Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
Como funciona o pagamento de um seguro de vida?

Como funciona o pagamento de um seguro de vida?

Como funciona o pagamento de um seguro de vida?
6 minutos para ler

Os seguros são parte importante da vida adulta. Eles garantem manter a qualidade e a segurança para você e aqueles que ama. Por isso, é importante conhecer como funciona o pagamento de um seguro de vida, um dos mais significativos da categoria.

Um seguro de vida precisa levar em conta a boa escolha, afinal, cada pessoa tem um interesse ou objetivo. Portanto, é interessante conhecer as particularidades. Dessa forma, é preciso ler a apólice, entender os direitos e deveres do segurado e da seguradora, e o mais importante, quais atitudes tomar no momento do resgate.

O que é um seguro de vida?

Assim como qualquer outro seguro, o objetivo é prevenir o segurado de imprevistos e tornar momentos complicados mais fáceis de serem contornados. E todo mundo sabe, eventualidades acontecem e quando menos se espera.

O pagamento de um seguro de vida é pensado para situações de risco da vida de uma pessoa. E não adianta, por mais cautelosa que seja, todas estão propensas a enfrentar uma doença, acidente ou cirurgia.

Nesse sentido, para se prevenir e se sentir mais seguro, existe o seguro de vida. Esse serviço protege financeiramente os dependentes em casos de falta ou dificuldades do provedor. E nada melhor do que ficar despreocupado sabendo que aqueles que mais amamos estão protegidos.

Para resumir o que é um seguro de vida, ele é um contrato feito entre o beneficiário (quem contrata) e a seguradora (empresa que presta os serviços). A partir desse compromisso, sua família ou dependentes ficam protegidos financeiramente caso você venha a faltar.

O pagamento de um seguro de vida, normalmente na cobertura básica, é contra o falecimento de quem contrata o seguro. Entretanto, existem outros tipos de acordos e produtos contratados.

Entre as coberturas existentes, o beneficiário pode contratar o seguro para:

  • Doenças graves;
  • Invalidez;
  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas;
  • Diagnósticos;
  • Assistência funeral.

Como fazer o pagamento de um seguro de vida?

Existem diversos meios para o pagamento de um seguro de vida. Entretanto, isso vai depender de cada seguradora e a forma que mais combina com o seu perfil.

Uma das formas tradicionais é por meio do boleto bancário que pode ser enviado por e-mail. Agora, se você quer mais praticidade, pode escolher fazer o pagamento do seguro de vida pelo cartão de crédito.

E se você ainda não tem um, saiba que existe cartão de crédito fácil de aprovar pela internet. Você nem precisa sair de casa para garantir o seu e ainda aproveita os benefícios.

Antes de saber como funciona o pagamento de um seguro de vida, é importante ficar por dentro do papel da seguradora e do beneficiário. Assim, você garante ficar por dentro de todos os benefícios e aproveitar da melhor forma.

Além do débito automático na fatura, você pode quitar presencialmente, em uma das lojas da seguradora, pagando por meio da maquininha de cartão.

Na hora de contratar o seguro de vida, confira os meios de pagamentos disponíveis e escolha o mais prático para você.

Pagamento de um seguro de vida: quais tipos existem?

O pagamento de um seguro de vida também vai depender do tipo de cobertura escolhida. Existem tipos individuais, familiares, dentre outros. Conheça os principais modos de contratação:

Seguro de vida individual

No tipo de seguro de vida individual, somente uma pessoa é responsável pelo pagamento da apólice. Dessa forma, caso ela venha a falecer ou sofrer outro tipo de complicação prevista no contrato, a família recebe o valor assegurado.

Seguro de vida familiar

Neste tipo de contrato, a cobertura se estende para os familiares. Ou seja, se alguma coisa acontecer com o cônjuge ou filhos, o seguro pode ser acionado. Diferente do individual, o pagamento do seguro é feito para além da pessoa que contratou.

Seguro de vida resgatável

Já o seguro de vida resgatável é como se fosse um contrato com tempo determinado. Ou seja, nesse caso, o segurado escolhe o tempo que vai pagar pelo seguro e pode resgatar o valor após esse período

Seguro de vida empresarial ou em grupo

Esse tipo de seguro de vida é oferecido como um benefício pelas empresas aos seus colaboradores. Quando disponível, todos funcionários da empresa ficam cobertos pelo período em que trabalham na empresa.

Ainda assim é possível contratar um seguro de vida individual ou familiar e personalizar a apólice.

Seguro para acidentes pessoais

De modo geral, quando pensamos em seguro de vida, logo vem a ideia de que a contratação é exclusiva para casos de morte do segurado. Entretanto, existem seguros voltados para acidentes pessoais.

Esse tipo de cobertura se estende para invalidez temporária e morte acidental. Vale ressaltar que neste caso, o capital segurado e o valor do prêmio são menores do que um seguro de vida tradicional.

Seja qual for o contrato, a indenização ocorre mediante a ocorrência de um dos riscos previstos na apólice. A seguradora deve ser informada sobre o fato e a empresa deve enviar um documento chamado de aviso de sinistro. Ele deve ser preenchido e devolvido junto aos documentos solicitados.

Depois de apresentada toda documentação, que pode incluir laudos médicos ou boletim de ocorrência, o prazo previsto para o resgate deve ser de, no máximo, 30 dias, como determina a Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Controle financeiro para contratar um seguro de vida

Um seguro de vida é uma contratação que vai além do dinheiro, é a tranquilidade para passar por momentos complicados na vida. Dessa forma, para contar com uma segurança assim é preciso organizar as finanças.

Nada melhor do que um controle financeiro para contratar um seguro de vida. E nem é preciso muito esforço para isso. Empresas como a Mobills disponibilizam um Gerenciador Financeiro, onde você pode acompanhar tudo o que acontece com o seu dinheiro e não se perder nas contas.

Com um bom planejamento é possível contratar um seguro de vida e ficar livre dos imprevistos da vida.

Conteúdo produzido pela Redação Monetus. A Monetus te ajuda a investir nos melhores fundos de investimento do Brasil através de uma metodologia exclusiva.

Comentários

Você também pode gostar
-