7 dicas de como economizar dinheiro neste ano

7 minutos para ler

Você é daquelas pessoas que preferem não olhar o saldo da conta bancária? A preocupação com a vida financeira envolve não só economizar dinheiro, mas também saber administrá-lo. Então, que tal aproveitar o início de um novo ano para renovar a sua postura em relação às finanças?

Dar o primeiro passo nesse sentido pode ser bastante difícil. Existem muitas variáveis que, se estiverem fora do controle, podem ser complexas de administrar. Isso, claro, se você não tiver um plano robusto para implementar.

É possível pensar na própria vida como se ela fosse uma empresa. Quais decisões o departamento financeiro dela tomaria? Se ela quer continuar funcionando, dificilmente deixaria esse setor sair do controle.

Quer saber mais? Confira este artigo para entender a importância de controlar os gastos e como economizar dinheiro!

O que significa controlar a vida financeira?

O controle financeiro de uma pessoa ou de uma empresa se baseia no mesmo princípio: dinheiro entra e dinheiro sai. Para que seja possível estar “no azul”, é necessário que os ganhos ultrapassassem os gastos. Caso o contrário esteja acontecendo, é preciso ligar o sinal de alerta e investigar.

Em síntese, é isso que significa controlar a sua vida financeira. Trata-se de um controle preciso das suas fontes de renda, sabendo para onde o dinheiro está indo. Para que sempre reflita a realidade, ele precisa envolver todos os registros de transações financeiras que você faz.

O controle financeiro também possibilita que você encontre oportunidades cada vez melhores de economizar dinheiro. Afinal, você passará a enxergar possíveis fontes de desperdício que são capazes de comprometer muito de seus ganhos.

Alguns recursos que podem ajudar você a controlar a vida financeira são:

  • aplicativos móveis;
  • planilhas;
  • pesquisas na internet;
  • notícias de economia.

Por que é preciso se preocupar com a vida financeira?

Em uma vida atribulada e cheia de preocupações, ter mais uma fonte de estresse é algo improdutivo. É isso que pode acontecer se você não tiver pleno controle sobre as suas finanças.

Somente existem malefícios de deixar a vida financeira perder o controle. Ficar com o nome sujo na praça, sofrer com juros cada vez maiores ao atrasar o pagamento de contas, cair no cheque especial e se endividar por conta dele são apenas alguns dos vários problemas que podem surgir.

Ter uma vida financeira fora do controle também impedirá que você possa realizar os seus sonhos. Quem quer um dia fazer uma viagem, comprar um carro, um apartamento, entre outros, precisa das finanças controladas para absorver tal gasto sem quebrar.

Quais as melhores formas de economizar dinheiro?

Tudo pronto para começar a controlar os seus gastos? Conheça, a seguir, as principais maneiras de economizar dinheiro em seu dia a dia a partir deste ano.

1. Registre suas movimentações

Não ter ideia sobre seus gastos e ganhos é um sinal gravíssimo de descontrole financeiro. É muito importante que você saiba exatamente quanto dinheiro está entrando e saindo, em todos os momentos.

Para isso, vale a pena ter um registro. Ele pode ser da forma que você preferir: via aplicativo, um pedaço de papel, o que for. O ponto mais importante é registrar todas as suas movimentações, por menores que elas sejam.

Comprou um café no meio da tarde? Registre o gasto. Pagou o aluguel? Esse registro também precisa ser feito. Inclua a data de cada movimentação para que você possa controlar seu dinheiro mês a mês.

2. Priorize o pagamento de contas

Caiu o salário? A primeira coisa que você deve fazer é pagar as suas contas. Deixar que elas acumulem pode ser muito prejudicial a sua saúde financeira, então, nunca se esqueça dessa prioridade.

Uma das falhas mais graves que você pode cometer é se surpreender com o pagamento de uma conta porque não a priorizou. Mapeie as datas de vencimento das suas contas para conferir se os seus ganhos entram na conta na hora certa.

3. Renegocie seus serviços

Será mesmo que vale a pena manter um plano de celular como o seu? E quando foi a última vez que você usou aquele aplicativo que tem uma mensalidade? Na busca por economizar dinheiro, você deve voltar a sua atenção para serviços que você paga todo mês, mas que não precisam custar tanto assim.

Pesquise a respeito de planos alternativos para continuar desfrutando deles, mas sem gastar o mesmo. Caso perceba que não tem mais interesse naquele serviço, basta cancelá-lo para aproveitar uma economia ainda maior.

4. Abra mão de gastos supérfluos

A solução para economizar dinheiro muitas vezes está em nossos próprios hábitos. Para isso, é preciso enxergar gastos supérfluos que possam apontar para possíveis caminhos a serem explorados.

Isso depende muito de você fazer um bom controle de suas movimentações. Fique de olho naqueles tipos de gastos que são mais frequentes e considere se eles são realmente importantes.

Pagar a conta de luz de casa é algo fundamental, mas será que você precisa gastar tanto com corridas de Uber e lanches de delivery? Esse é um padrão que pode ser detectado e minimizado.

5. Diminua os gastos domésticos

Algumas das contas que pagamos todos os meses são variáveis, dependendo do uso que fazemos de certos serviços. É o caso, por exemplo, da conta de luz, de água, de gás, de telefone, entre outras.

No caso da energia elétrica, você pode buscar uma economia ao minimizar o uso daqueles aparelhos que demandam mais força (e geram mais gastos), como é o caso do ar-condicionado, ferro de passar roupa, chuveiro elétrico etc.

Se você mora com mais pessoas, é fundamental conversar com todos para que exista um alinhamento em relação ao que é considerado um uso aceitável desses recursos.

6. Descubra seus padrões de gastos

Certos meses não são iguais a outros quando falamos de despesas. Um período como o das festas de fim de ano tende a concentrar mais gastos do que o restante, por exemplo. É muito importante para a sua saúde financeira ter plena noção desses padrões de gastos. Assim, você conseguirá se antecipar em cada período do ano.

Ainda seguindo o exemplo das festas de fim de ano, quando elas se aproximarem, você já pode se planejar e manter um dinheiro guardado para esses gastos extras. Assim, não existirão surpresas.

7. Tenha uma reserva de emergência

Cuidar bem da saúde financeira também significa se preparar para imprevistos. O ideal é que eles não comprometam as suas finanças, bastando contar com uma reserva de emergência.

Você pode contar com uma reserva a partir de uma conta separada em que ocorram depósitos esporádicos. Leve em conta as suas necessidades e o que significaria uma emergência financeira. Para que ela cumpra o seu papel, não deve ser utilizada, exceto em casos emergenciais.

Viu só como não é difícil diminuir os gastos e ter uma vida financeira mais organizada? Conhecer essas dicas é o primeiro passo. Agora é o momento de se planejar e começar a colocá-las em prática. Esse novo ciclo será fundamental para você viver com mais tranquilidade.

Quer acompanhar mais dicas como as que apresentamos neste post? Basta cadastrar o seu e-mail e começar a receber as nossas novidades diretamente em sua caixa de entrada!

A WinSocial ajuda a planejar o seu seguro. Você pode fazer uma simulação gratuita em nosso site para começar a se proteger hoje.

Comentários

Você também pode gostar
-