Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
O que comer antes ou depois do treino? Descubra! - Blog WinSocial

O que comer antes ou depois do treino? Descubra!

O que comer antes ou depois do treino? Descubra!
6 minutos para ler

Toda prática de exercício físico consome energia e outros nutrientes do corpo, indicando a importância de saber o que comer antes ou depois do treino. Assim, conhecer as necessidades mais específicas para o tipo de exercício que será realizado é essencial na hora de definir que alimento ingerir.

O descuido com esse aspecto de qualquer treinamento físico pode impedir que a pessoa alcance os resultados esperados. Além disso, pode provocar alguns distúrbios, trazer danos à saúde do praticante ou até alterar seu estilo de vida.

Continue a leitura e descubra o que comer antes ou depois do treino.

Por que a alimentação é importante para o resultado do treino?

Bons resultados no treino não são simplesmente o produto líquido e certo da prática de exercícios físicos, por mais aprimorados que sejam. Uma alimentação correta é indispensável para que se possa obter os melhores resultados com a atividade. Na verdade, a nutrição adequada pode melhorar a capacidade de rendimento.

Assim, além de trazer benefícios para o corpo e para a saúde em geral, uma nutrição dirigida aos treinos também evita alguns dissabores e danos durante a atividade física. Veja a seguir os principais efeitos preventivos e corretivos desse cuidado antes e depois do treino.

Disponibilidade de energia

Para realizar uma atividade física, qualquer que seja o tipo de exercício, seu corpo gastará energia, que, portanto, precisa estar disponível. A melhor alimentação para esse fim antecede o treino e é a que libera lentamente a energia necessária, em vez de um pico energético seguido de um déficit.

Além disso, é importante levar em consideração o tempo entre a alimentação e o treino. Assim, quanto mais perto do treino você ingerir o alimento, mais leve deve ser a atividade, a fim de evitar algum desconforto durante o exercício.

Resguardo contra tonturas

A tontura durante o treino pode ser o resultado de situações irregulares do organismo, como a desidratação ou a forma inadequada de respirar durante a prática. O mais comum, porém, é a ausência de uma alimentação própria e equilibrada antes do treino.

A alimentação inadequada antes do exercício poderá reduzir ainda mais sua glicemia (disponibilidade de glicose no sangue) e provocar tonturas durante a atividade física. Assim, uma boa nutrição fará toda a diferença e evitará a ocorrência desse distúrbio.

Queima de gordura

Alguns alimentos, quando ingeridos com equilíbrio, constituem um bom reforço na estratégia de queima da gordura corporal. De modo geral, são alimentos ricos em fibras, que reduzem a absorção de gordura e aumentam a sensação de saciedade.

Da mesma forma, alimentos ricos em antioxidantes, como a vitamina C e outros, reduzem a absorção de gordura. Por sua vez, a presença de vitamina B6 em alguns alimentos diminui a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, evitando danos cardiovasculares.

Redução de dores musculares

Algumas pessoas, quando terminam um determinado treino físico, ressentem-se da dor muscular que surge algum tempo depois. Nesses casos, é comum tratar-se do distúrbio conhecido pela sigla DTM, em inglês, ou “dor muscular de início tardio”, quando o desconforto se manifesta cerca de oito horas depois da prática física.

Existem alguns alimentos que são capazes de evitar essa ocorrência, alimentos esses que as pessoas ingerem antes ou depois do treino, conforme a ação de cada um. Uma boa orientação nutricional é capaz de indicar o alimento mais adequado para cada pessoa e para o treino que será realizado.

O que comer antes de treinar?

Embora a alimentação esteja diretamente ligada aos resultados positivos esperados com o treino, é preciso ter em mente o que se deve ou não comer antes de um treino. De modo geral, a ingestão de carboidratos, frutas e proteínas estará de bom tamanho. Leve em conta os aspectos mostrados a seguir.

Carboidratos

Os carboidratos fornecem a energia necessária para o trabalho muscular que será realizado em qualquer atividade física. Assim, considere alimentos como a mandioca, batata-doce e a tapioca, além de cereais, pão e arroz para o ganho de massa muscular.

Proteínas

O organismo irá utilizar as proteínas principalmente para a recuperação e a manutenção da musculatura. Os principais alimentos indicados para esse fim são: carne, frango, ovos, proteína vegetal (feijão, lentilha), entre outros.

Frutas

As frutas contribuem para o ganho de massa muscular, além de ajudarem na prevenção de cãibras, na hidratação do corpo, na melhora da circulação etc. As frutas mais indicadas para uma boa alimentação antes do treino são: banana, abacate, melancia, uva e laranja.

O que comer depois do treino?

A alimentação depois do treino visa, essencialmente, reparar o efeito dos esforços musculares dispendidos durante os exercícios. Esses efeitos quase sempre são constituídos por danos à musculatura, que, uma vez reparados, vão consolidar a massa muscular acrescentada (o ganho muscular).

Para esse fim, as proteínas constituem o grupo de nutrientes capazes de promover tal regeneração da musculatura. No entanto, elas não operam de forma isolada.

Desse modo, acompanhadas dos demais nutrientes apontados para antes do treino (carboidratos e frutas), serão capazes de fazer o seu melhor. Para as proteínas após o treino, podem ser considerados os seguintes alimentos, entre outros: peixes (sardinha, salmão, atum), peito de frango, ovos e queijo cottage.

Para os carboidratos, podem ser incluídos, além dos anteriormente citados, o macarrão integral e o pão integral. E, para as frutas, podem ser incluídas as frutas vermelhas e a manga.

Além disso, leve em conta a constante necessidade de consumir líquidos para a hidratação, que deve ocorrer antes, durante e depois de cada treino. A fim de manter o corpo hidratado, faça uso de água, água de coco, suco de frutas ou leite.

Como você pôde ver, a alimentação faz uma grande diferença na prática de exercícios físicos e, por essa razão, é importante conhecer o que comer antes ou depois do treino. Uma alimentação equilibrada e adequada antes de treinar ajuda o indivíduo a ter um bom desempenho durante o exercício, assim como o alimento ingerido depois regenera e recompõe os músculos.

Se você gostou deste post, deixe o seu comentário aqui, pois ele será de utilidade para outras pessoas interessadas em cuidados com a saúde como você. Quer começar uma reeducação alimentar? Veja as dicas que preparamos nesse e-book gratuito, basta clicar abaixo;

Comentários

Você também pode gostar
-