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Conheça 6 tipos de grãos integrais mais indicados para pessoas com diabetes

Conheça 6 tipos de grãos integrais mais indicados para pessoas com diabetes

Conheça 6 tipos de grãos integrais mais indicados para pessoas com diabetes
10 minutos para ler

Pessoas com diabetes precisam manter uma alimentação saudável para que o tratamento seja um sucesso. Ou seja, dentro desse cenário, os grãos integrais têm um importante papel. Por não passarem por processos de refinamento, esses alimentos conservam suas propriedades — justamente o que faz diferença. Fibras, minerais e vitaminas são mantidas.

Existe uma seleção especial de alguns grãos que têm benefícios diretos para pessoas com diabetes. Se você consegue mantê-los em sua rotina alimentar, certamente vai conseguir aproveitar tudo de bom que eles oferecem.

Ficou curioso para conhecer? Então neste post você entenderá um pouco melhor o poder dos grãos integrais, conhecerá 6 principais e como eles podem ajudar você. Além disso, descubra se diabético pode comer aveia.

A importância dos grãos integrais na saúde de pessoas com diabetes

Pode ser chato no início, mas mudar alguns hábitos alimentares faz parte dos cuidados básicos de quem tem diabetes. Em primeiro lugar, quem tem a condição há mais tempo já até se acostumou, e sabe que a qualidade de vida é prioridade. Nesses novos costumes, os grãos integrais para pessoas com diabetes têm papel muito importante, graças ao modo como eles conseguem preservar tudo que há de melhor neles.

O fato de não serem refinados proporciona a preservação de compostos da película e do germe dos grãos. Nesses compostos há uma série de nutrientes muito importantes para a alimentação. No entanto, outro papel fundamental é no controle das taxas de açúcar no sangue. As fibras presentes nesses alimentos são capazes de absorver o carboidrato no organismo, o que mantém a estabilidade glicêmica.

Mesmo se você não tiver diabetes, indicamos que insira esses alimentos em seu consumo diário com o objetivo de levar uma vida cada vez mais saudável e, assim, evitar o diabetes tipo 2 . 😉

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Os 6 principais grãos integrais e como eles podem ajudar

Todos esses benefícios de grãos integrais para pessoas com diabetes podem ser aproveitados por meio de um verdadeiro Dream Team alimentar. Esses são os que realmente não devem faltar na sua dieta! Em outras palavras, eles são fáceis de encontrar, podem aparecer nas suas refeições cotidianas e, na maioria das vezes, não necessitam de nenhum preparo específico. Confira os 6 principais grãos!

1. Quinoa

Originária e muito popular na América do Sul, a quinoa é um grão bastante conhecido. Cada vez mais na mesa de quem busca uma alimentação saudável, seu grande destaque é o alto valor nutricional. Ela é muito útil, especialmente para a diabetes tipo 2, já que tem um papel importante na manutenção da pressão alta, muito comum de quem tem essa condição.

A quinoa também tem um baixo índice glicêmico, o que naturalmente ajuda a controlar as taxas do diabético. Ela também é rica em aminoácidos naturais e em fibras, ou seja, o que gera uma atividade competente na absorção de proteínas e gorduras presentes no organismo.

2. Centeio

O centeio é um grão rico em minerais como ferro, fósforo e, principalmente, o magnésio, conhecido e importante agente de combate e controle da diabetes. Quem tem a condição sabe também que manter o peso é fundamental. Usar o centeio na alimentação ajuda no controle, evitando o ganho excessivo capaz de levar à obesidade, por exemplo.

Entre outras funções do centeio está a ajuda que ele proporciona à atividade cardiovascular, ponto fundamental para pessoas com diabetes. Em suma, o grão também contribui no controle dos níveis de glicose, graças à sua composição rica em nutrientes variados.

3. Linhaça

A linhaça é rica em fibras e, por isso, é muito utilizada por pessoas que querem perder peso ou mantê-lo equilibrado. Como você já viu, as fibras são grandes aliadas na manutenção dos níveis glicêmicos. Se uma pessoa com diabetes consegue isso, ele já tem meio caminho andado em direção a uma situação mais saudável. Por outro lado, o controle dos níveis de glicose é parte fundamental de quem tem essa condição de saúde.

A linhaça também é um importante agente no controle dos picos de glicose. Ela, por exemplo, consegue entregar esse benefício por meio de seus compostos. Portanto, para aproveitar tudo isso, consuma 10 gramas por dia, cerca de uma colher de sopa do grão.

4. Arroz integral

O arroz integral é um dos grãos integrais mais simples e fáceis de consumir. Ele pode simplesmente substituir o arroz normal, sem afetar os hábitos alimentares e ainda agregar muito à saúde. Desse modo, seu carro-chefe é a presença de fibras em altas quantidades, ajudando a manter os níveis glicêmicos do jeito que eles precisam estar para quem tem diabetes.

Outro destaque importante nesse alimento é a quantidade de aminoácidos. Ele tem uma cadeia completa, com os 12 principais que o organismo humano precisa.

5. Cevada

A cevada é um grão rico em vitaminas e minerais, além das fibras, é claro! Por si só, ele é muito importante na preservação do organismo no combate a doenças graves. Sua atuação também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, algo fundamental para as pessoas com diabetes.

Outro destaque da cevada é fato de ser uma importante fonte de vitamina B3. Então, ela ajuda a manter a atividade cardiovascular em ordem, afastando riscos de doenças no coração.

6. Aveia

Ainda mais popular e versátil que a quinoa, a aveia é um dos grãos mais fáceis de ser incluído na alimentação, como um acompanhamento no café da manhã, por exemplo. Por sua importância, será abordada com mais detalhes a seguir.

Diabético pode comer aveia

A aveia é uma das alternativas alimentares básicas em muitas partes do mundo em razão de suas características nutricionais. Essas características, por sua vez, são bem adequadas para a pessoa com diabetes, desde que o seu consumo esteja dentro do preconizado para esse consumidor.

Versatilidade

Como apontado, é um alimento de grande versatilidade quanto às formas em que pode ser consumida e os pratos que pode compor. Assim, desde os mingaus até sua utilização acompanhando frutas, a aveia pode ser uma grande fonte de fibras, vitaminas e minerais.

Formas de apresentação

A aveia é encontrada na forma de flocos integrais, grossos, mas também se apresenta com flocos médios e flocos finos. Além disso, também é apresentada na forma de farinha de aveia. No entanto, quanto mais refinada for a sua apresentação, mais rapidamente se processa a digestão e a disponibilidade de glicose.

Benefícios

A aveia tem características que a tornam não apenas saudável, mas interessante para a pessoa com diabetes. Veja os principais benefícios que oferece, entre outros:

  • controle do açúcar no sangue: fibras e baixo índice glicêmico;
  • saudável para o coração: fibras solúveis e capacidade de redução do colesterol;
  • redução da demanda por insulina: ingerida em substituição a alimentos ricos em carboidratos.
  • refeição rápida e fácil: simples cozimento;
  • auxílio no controle de peso: aumenta a saciedade;
  • fonte de nutrientes: além das fibras, é rica em proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5.

Aveia e glicemia

Um importante aspecto para as pessoas com diabetes é que a aveia tem um baixo índice glicêmico. Dessa forma, seu emprego na alimentação pode ajudar a manter reduzidos os níveis de glicose.

Ao mesmo tempo, um dos principais destaques da aveia é uma fibra de nome beta-glucana. Sua atuação no metabolismo aumenta a sensibilidade do organismo à insulina. Como resultado, isso permite ao um controle maior da substância, evitando a ocorrência de picos glicêmicos.

Receita de mingau de aveia para pessoas com diabetes

Seja para o café da manhã ou para o lanche da tarde, um mingau de aveia é sempre bem-vindo, especialmente nos dias mais frios, não é mesmo? Além de ser de aveia, que é amiga do diabético, essa receita não contém açúcar, deixando o resultado ainda mais adequado.

Também optamos pelo uso do leite de amêndoas, no lugar do leite de vaca comum. Veja os ingredientes e como preparar.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa cheias de flocos de aveia;
  • Uma colher de sopa de stévia (adoçante natural);
  • Um copo grande cheio de leite de amêndoas (ou outro);
  • 1 colher de sopa de sementes de chia.

Preparo no fogão

Junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, misturando até obter a consistência desejada de mingau. Desligue e sirva na temperatura mais adequada. Então, adicione canela em pó, se for de seu agrado.

Preparo no micro-ondas

Coloque todos os ingredientes em uma taça grande ou prato fundo, use tampa própria e leve ao micro-ondas por 2 minutos em potência máxima. Sirva na temperatura mais adequada. Você pode adicionar canela em pó, se desejar. Fica muito bom!

Cuidados a tomar no uso da aveia

Para que fique tudo perfeito e você tenha o melhor aproveitamento no uso da aveia, tome esses cuidados no seu consumo:

  1. Ao escolher a aveia para seu uso, dê preferência por aquelas que foram menos processadas, especialmente quando se tratar da adição de açúcar e aromatizantes.
  2. Ao consumir aveia, faça-o com moderação evitando grandes quantidades em pouco tempo, o que poderia provocar inchaços e flatulência.

A substituição de grãos refinados por integrais

Bem, mostramos a você como os grãos integrais para diabéticos trazem uma série de benefícios especialmente no controle da condição. A última recomendação é que você busque cada vez mais fazer substituições na sua dieta alimentar, mesmo se não tiver essa complicação. Os grãos refinados, devem ser trocados pelos integrais, para que todas essas propriedades possam ser aproveitadas amplamente durante sua rotina.

As pessoas podem aproveitar cada um desses grãos integrais em diferentes momentos do dia, ou seja, em cada uma das refeições. Você pode pedir ajuda de um nutricionista, assim ele indicará a distribuição exata. Contudo, lembre-se: substituir os refinados por integrais é fundamental, mesmo para pessoas sem a condição.

É possível alimentar-se bem e viver uma vida saudável e de qualidade! Os grãos integrais para pessoas com diabetes trazem propriedades que seu organismo vai aproveitar da melhor forma.

Como você pôde ver, os grãos integrais para pessoas com diabetes são adequados para a pessoa com diabetes. Também foi possível confirmar que diabético pode comer aveia com algumas vantagens para sua condição.

Aproveite e descubra como seguir uma alimentação saudável para quem tem diabetes.

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