Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
Como evitar a dor nas costas no home office? Confira - Blog WinSocial

Como evitar a dor nas costas no home office? Confira

Como evitar a dor nas costas no home office? Confira
6 minutos para ler

A dor nas costas costuma ser um problema comum, principalmente durante o home office. Segundo uma pesquisa feita no Reino Unido, 80% das pessoas que trabalharam nesse formato sentiram esse tipo de incômodo. Além das costas, pescoço e ombro também costumam ser regiões afetadas.

Naturalmente, sofrer com dor nas costas, principalmente durante o trabalho, costuma afetar a produtividade e a motivação. Outro ponto negativo é que, a longo prazo, esse problema tende a se agravar. Isso pode exigir gastos mais elevados com a saúde e até a limitação na profissão. 

Pensando em evitar situações como essas, preparamos este post com informações essenciais sobre a dor nas costas. Quer aprender mais sobre a temática? Continue conosco!

Quais são as principais causas para dor nas costas?

A melhor forma de combater um problema é conhecer os principais possíveis responsáveis por ele. Então acompanhe alguns exemplos de vilões a seguir!

Má postura

Durante o dia a dia é muito comum que a má postura seja mantida. Isso pode ocorrer ao comer, mexer no celular ou computador — principalmente durante o home office — usar salto alto, bolsas pesadas etc. Seja qual for o contexto disso, a inadequação na postura costuma sobrecarregar a coluna vertebral e forçar os músculos do pescoço. 

Com o tempo, a continuidade desse problema pode levar a escoliose, cifose ou lordose. Tratam-se dos principais desvios na coluna e podem gerar inúmeros prejuízos para a qualidade de vida do indivíduo. E ainda, casos mais sérios podem levar a uma crise de lombalgia, que consiste em dores intensas a ponto de impedir a prática de atividades diárias. 

Problemas na saúde

Além da má postura, alguns problemas de saúde do indivíduo costumam apresentar seus sinais em forma de dor nas costas. É o caso de doenças respiratórias, pedra nos rins, infarto, câncer, pedra na vesícula etc. Logo, especialmente se o incômodo na coluna vertebral for acompanhado de outros sintomas, é fundamental procurar um médico para realizar exames.

Sedentarismo

O corpo precisa ser movimentado esporadicamente para se manter em adequado funcionamento. Então, o sedentarismo pode levar a atrofia dos músculos que sustentam a coluna e causar dor nas costas. Afinal, o organismo se torna menos resistente para aguentar o peso do tórax e da cabeça.

Excesso de peso

O sobrepeso também faz parte das causas mais comuns para dor nas costas. Isso porque pode haver um desequilíbrio na estrutura corporal, por ter dificuldade de sustentar o corpo. Assim, existem mais chances de degeneração da coluna lombar, o que ocasiona as dores. 

Qual é a importância da ergonomia no home office?

Conseguiu entender mais sobre as principais causas da dor nas costas? Ainda assim você insiste que não tem problema de saúde, sobrepeso, má postura ou sedentarismo, mas as dores persistem? 

A razão para esse problema pode ser o descaso com a ergonomia no home office. Afinal, por melhores que sejam os cuidados que você siga, passar horas de frente ao computador tende a prejudicar a coluna. Entenda mais a seguir!

Ergonomia no home office

A ergonomia consiste no conjunto de teorias e métodos que visam garantir a segurança e saúde no trabalho. Em outras palavras, na prática, ela atua para garantir uma melhor relação do colaborador com a profissão e para evitar problemas de saúde e elevar a qualidade de vida. 

Isso é importante para que a empresa se mantenha em conformidade com as normas e evite indenizações. Desse modo, o descaso com essa prática no home office pode levar a lesões, inflamações, e dores agudas ou crônicas em diversas regiões, como as costas.

Normalmente, os problemas surgidos no home office envolvem a lesão por esforço repetitivo, comum em quem exerce a mesma função diariamente. Além das dores que isso tende a ocasionar, é possível que os profissionais sofram de ansiedade, fadiga e gastrite. Tudo isso prejudica o desempenho no trabalho e a qualidade de vida do profissional. Então acompanhe algumas dicas!

Quais são as melhores práticas de ergonomia no home office?

Diante do cenário mencionado, é preciso que o colaborador tenha cuidado durante o home office. Afinal, especialmente por se tratar de um modelo de trabalho mais autônomo e flexível, é comum que muitos optem por trabalhar de qualquer jeito e em qualquer lugar. Entretanto, como visto, esse descaso traz consequências para a saúde física e mental.

Escolha do assento

Um desses cuidados envolve a escolha cautelosa do assento durante o trabalho. É preciso que ela permita a postura adequada, seja confortável e siga as regras de ergonomia. O ideal é que ele também considere a estatura de cada pessoa e deixe o rosto de 50 a 75 cm distante do monitor. Isso também evita dores na vista e na cabeça.

Faça alongamentos

Os alongamentos ajudam a evitar dores musculares, além de relaxar os músculos e elevar a capacidade de movimento dos mesmos. O melhor de tudo é que a sua execução é prática. Você pode fazer isso a qualquer hora e em qualquer lugar, principalmente durante os intervalos do home office.

Cuidado com a postura

Conforme citado, a má postura é uma das vilãs da dor nas costas. Então, se vigie diariamente para corrigir a postura, evitando tensionar os músculos. E, ainda, ao sentar tente ficar com a coluna ereta e os ombros para trás. Também é importante não se manter debruçado sob a mesa de trabalho.

Se mantenha saudável

Se manter saudável envolve a prática de atividades físicas, alimentação saudável e visitas regulares ao médico, por exemplo. Você já percebeu que negligenciar todos esses hábitos pode ser uma das razões para a dor nas costas. 

Então, entendeu como é possível evitar a dor nas costas? Seguir as nossas recomendações é fundamental para fugir desse problema e até de outros que poderiam afetar a sua qualidade de vida. Lembre-se de que os prejuízos na saúde física atrapalham o seu desempenho no trabalho e podem limitar a realização de inúmeras atividades diárias.

O nosso post foi útil para você aprender mais sobre como evitar a dor nas costas? Então compartilhe conosco e com os demais leitores um comentário com o que achou do assunto!

Comentários

Você também pode gostar
-