Convivendo com o câncer de mama: como lidar com isso?
As pessoas que estão convivendo com o câncer de mama não receberam uma sentença de vida. Especialmente se a doença for descoberta no início, existem altas chances de cura. De qualquer forma, trata-se de uma patologia grave, que oferece muitos riscos e pode interferir na qualidade de vida.
Então, ao receber o diagnóstico de câncer de mama, é natural encarar a notícia com tristeza e necessitar de apoio. Passada essa fase, saiba que, quanto mais informações sobre o assunto você tiver, mais chances terá de superar o momento. Por esse motivo, preparamos este post com algumas dicas para pessoas que estão convivendo com o câncer de mama. Tem interesse no assunto? Continue a leitura!
Como cuidar do próprio corpo com o câncer de mama?
É preciso reconhecer que a rotina de quem está convivendo com o câncer de mama costuma envolver muitas mudanças físicas. Conheça as mais comuns e os cuidados necessários em cada caso!
Mudança nas mamas
Por exemplo, alguns quadros exigem a mastectomia, ou seja, remoção total da mama, e outros, a parcial, na tentativa de retirar o tumor. Assim, os pacientes podem optar pela reconstrução mamária ou prótese externa.
A primeira consiste na reparação da mama com prótese de silicone ou uso de expansores. Enquanto isso, a aplicação de prótese externa de mama envolve um material que simula o formato do seio.
Seja qual for o procedimento aplicado, é indispensável contar com profissionais qualificados. Inclusive, no hospital você pode receber o atendimento de uma equipe multidisciplinar, como fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, terapeuta ocupacional e mais. Tudo isso é importante para a recuperação.
Em algumas situações, os pacientes também recebem um dreno na área do braço ou dos seios. Eles são voltados para remover fluidos acumulados no período pós-cirúrgico. Assim, é importante averiguar a região com frequência para analisar as características do líquido que saiu do dreno.
Perda de cabelo
Além da cirurgia para remoção do tumor, os pacientes podem passar por outros tratamentos contra o câncer de mama. É o caso da quimioterapia e da radioterapia, ambas agem ao destruir células doentes do organismo.
Contudo, nesse processo de destruição, os folículos capilares também são afetados. Isso leva à perda de cabelo após duas semanas do início do tratamento. Assim, uma das maneiras de cuidar do corpo é cortar o cabelo antes que a queda se inicie.
Além disso, vale a pena apostar em perucas, lenços, turbantes, chapéus e demais itens que ajudam a recuperar a autoestima pós-perda de cabelo. Afinal, a autoconfiança é fundamental para que os pacientes mantenham a motivação e a disciplina na busca por tratamentos.
Inchaço no braço
Outra característica que tende a surgir nos pacientes durante o tratamento contra o câncer de mama é o inchaço no braço. Ele é associado à mastectomia e retirada de linfonodos, que podem ter sido infectados por tumores cancerígenos. Então, os cuidados recomendados para minimizar o inchaço no braço são: usar roupas confortáveis, evitar esforço físico, exposição solar intensa e outras mudanças de temperatura.
Redução ou aumento de peso
Os tratamentos contra o câncer de mama, com destaque para a radioterapia e a quimioterapia, também provocam alterações no apetite. Logo, é importante redobrar os cuidados com a alimentação, para que os pacientes tenham uma maior qualidade de vida e chance de sobrevida. Isso inclui alimentar-se a cada três horas, evitar grandes refeições, escolher alimentos de fácil digestão, priorizar refeições com maior valor nutricional etc. Essas medidas possibilitam um maior aproveitamento do alimento e diminuem a probabilidade de náuseas e enjoos.
Além disso, existem tratamentos alternativos que podem ser introduzidos, desde que tenham orientação médica, para aumentar o apetite. Um deles é a administração do óleo canabidiol, também benéfico para outros efeitos colaterais dos tratamentos cancerígenos.
Como contar para a família sobre o câncer de mama?
Você já acompanhou quais cuidados podem ser seguidos com o corpo ao tratar o câncer de mama. Junto disso, outra preocupação comum dos pacientes é sobre como contar a notícia para a família. Afinal, trata-se de uma notícia preocupante e difícil de ser anunciada.
Por essa razão, muitos optam por não compartilhá-la, na intenção de minimizar a preocupação dos familiares. Contudo, o apoio deles é fundamental para elevar a sua qualidade de vida e motivar a busca pelo tratamento adequado. Logo, ao contar a notícia, preze pela sinceridade, não dispense a ajuda de ninguém e peça para que as pessoas não mudem o comportamento com você. Esse processo pode ficar mais fácil se você conhecer outras pessoas em tratamento, que entendem exatamente os seus sentimentos.
Como ter uma vida normal com o câncer de mama?
Outra recomendação após o diagnóstico do câncer de mama é buscar atividades que elevem a sua qualidade de vida. Entretanto, o tratamento contra a doença pode ser agressivo e envolver muitos efeitos colaterais. Assim, conheça algumas práticas que ajudam a superar esse processo!
Busque informação
Muitas pessoas, ao receberem o diagnóstico, acreditam que não podem sobreviver à doença. No entanto, a taxa de sobrevida de cinco anos para o câncer de mama é de 98%, segundo dados do Cancer.Net. Ou seja, buscar informações seguras ajuda você a fazer melhores escolhas durante o tratamento.
Pratique exercícios físicos
A prática de exercícios físicos é ainda mais importante para pacientes com câncer. Isso porque ela diminui inflamações e eleva a resposta imune do organismo. Assim, é possível controlar o surgimento de células cancerígenas. De todo modo, alinhe com o médico quais atividades físicas você pode fazer.
Foque em outras coisas
É natural que a luta contra o câncer de mama ocupe boa parte da sua rotina. Ainda assim, é importante focar em outras atividades, como hobby, amigos, família, trabalho etc. Isso ajuda a diminuir a tensão e elevar os resultados do tratamento.
Então, percebeu quais dicas as pessoas que estão convivendo com o câncer de mama devem seguir? Colocá-las em prática é fundamental para uma melhor resposta aos tratamentos, as chances de sobrevida e a qualidade de vida dos pacientes.
O que você achou das dicas fornecidas? Deseja compartilhar outras conosco? Deixe um comentário com a sua visão sobre o assunto. Vamos, assim, ajudar nos cuidados com o câncer de mama! Você sabia que pode proteger o seu presente e futuro com o seguro de vida da Linha WinSocial?
Na Linha WinSocial a sua condição não te define e, sim, o seu estilo de vida, saiba mais ao clicar abaixo: