Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
Saiba aqui como prevenir o câncer de próstata! - Blog WinSocial

Saiba aqui como prevenir o câncer de próstata!

Saiba aqui como prevenir o câncer de próstata!
4 minutos para ler

O câncer de próstata tem uma presença muito marcante entre os homens, especialmente entre aqueles que já passaram dos 50 anos. No entanto, você sabe como preveni-lo ou mesmo como reduzir as chances de se ver envolvido com essa neoplasia?

Trabalhar com a prevenção é a chave. Portanto, se você está nessa faixa etária, é fundamental dar atenção a uma avaliação médica pelo menos uma vez por ano. Desse modo, quanto mais cedo se descobre, mais fácil tratar a condição e evitar que ela progrida.

Continue a leitura e saiba aqui como prevenir o câncer de próstata.

O que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula do organismo masculino, situada próximo ao reto, logo abaixo da bexiga. Ela envolve a porção inicial da uretra, canal que leva a urina da bexiga para o exterior. Sua função principal é produzir cerca de 70% do líquido seminal (sêmen), o qual transporta os espermatozoides.

Um tumor maligno pode acometer essa glândula que se caracteriza por ser de crescimento muito lento. Por essa razão, é considerado um câncer silencioso, uma vez que sua presença só costuma ser percebida quando ele já está bem desenvolvido. Assim, é de grande importância os exames preventivos.

Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de próstata é o de maior incidência entre os homens. Sua ocorrência é mais marcante quanto maior for a idade do indivíduo, de modo que ficou caracterizado como doença de idoso, embora não se limite a esse público-alvo.

Quais os principais fatores de risco envolvidos?

Alguns aspectos pessoais fazem com que o câncer de próstata tenha maior probabilidade de se manifestar. Entre esses fatores de risco, por exemplo, destacam-se:

  • idade: é raro antes dos 40 anos e alcança 60% dos casos quando a idade está acima dos 65 anos;
  • histórico familiar: avô, pai ou irmão com a doença colocam o indivíduo no grupo de risco;
  • obesidade e sobrepeso: homens com sobrepeso corporal ou obesidade apresentam maiores chances de desenvolvimento da condição;
  • aspectos raciais: pessoas de origem caribenha e africana apresentam maior incidência que as demais.

Como prevenir o câncer de próstata?

A melhor prevenção consiste em levar uma vida saudável, com alimentação equilibrada, atividade física e repouso adequado, entre outros cuidados, sobretudo as avaliações preventivas periódicas. De modo geral, os cuidados mostrados a seguir estão entre as principais iniciativas.

Alimente-se bem

Uma boa alimentação, saudável e equilibrada, é o primeiro passo para reduzir a probabilidade de desenvolvimento da condição. Os efeitos de cada alimento ou nutriente, como selênio, vitamina E ou isoflavona, por exemplo, ainda não são claros.

Pratique atividades físicas

A prática rotineira de atividades físicas ajuda a manter um corpo saudável e menos suscetível às doenças. Não há uma indicação precisa, mas o grande efeito é evitar o sobrepeso ou a obesidade.

Evite bebidas alcoólicas

O consumo de bebidas alcoólicas tem sido relacionado à maior incidência do câncer de próstata. Metanálises nesse sentido parecem sugerir esse efeito, mas ainda não existem confirmações definitivas.

Portanto, todos os cuidados se voltam à construção de uma vida mais saudável, devendo ainda ser associada a prática dos exames preventivos para detecção precoce da condição.

Como você pode ver, é importante conhecer a respeito da neoplasia e saber como prevenir o câncer de próstata. Em especial, deve-se considerar que os exames para detecção precoce constituem a melhor forma de prevenção.

Se você gostou deste post, registre aqui seu comentário. Ele poderá ser útil para outras pessoas. Agora, você sabe o que é prostatite? Geralmente, é raro de acontecer em adolescentes e toda atenção é válida. Então, descubra o tratamento adequado ao ler esse post.

Comentários

Você também pode gostar
-