Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
Conheça alguns cuidados com o sol que você deve ter!

Conheça alguns cuidados com o sol que você deve ter!

Conheça alguns cuidados com o sol que você deve ter!
12 minutos para ler

Cuidados com o sol são atitudes que deixaram de ser restritas apenas a situações extremas como, por exemplo, o uso de protetor solar em uma praia ao meio-dia. Sabe-se a importância da atenção com a incidência de raios na nossa pele, como maneira preventiva para atenuar o envelhecimento e evitar o câncer. Afinal, em um mundo com tanta informação disponível, é preciso fazer o básico para a saúde.

Dessa maneira, há perigos, com o sol, possíveis de manter bem longe. Ao tomar consciência disso, pode-se aproveitar os fatores positivos dos raios solares para o nosso organismo. Assim, após a leitura deste artigo você entenderá como controlar a exposição ao sol, entendendo seus ganhos e suas perdas. Saiba se realmente existe uma maneira certa de tomar sol. Confira agora!

Qual a importância do sol para o organismo?

O planeta terra apenas continua seu funcionamento por conta do sol. Não é por acaso que chamamos de sistema solar o conjunto de planetas estruturados e que orbitam em torno do sol. Essa grande estrela de fogo permite o desenvolvimento da vida, pois fornece energia para os seres vivos produzirem seus alimentos. Se essa fonte não existisse, já teríamos morrido.

Vitamina D

A exposição da pele à luz solar, naturalmente, produz a vitamina D. Ela é importante para manter saudável os nossos ossos, regulando a concentração de cálcio e fósforo no nosso organismo. A deficiência dessa vitamina lipossolúvel pode estar relacionada, segundo alguns estudos, com o aumento do risco de desenvolver hipertensão, diabetes e alguns tipos de câncer.

Por isso, é importante ter o hábito de tomar banhos de sol. Cachorros e gatos adoram praticar essa atividade e não é por mero capricho, mas por instinto. Os raios solares têm uma energia vigorosa para iniciar um dia de trabalho.

Sentimento de bem-estar

Além das vantagens trazidas pela vitamina D, tomar sol possibilita um sentimento de bem-estar, pois ativa a presença corporal. Isso significa que a produção de suor, aliada ao calor, coloca em evidência cada parte do seu corpo. Ou seja, o resultado é o destaque para a sensibilidade e maior concentração no tempo presente. Sentir-se vivo e capaz. O verão é um período tão desejado por todos em função dessas características de ânimo trazidas pelo sol.

Bronzeado responsável

Dermatologistas são categóricos ao afirmar que bronzeado não é uma boa atitude para a saúde da sua pele. Porém, há formas de, ao menos minimizar os danos, pois sabemos que em época de praia e verão, as pessoas não vão querer ficar em casa preocupadas com os níveis de exposição solar.

Para um bronzeado responsável é necessário utilizar protetor solar com FPS de pelo menos 30. Nada de aderir aos bronzeadores. Por outro lado, para uma pele queimada mais saudável é preciso ter paciência e frequentar a praia com alguns dias de exposições. Dessa maneira, camadas de bronze vão sendo construídas. Lembre-se de que o contato com o sol precisa ser momentâneo e pontual. Esqueça o imediatismo e evite queimaduras.

Hidratação interna e externa é primordial durante esses momentos. Escolha horários onde os raios solares são um pouco mais fracos. Dessa maneira, opte por uma praia até as 10h a manhã ou após as 16h. Assim você conseguirá aproveitar com responsabilidade e bem-estar.

Sono mais profundo

Sabe aquela moleza pós-praia? Você já percebeu que a soneca da tarde é mais profunda após uma manhã de sol? A razão disso é que, segundo estudo da Northwestern Medicine, feito em 2014, pessoas expostas à luz solar têm hábitos de sono mais adequados. O estudo foi feito com trabalhadores que tinham acesso a janelas que recebiam raios de sol.

O ciclo da luz é um importante norteador para o nosso corpo, pois ajuda na regulagem do nosso metabolismo. Assim, o humor e o estado de alerta são afetados de modo positivo pela luz. Então, o ciclo circadiano (ciclo do sono) apenas reforça esse fato quando a melatonina (hormônio do sono) é ativada pela ausência de luz.

Mais felicidade

Se o escritor Guimarães Rosa dizia, em seu icônico livro Grande Sertão Veredas, que perto de muita água tudo é mais feliz, poderíamos acrescentar o sol a esse cenário também. Da mesma forma, a exposição solar favorece a melhora do humor, fortalecendo nossa saúde mental, efeito semelhante ao conseguido após uma boa sessão de Ioga.

Isso acontece em função da luz do sol aumentar a produção de serotonina e endorfina, hormônios responsáveis pela regulagem do nosso estado de espírito. Como você notou, não há nada gratuito da presença positiva dos raios solares na nossa vida.

Por que é preciso ter cuidados com o sol?

Como deve-se imaginar, há uma série de riscos implicados na exposição prolongada ao sol. Alguns podem ser contornados com mais facilidade e outros conseguem causar marcas profundas. Como resultado, estar bem informado é sempre o melhor caminho para prevenir.

Queimaduras

Tudo que você não quer é uma pele queimada de sol. Ela fica vermelha, quente, pode coçar e dói continuamente. Sem contar na probabilidade de aparecimento de manchas escuras, rugas e do câncer de pele. Por isso, para não depender de analgésicos e cremes de alívio da dor e coceira, use protetor solar e não permaneça muito tempo com a pele exposta ao sol.

Envelhecimento precoce

A pele tem memória e, por conta disso, o sol em excesso que a sua pele absorveu durante a juventude pode dar as caras no aparecimento de rugas profundas e doenças de pele. O envelhecimento precoce é um fato para quem fica muito tempo exposto ao sol. Provavelmente você já deve ter assistido aqueles programas de televisão em que gêmeos foram separados na infância e tiveram contatos com o sol bem diferentes, resultando na diferença de peles.

Catarata

Vários estudos apontam que pessoas que regularmente estão em contato com o sol têm maior risco de desenvolver catarata. A condição resulta no embranquecimento das lentes dos olhos, obscurecendo a visão. O risco da catarata é um fenômeno acumulativo. Para evitá-lo é necessário a utilização de óculos de sol que tenha proteção UV, além de diminuir o contato com a luz do sol, principalmente em período mais agressivos, como o meio-dia.

Além da catarata, outros problemas de visão podem ocorrer caso não haja um cuidado com o tempo de exposição solar, ou mesmo se você já tem uma condição prévia que possa implicar na sua visão, como o diabetes.

Por isso, não abuse do momento e sempre utilize óculos de sol quando estiver em contato com o sol. Já percebeu o quanto doem os seus olhos após, durante algum tempo de uso com os óculos escuros no sol, você tirá-los em pleno sol quente? As lentes são tecnologias incríveis para filtrar os raios, utilize a seu favor.

Reativação do vírus da herpes

O sol pode ser um fator de gatilho para a reativação do vírus da herpes. Junto com alterações de imunidade, pessoas que já tem a doença são mais suscetíveis a reincidência do aparecimento dos sintomas, ao tomarem sol em excesso. Por isso, fique atento e, se preciso, busque acompanhamento com o seu médico.

Desidratação

Parece óbvio e até simples de resolver o problema da desidratação. No entanto, imagine que você precisou passar o dia andando no centro da cidade, em pleno sol quente, e a correria fez você esquecer de tomar água. O resultado, a depender do estado do seu organismo, pode levar a um soro no hospital pela falta de água no organismo. Por isso, atente-se e ande sempre com uma garrafa de água.

Como tomar sol corretamente?

Diante de tantos fatores que complicam o contato positivo com o sol, a pergunta que fica é se há uma maneira totalmente correta de aproveitar dos benefícios dessa luz. Já adiantamos que a resposta é sim. O grande problema é que estamos tão acostumados a agir de modo equivocado que quebrar com essas atitudes requer tempo e reeducação.

Imagine, umas das reportagens mais clássicas do início do verão são imagens de pessoas, em pleno meio-dia, amontadas nas faixas de areia da praia. A impressão que fica é que basta um protetor solar com um fator de proteção alto para blindar os raios solares, o que está longe de ser verdade.

Evitar exposição em certos horários

Atitudes simples como evitar ter contato com o sol das 10h às 16h podem fazer extrema diferença a longo prazo. Afinal, a prevenção é o seu maior investimento para saúde da pele em dia. Não seja leviano com o seu próprio corpo. Sabemos, por exemplo, que há uma prática de frequentar a praia nos momentos de sol mais agressivo, porém, caso realmente não seja possível dispensar esses horários, ao menos utilize do equilíbrio e não vá sempre.

O verão é um período tentador para aproveitar com amigos e familiares bons momentos na praia. Por isso, hidrate-se e utilize de grande sombrinhas para garantir uma redução de danos. Assim, todos aumentam os índices de proteção e garantem bons momentos de felicidade para guardar na memória.

Usar óculos escuros com proteção UV

A proteção UV funciona como um filtro colocado nas lentes que protege contra os raios ultravioleta, que são nocivos para os nossos olhos e podem causar doenças, como a catarata já mencionada. Por isso, é extremamente importante a utilização de óculos escuros que tragam essa proteção.

Muitas pessoas que utilizam óculos de grau, deixam de lado o uso de óculos escuro em função da necessidade de também colocar nesses segundos óculos, preferindo poupar um dinheiro que, na verdade, deveria ser utilizado. Como resultado é a falta de uso de óculos escuros, ou a utilização sem grau. Ter mais atenção nesse momento e optar por comprar uns óculos escuro com proteção e grau pode fazer toda a diferença para o seu conforto e sua saúde.

Usar protetor solar

A utilização de protetor solar é mais uma opção para você conseguir aproveitar dos raios de sol com segurança. Lembre-se da necessidade de renovar o protetor a cada 2 horas e assim garantir a manutenção da proteção. O protetor age bloqueando a incidência direta de raios ultravioleta. Porém, como já falamos aqui, é necessário bom senso, pois ele não é uma garantia de que você irá estar 100% protegido.

Nada de utilizar o protetor solar e imediatamente seguir para o sol ou para a água. É necessário esperar 15 minutos após a aplicação para pode entrar em contato com os raios solares. A quantidade para o rosto deve ser aproximadamente uma colher de chá. Para o corpo, é necessário passar por todos os cantos, tendo especial cuidado em garantir que o produto chegou a região das costas. 

O mercado cosmético apresenta uma grande variedade de opções de protetores solares. Em spray, com base para suavizar manchas, com água micelar, vitaminas e nutrientes, os benefícios e preços são variados. Às vezes, vale investir em um produto mais caro e colocar a conta no cartão de crédito, porém com responsabilidade.

O Fator de Proteção Solar (FPS)

Há muitos tipos de protetor solar, que trazem diferentes níveis de proteção e tempo de duração. O Fator de Proteção Solar significa a quantidade de vezes que a sua pele vai estar protegida com relação a caso ela não estivesse com protetor. Por exemplo, um FPS 60 significa que sua pele estará 60 vezes mais protegida do que se você não tivesse usando proteção solar.

Para todo tipo de pele

Esqueça o mito de que peles negras não devem utilizar protetor solar, ou mesmo precisariam de menos. Todas as peles precisam de proteção e são suscetíveis a insolações e queimaduras. Por isso, esse pensamento, na verdade, não tem validade alguma. Aliás, é necessário utilizar o protetor solar todos os dias. Essa é uma maneira de evitar o aparecimento de manchas e manter a pele saudável.

Como você percebeu, é preciso cultivar o hábito dos cuidados com o sol. Dessa maneira, haverá prevenção aos seus principais perigos como o câncer de pele e o envelhecimento precoce. O astro-rei é de grande importância para nosso bem-estar pois é um meio de produzir vitamina D, importante para a saúde dos nossos ossos e pele. Lembre-se de sempre utilizar protetor solar para evitar queimaduras. Além do uso de óculos com proteção UV.

Agora que você está por dentro de como ter uma vida mais saudável e solar, continue bem informado. Em outras palavras, basta assinar agora a nossa newsletter.

Comentários

Você também pode gostar
-