Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
Como garantir a proteção financeira? Saiba - Blog Linha WinSocial

Como garantir a proteção financeira? Saiba

Como garantir a proteção financeira? Saiba
6 minutos para ler

Proteção financeira é uma necessidade resultante do anseio de se garantir amparo para os entes queridos na ocorrência de uma partida inesperada, ou para si mesmo e também para a família, na incidência de uma invalidez. Na verdade, deve ser parte do planejamento financeiro da família.

Existem algumas iniciativas para construir uma proteção financeira e a pessoa pode adotá-las sempre que for pertinente. Algumas soluções são mais demoradas, outras requerem mudanças de hábito, enquanto uma deixa tudo pronto para quando houver a necessidade.

Quer saber mais? Continue a leitura e saiba como garantir a proteção financeira.

O que é proteção financeira?

As finanças da família constituem motivo de preocupação permanente para qualquer pessoa. Considerações sobre como ficariam os seus entes mais queridos se, de repente, houvesse uma partida inesperada ou sua incapacidade de gerar recursos para o sustento dos demais são comuns, mas, também motivadoras.

Dependendo do tipo de experiência que você enfrente, sua família poderá se ver diante da necessidade de atender a despesas médicas repentinas e internações hospitalares, além dos gastos com medicamentos. A situação seria ainda mais triste e difícil se fossem gastos funerários.

Além disso, as despesas com educação dos filhos e outros aspectos que caracterizam o padrão de vida da família não poderiam ser suprimidas da noite para o dia. Toda essa demanda precisa estar protegida de modo a fornecer o amparo que for necessário.

Assim, como dispor de uma ferramenta que garanta um suporte nesses casos em que a sua família não puder mais contar com seu apoio de sempre? A solução para isso, e que você deve incluir no seu planejamento, é a proteção financeira por meio de algumas iniciativas que você pode tomar.

Como garantir a proteção financeira?

Para poder dispor da proteção financeira que você e sua família necessitam, você deve levar em conta o seu planejamento financeiro familiar. Você conhece a realidade da família e, assim, pode projetá-la para um futuro próximo avaliando o que deve ser aprimorado.

Algumas iniciativas podem ser particularmente importantes na construção de soluções que garantam a proteção financeira necessária. Na verdade, constituem componentes importantes do seu planejamento financeiro e representam a construção da tranquilidade que você precisa ao considerar as possibilidades de eventos inesperados.

Nesse sentido, considere as possibilidades de conquistar a proteção financeira indispensável mostradas a seguir. Acompanhe!

Defina metas para alcançar

Ao elaborar o seu planejamento financeiro familiar, procure definir claramente as metas que pretende alcançar. Isso significa, primeiramente, estabelecer uma data para que um determinado valor esteja disponível para a família.

Por sua vez, esse cuidado leva a ponderar sobre onde se pretende chegar. Assim, leve em conta que esteja trabalhando com valores e tempos realizáveis, para não fazer projeções que não serão alcançadas.

Se esforce por manter uma vida financeira organizada

Para conseguir realizar o seu planejamento e obter sucesso com o alcance de suas metas, você deverá ter uma vida financeira organizada. A organização é necessária, não apenas para um projeto, mas, a fim de que você regularize suas finanças e consiga mantê-las assim.

Seus projetos de vida sempre precisarão de uma certa estabilidade financeira e, portanto, você deve buscar essa condição. E, nesse sentido, o primeiro passo é dispor de uma vida financeira organizada.

Construa uma reserva de emergência

Uma reserva financeira é um dinheiro que você guarda para situações emergenciais, quase sempre inesperadas. No entanto, deve ser construída ao longo dos anos, reservando um pouco de seus recursos todo mês, a fim de construir seu fundo emergencial.

Nesse sentido, quanto mais cedo você adotar o hábito de poupar, em menos tempo terá construída sua reserva de emergência. É um trabalho de longo prazo, mas que a pessoa deve iniciar e manter com a disciplina necessária e possível.

Seja disciplinado

Para quem já possui disciplina e organização na condução de suas finanças, não há muito o que dizer. Mas, para os demais, é indispensável aprender a ser disciplinado, definir objetivos e persegui-los, até que a meta seja alcançada.

A disciplina no comportamento se traduz pelo esforço em realizar o que se planejou. Em especial, diz respeito a evitar despesas não necessárias e se conduzir estritamente dentro dos limites dos recursos da renda familiar.

Faça um seguro de vida individual

O seguro de vida, pela natureza do produto, constitui uma proteção financeira para o segurado e sua família. Por sua vez, o seguro de vida individual se diferencia do coletivo comumente oferecido pelas empresas como parte do plano de benefícios.

Este seguro em grupo é dirigido a uma pessoa fictícia, cujo perfil é uma média de referência na empresa que, muitas vezes, não corresponde às suas demandas pessoais e familiares. No seguro de vida individual, no entanto, as coberturas são personalizadas, adequando-se às suas reais necessidades.

Assim, esse tipo de seguro pode ser moldado no melhor padrão para sua proteção financeira. Mas, não é apenas nesse aspecto que reside sua importância para esse fim. Acompanhe!

Por que o seguro de vida é essencial para a proteção financeira?

Um seguro de vida individual possui diversos benefícios e facilidades que o tornam relevante para o segurado. Veja os principais a seguir:

  • tranquilidade para o segurado quanto ao amparo a seus familiares;
  • possibilidade de ampliar as coberturas;
  • possibilidade de incluir diversas assistências;
  • suporte para o caso de morte ou de invalidez.

Mas, além dessas vantagens, o seguro de vida individual é uma importante iniciativa para a proteção financeira. Os principais motivos para isso são:

  • a certeza do amparo financeiro na ocorrência do sinistro, independentemente de quando ocorrer;
  • o valor da indenização não entra em inventário, no caso de óbito do segurado;
  • quem contratou o seguro de vida pode indicar os beneficiários ou atualizá-los posteriormente.

Como você pôde ver, a proteção financeira é um cuidado que todos precisam providenciar para o amparo dos entes queridos ou como suporte para o próprio segurado na ocorrência de uma invalidez. Nesse sentido, uma forma essencial e segura de garantir essa proteção é por meio de um seguro de vida individual como parte de seu planejamento financeiro familiar.

Entre em contato com a WinSocial e descubra como garantir sua proteção financeira de modo totalmente seguro.

Comentários

Você também pode gostar
-