoto indiano pobre chega até o final em um game show de perguntas e respostas, contrariando a todos a respeito de seus conhecimentos e até tendo que provar para a polícia que não trapaceou.

A narrativa é construída em torno dos episódios da vida do menino que o ensinaram os conceitos trazidos em cada uma das perguntas. E mesmo tendo episódios bem sofridos, ele continua encontrando forças para seguir em frente.

Quando o momento do game show chega, ele enxerga a oportunidade de usar as suas dificuldades como impulso para o sucesso. Trata-se de inspiração suficiente para qualquer um que encare seus negócios e finanças da mesma forma.

6. Fome de Poder

Estrelando Michael Keaton, o longa retrata a trajetória do empresário Ray Kroc, que viria a fundar a rede de fast-food mais famosa do mundo, o McDonald’s.

Kroc vem de uma série de fracassos como empresário quando vendia mixers de milkshake. Ao conhecer o primeiro restaurante criado pelos irmãos Mac e McDonald, enxerga aí um potencial de sucesso que se traduziu na gigantesca marca que conhecemos hoje.

Dessa forma, o filme serve para nos mostrar que ter uma ideia nem sempre é o bastante. É preciso identificar o potencial até mesmo no que já existe para transformá-lo em algo muito maior, capaz de impactar o mundo.

7. Moneyball: O Homem que Mudou o Jogo

Há vezes em que é possível usar os números para alcançar os seus objetivos. Essa é a premissa básica de Moneyball, estrelado por Brad Pitt, que mostra como um recém-contratado treinador de baseball usou as estatísticas para ampliar o potencial do time e alcançar uma vitória inédita.

Esse treinador, Billy Beane, existiu de verdade e foi responsável por alavancar o time do Oakland Athletics após uma sucessão de derrotas desmoralizadoras. A partir das estatísticas, ele consegue formar um time competitivo capaz de tomar o campeonato.

Com uma personalidade forte e totalmente voltada à lógica, Beane nem sempre era querido pelos olheiros e demais treinadores, devido as suas táticas agressivas e diretas. O filme mostra como o uso dos dados pode ajudar em diversas áreas da vida a alcançar um objetivo.

A partir dessa lista de filmes sobre finanças e negócios, você poderá enxergar o dinheiro de outra forma. Esteja sempre com o radar ligado para captar referências como essas, já que diversos outros produtos culturais são capazes de surtir esse efeito.

Faltou algum filme que você conhece que trata sobre esse assunto? Então faça a sua sugestão nos comentários!

A WinSocial ajuda a planejar o seu seguro. Você pode fazer uma simulação gratuita em nosso site para começar a se proteger hoje.

Comentários

Você também pode gostar
-