Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
Dieta de uma pessoa com diabetes: 5 ingredientes que devem ser evitados

Dieta de uma pessoa com diabetes: 5 ingredientes que devem ser evitados

Dieta de um diabético: 5 ingredientes que devem ser evitados
4 minutos para ler

Sabia que a dieta de uma pessoa com diabetes também pode ser um hábito alimentar prazeroso? É certo que a condição da diabetes exige um cuidado especial com a alimentação. Contudo, há boas possibilidades para uma rotina saudável e que garantem níveis regularizados de açúcar no sangue. Para isso, é preciso evitar alguns ingredientes.

Para saber quais os principais alimentos que realmente precisam ser evitados, é simples. Continue agora a leitura deste post e entenda por que a farinha branca, o açúcar, a gordura, o sódio e determinados preparos com frutas devem permanecer distantes da sua dispensa.

1. Farinha branca

Esqueça a ideia de que diabetes é sinônimo de apenas evitar doces. Apesar dessa informação ser evidente, nem sempre os doces são os maiores responsáveis pelo agravamento da condição.

Carboidratos, presentes em massas e em uma variedade de alimentos aparentemente inofensivos, precisam ser evitados ou moderados. Afinal, a farinha branca, que está em pães, bolos, biscoitos, salgados e macarrões, aumenta os riscos do aparecimento de picos de glicemia e insulina.

Assim, esse não é um cenário restrito apenas aos diabéticos e pré-diabéticos, mas também engloba pessoas que não apresentam a condição e que podem desenvolvê-la devido a uma alimentação desbalanceada.

2. Açúcar

Em muitos momentos, falar o óbvio é necessário. Principalmente ao se tratar da alimentação saudável e da prevenção de quadros que podem impedir uma boa qualidade de vida. Dessa forma, o açúcar definitivamente é um alimento que deve ser visto com extrema atenção e cautela por quem convive com a diabetes.

Por outro lado, há muitas opções diets de doces exclusivamente pensadas para pessoas que têm a condição. O segredo está na moderação, no autocontrole e na adaptação. É por essa via que se pode criar hábitos realmente eficientes para a prevenção da doença e o controle da saúde.

3. Gordura

Outro vilão muito destacado é o alimento rico em gordura saturada e trans. O consumo desses alimentos funciona como um efeito cascata, favorecendo o aparecimento de doenças cardiovasculares e complicando a regulação do açúcar no sangue.

4. Sódio

Além de maneirar na farinha branca, no açúcar e na gordura, também é necessário saber o lugar do sódio na dieta. Isso porque alimentos ricos em sal contribuem para o agravamento do quadro diabético. Um estudo da Suécia realizado pelo Instituto Bahareh Rasouli mostra a maior probabilidade de existência da diabetes em dietas ricas em sódio.

5. Frutas secas, cristalizadas e em calda

Alguns modos de preparo das frutas, como as secas, cristalizadas e em calda, inevitavelmente concentram elevadas quantidades de sódio e açúcar. Por isso, prefira o consumo desses alimentos in natura. Assim, você consegue absorver a maior quantidade de vitaminas e minerais possível e não prejudica a sua saúde.

Como você leu neste texto, evitar alimentos ricos em açúcar, gordura e sódio é uma ótima oportunidade para levar uma vida saudável, independentemente da sua condição. Afinal, dessa forma, você pode manter bons níveis de glicose no sangue e, inclusive, prevenir o aparecimento de outras condições, como a hipertensão.

Este conteúdo realmente fez diferença para você? A dieta de uma pessoa com diabetes pode ser mais simples do se imagina. Caso queira, compartilhe o texto agora mesmo nas suas redes sociais e ajude mais amigos e conhecidos a alcançarem uma vida saudável!

Comentários

Você também pode gostar
-