Qual é a importância do dia mundial de combate a AIDS? Saiba

Qual é a importância do dia mundial de combate a AIDS? Saiba
3 minutos para ler

Também conhecido como Dezembro Vermelho, o último mês do ano marca o início da campanha para a prevenção do HIV e infecções sexualmente transmissíveis (IST). Celebrado no 1° dia desse mês, o Dia Mundial de Combate à Aids, esse movimento usa o laço vermelho como símbolo de solidariedade e comprometimento na luta contra essa doença.

A data é fundamental para auxiliar diversas pessoas sobre a conscientização, conhecimento e prevenção da Aids. Ela ajuda a diminuir o tabu que existe em torno dessa condição que, infelizmente, ainda faz com que muitos pacientes tenham vergonha de buscar ajuda. Entenda melhor sobre o assunto agora mesmo!

O que é Aids?

A Aids — sigla em inglês para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida — transmitida pelo vírus HIV, é uma doença que ataca o sistema imunológico. Pode ser transmitida pela transfusão de sangue, contato sexual sem proteção e compartilhamento de objetos perfurocortantes. 

Ao contrário da crença popular, ser HIV positivo não é a mesma coisa que ter Aids, já que isso é considerado o estágio mais avançado da doença, na fase em que o sistema imunológico está bem debilitado. Por isso, apesar de causar um grande impacto na imunidade do organismo, a Aids não mata por si só. O que acontece é a morte por complicações geradas por doenças oportunistas, como a pneumonia, por exemplo. 

Apesar do diálogo sobre a Aids e comportamentos de riscos terem começado lá em 1985, até hoje, o preconceito sobre a doença é bem grande. A falta de conhecimento e conscientização sobre ela é um dos fatores que mais geram essa lacuna atual. Assim, celebrar o Dia Mundial de Combate à Aids é essencial para aproximar as pessoas e acabar com a desinformação.

Quando é comemorado o Dia Mundial de Combate à Aids?

O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado anualmente no primeiro dia de dezembro, após uma decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) e Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987. A escolha desse dia seguiu critérios próprios das organizações e só foi adotada no Brasil em 1988, depois do Ministério da Saúde assinar uma portaria.

Qual a importância dessa data?

A data serve para desenvolver e reforçar o esforço mundial na luta contra essa doença, estabelecendo um laço maior na comunicação entre as pessoas, promovendo a troca de experiências e informações verdadeiras para aumentar o espírito de tolerância social.

Por ser uma doença que não possui cura, é ainda mais importante que exista uma proteção eficiente contra ela. Por isso, nesse dia as atenções são voltadas para o problema, mostrando maneiras eficazes de prevenção, passando pelos tipos de tratamentos e como funciona a rotina no dia a dia para os portadores da doença, como a finalidade de diminuir o preconceito.

É muito importante que a população entenda a verdade sobre essa doença e principalmente sua forma de transmissão. Este tipo de condição não pode ser contraída por um simples aperto de mão ou abraço, como muitos pensam. Além disso, o Dia Mundial de Combate à Aids reforça que a pessoa com o vírus pode viver e se relacionar normalmente, sem carregar uma sentença de morte.

Depois de entender melhor sobre essa data e sua importância, convidamos você a seguir nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin.

Comentários

Você também pode gostar
-