10 dicas de como evitar imprevistos financeiros

Tome as decisões certas para fazer seu dinheiro durar mais e se prevenir contra imprevistos financeiros.
6 minutos para ler

Ninguém gosta de passar por imprevistos financeiros. Eles aparecem sem avisar, tornam a vida mais complicada e, na maioria das vezes, são complexos de resolver.

Felizmente, existem formas de se prevenir contra esse problema a partir de ações no dia a dia. Cuidar bem do próprio dinheiro é fundamental para viver bem e com um bom controle das suas finanças, você também pode se prevenir contra imprevistos capazes de prejudicar seu orçamento.

Conheça a seguir 10 dicas de como evitar imprevistos financeiros!

1. Conheça bem todas as suas despesas

O pagamento de contas costuma ser a principal fonte de gastos das pessoas. Ter consciência de todas as suas despesas é fundamental para evitar imprevistos financeiros.

Tenha anotadas todas as suas despesas periódicas, que são aquelas contas que chegam todo mês e some esses valores para chegar ao seu gasto mensal. Qualquer despesa que fuja dessa classificação deve ser antecipada para não gerar surpresas.

2. Tenha uma reserva de emergência

Além de buscar formas de evitar imprevistos financeiros, você também pode dar um jeito de não sofrer muito com eles quando acontecerem. Basta contar com uma reserva de emergência para usar essas horas.

Um ponto fundamental é ter o hábito de guardar uma parte do dinheiro que você ganha todo mês, além de se segurar para não a utilizar, exceto em casos que realmente sejam emergenciais.

O cálculo para sua reserva de emergência é simples: despesa média mensal x 6 = reserva de emergência para 6 meses. Ou seja, se algum imprevisto acontecer (ex: perda do emprego), você terá um fôlego financeiro que te permitirá tranquilidade ao longo de 6 meses, para tomar novas decisões.

3. Tenha cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser um grande aliado das suas finanças, mas também representar o papel de vilão. Para evitar imprevistos financeiros, é muito importante que você tenha certos cuidados ao usar esse recurso.

Por exemplo, não enxergue o limite do cartão de crédito como valor máximo que você deve gastar. O seu máximo deve ser o quanto você pode pagar quando essa fatura chegar. É preciso autocontrole para utilizar o cartão de crédito de forma sábia.

4. Contrate planos de saúde e seguros

Existem gastos pesados demais que podem comprometer as suas finanças de forma inesperada, mas que, felizmente, podem ser amenizados ao contratar certos serviços. É o caso, por exemplo, de seguros e planos de saúde.

A ideia é que, no caso de uma necessidade, você não comprometa as suas contas com serviços de um hospital. Basta pesquisar por planos que se encaixem no seu orçamento e que ofereçam valor para o que você está procurando.

Não sabe por onde começar? Faça uma simulação de seguro agora e comece a se proteger hoje.

5. Controle seus gastos cotidianos

Um café aqui ou uma viagem de Uber ali, dificilmente comprometem um orçamento. Mas, quando acumulados, podem causar problemas para o seu planejamento financeiro.

É por isso que você precisa tomar cuidado com os seus gastos cotidianos. Controle toda as vezes que o dinheiro sai e pense se você realmente precisa daquele produto ou se pode substituí-lo por uma alternativa mais barata.

6. Opte por formas de pagamento mais vantajosas

Não é porque um produto está à venda em 12 vezes que isso é vantajoso para o seu bolso. Às vezes, vale muito mais a pena fazer uma compra à vista e obter um desconto, por exemplo. Portanto, certifique-se de sempre negociar as condições de pagamento ao fazer uma compra.

Tenha atenção sobre a taxa de juros a ser paga e faça as contas para ver se é possível pagar o valor à vista e obter um desconto. Se quiser parcelar, prefira dividir pelo máximo de partes que não tenha juros. Calcule sempre o valor das parcelas e compare-o com o preço cheio do produto.

7. Evite fazer investimentos arriscados

A busca por ganhos volumosos e rápidos é uma grande armadilha para a maioria das pessoas. Não entre em esquemas de investimento que você não compreende ou não tem confiança para se envolver, já que isso pode gerar grandes problemas financeiros para você.

É fundamental entender qual é o seu perfil. Se você não é uma pessoa confortável com riscos, não vale a pena investir em renda variável, como ações de mercado. Prefira trabalhar com formas de investimento que você entenda e que façam sentido para você.

8. Tome cuidado ao se tornar fiador

O fiador de um contrato, como de um aluguel, é uma pessoa que garante o cumprimento dele. Por exemplo, se alguém não honrar determinada dívida, a responsabilidade sobre ela cai sobre o fiador. Isso também representa um imprevisto financeiro.

Portanto, tome cuidado ao aceitar qualquer pedido para se tornar fiador de alguém. Somente faça isso ao lidar com alguém de confiança e, mesmo assim, apenas se você puder arcar com os custos associados ao rompimento desse contrato.

9. Resista a promoções tentadoras

Você é daquelas pessoas que ficam motivadas com descontos e promoções relâmpago? Pare, respire. Pense se você necessita de fato de um determinado item. Esse serviço de reflexão te ajudará a evitar as compras impulsivas.

10. Procure novas fontes de renda

Uma das formas de conter os efeitos de imprevistos financeiros é aumentando o quanto você pode gerar de renda. É claro que não é algo fácil, mas vale a pena manter essa possibilidade no horizonte se você quiser se preparar mais.

Existem diversas formas de complementar sua renda graças à tecnologia, como trabalhando para aplicativos de transportes, entrega e até oferecendo serviços em sites como o GetNinjas ou o VintePila.

Cuidar bem do próprio dinheiro é essencial para viver bem em qualquer aspecto da vida. É assim que conseguimos pagar nossas contas, proporcionar um ótimo bem-estar à família e realizar nossos sonhos.

Com as dicas deste artigo, você já conta com as informações de que precisa para se prevenir contra a maioria dos imprevistos financeiros. Siga as dicas para evitar que esses problemas aconteçam, permitindo viver com uma saúde financeira melhor em seu dia a dia.

Podemos ajudar com uma decisão financeira que será decisiva para a qualidade de vida da sua família. Entre em contato conosco!

A WinSocial ajuda a planejar o seu seguro. Você pode fazer uma simulação gratuita em nosso site para começar a se proteger hoje.

Comentários

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-