Como reduzir o estresse no trabalho? Confira!
O estresse no trabalho costuma ser uma reclamação frequente. Ele atrapalha a produtividade e a motivação dos funcionários e tende a ocorrer devido a salários baixos, relacionamentos ruins com os colegas, falta de desafios, sobrecarga etc. Você se identificou com essa situação?
Algumas pessoas percebem o problema apenas ocasionalmente, outras o identificam com mais frequência. Isso vai depender do cenário profissional com que cada pessoa necessita lidar. Seja como for, é preciso fugir do estresse para que ele não prejudique o rendimento nem a qualidade de vida.
Pensando nisso, preparamos este post com diversas informações sobre estresse no trabalho e esperamos que ele possa ajudar você. Continue a leitura!
Por que é importante diminuir o estresse no trabalho?
Provavelmente você já reparou que, em momentos de estresse, é comum haver diminuição do humor e aumento da irritabilidade. Como consequência, torna-se mais difícil aproveitar o dia e o relacionamento com a família, os amigos e os colegas de trabalho. Assim, a qualidade de vida também é afetada.
Outro problema menos óbvio é a possibilidade de adoecimento físico e mental. Ou seja, o estresse no trabalho pode gerar uma sobrecarga no organismo, o que acelera os batimentos cardíacos, tensiona os músculos e intensifica a respiração. A constância desse quadro pode resultar em problemas cardiovasculares, transtornos alimentares, prisão de ventre, entre outros. Quando o estresse se torna crônico, é possível ocasionar um colapso mental e físico no indivíduo. Assim, a pessoa pode lidar com episódios de crise de pânico, dores de cabeça, tristeza intensa etc. Eventualmente, tudo isso pode levar à depressão.
Como reduzir o estresse no trabalho?
Após perceber a importância de controlar o estresse para evitar inúmeras doenças e muitos problemas que afetam a qualidade de vida, é válido acompanhar algumas dicas para atingir esse objetivo!
Crie uma agenda
Criar uma agenda é uma maneira de lidar com as demandas diárias de maneira mais organizada. Assim, é possível priorizar as atividades mais complexas e importantes, entender o prazo de realização de cada uma delas e se planejar para imprevistos.
Melhore sua comunicação
Ruídos na comunicação podem ser responsáveis por inúmeros estresses no trabalho. Afinal, você diz uma coisa e o ouvinte entende outra. Consequentemente, a demanda não é entregue como o esperado. Então, para evitar que isso se reflita em estresse, é válido focar em maior clareza e objetividade ao se comunicar.
Tenha momentos de lazer
Nem só de trabalho deve viver o ser humano. Aliás, vale a pena ter em mente que é preciso trabalhar para viver, e não o contrário (o que facilitaria a sobrecarga e, em decorrência, aumentaria o estresse). Portanto, priorize seus momentos de lazer, seja nos feriados e finais de semana, seja em férias periódicas.
Percebeu como é importante evitar o estresse no trabalho e quais os benefícios que isso pode proporcionar? As dicas apresentadas são capazes de contribuir para uma melhor relação tanto profissional quanto pessoal. Outro ponto é propor ao gestor a prática de ginástica laboral na empresa, que nada mais é que uma pausa de até 15 minutos onde o colaborador pode realizar exercícios de alongamento, respiração, entre outros.
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