Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
Como o câncer de mama em homens se manifesta? Saiba!

Como o câncer de mama em homens se manifesta? Saiba!

Como o câncer de mama em homens se manifesta? Saiba!
6 minutos para ler

Quando o assunto é câncer de mama, logo a preocupação recai sobre a saúde feminina. E não é para menos! Afinal, ele representa a neoplasia com mais mortalidade entre as mulheres. Isso quer dizer que não existe câncer de mama em homens, certo? 

Errado! Ao contrário do que muitos pensam, o tumor maligno das mamas também pode acometer os homens. De qualquer forma, temos que ter em mente que, no geral, a abordagem é bem semelhante àquela feita com as mulheres.

Por outro lado, existem particularidades do universo masculino que podem aumentar o risco da doença ou mesmo modificar o tratamento. Tudo isso você vai entender melhor ao longo do texto!

Entenda o que é câncer de mama

As células representam a unidade mais básica de vida. É o conjunto delas que vai formar tecidos, órgãos e sistemas. Então, cada parte do corpo vai apresentar células específicas, capazes de se reproduzirem e exercerem funções.

Porém, se houver alguma mutação, há o risco de as células não se comportarem bem. Se o organismo não conseguir detectar isso, a proliferação de células mutadas pode se tornar descontrolada. A consequência disso? Neoplasias.

Portanto, o câncer de mama representa a replicação desordenada de células da mama que apresentam alguma mutação. Essa proliferação pode ser bem restrita a um único local ou, pior, pode invadir os vasos linfáticos e se disseminar para outros órgãos.

O que vai ditar isso é o tipo de neoplasia em questão. Alguns deles são de crescimento mais rápido. Já outros, crescem de forma mais lenta. O mais importante de tudo é conseguir detectar as alterações rapidamente, a fim de começar logo o tratamento e melhorar o prognóstico.

O que provoca o câncer de mama em homens?

Dificilmente é possível bater o martelo e afirmar que determinada condição resultou em uma neoplasia. Na verdade, os estudos giram em torno de identificar fatores que podem aumentar a predisposição para que uma célula adquira mutações.

A idade, por exemplo, é um dos fatores de risco para o câncer de mama. Isso porque cerca de 4 a cada 5 casos vão ocorrer em pessoas com mais de 50 anos. Além disso, as causas genéticas também merecem destaque.

Exemplo disso são as famílias com histórico de câncer de mama ou câncer de ovário. Nelas, existe um maior risco de novos casos da doença. Complementando, mutações nos genes BRCA1 e BRCA 2 já foram bem estabelecidas como causas de câncer de mama.

Não podemos nos esquecer que os fatores comportamentais também têm grande impacto para neoplasias. Nesse caso, estamos falando de hábitos de vida. Nessa perspectiva, a associação entre excesso de peso e sedentarismo é uma das mais perigosas.

Outro ponto que vale a pena ressaltar é o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo. Na verdade, são fatores de risco não só para o câncer de mama, mas para uma série de outras doenças.

Veja como é possível ocorrer o câncer de mama em homens

Bem, agora vamos ao que interessa: será que o câncer de mama acomete homens? Sim, mesmo que em números muito baixos, existe o tumor maligno de mamas na população masculina. Para que você tenha uma noção, apenas 1% dos casos são em homens.

Além disso, podemos perceber que as estatísticas também repercutem no índice de mortalidade. No ano de 2019, cerca de 18295 mulheres foram vítimas fatais do câncer em questão. Por outro lado, apenas 227 homens morreram por câncer de mama.

Se você está se perguntando como a doença acomete os homens, não pode se esquecer de que eles também apresentam glândulas mamárias e hormônios femininos. Óbvio que a quantidade é ínfima comparada às mulheres, porém o suficiente para resultar em câncer de mama.

Lembra-se dos fatores de risco que comentamos acima? Pois é! O tumor maligno de mama em homens vai acometer aqueles mais idosos, principalmente acima de 60 anos. Além disso, os fatores genéticos também vão contribuir, em peso, para aumentar o risco da doença.

Quais são os sintomas de câncer de mama em homens?

Da mesma forma como ocorre com o câncer de mama em mulheres, os caroços fixos e indolores também são importantes indicativos nos homens. Considerando que a quantidade de gordura é menor na população masculina, os nódulos ficam ainda mais evidentes.

Mas não é só isso! As alterações nas mamas e nos mamilos também podem ser muito sugestivas. Se a pele da região ficar vermelha, retraída ou com aspecto de casca de laranja, já marque sua consulta e investigue melhor a causa.

Complementando, se o mamilo ficar retraído ou com secreções atípicas, também considere uma consulta médica. Ah, lembre-se de que o aumento da mama também pode requerer avaliação médica, mas em muitos casos pode não estar associado ao câncer de mama especificamente.

Descubra como é feito o diagnóstico e o tratamento

Por último, não podemos deixar de falar sobre diagnóstico e tratamento. O grande detalhe nesse aspecto é entender que os exames de rastreio são feitos apenas nas populações que têm grande risco de desenvolver a comorbidade.

Então, tudo bem a realização de mamografias periódicas em mulheres acima de 40 anos. Porém, não há recomendação de realizar exames de imagens na população masculina para buscar o câncer de mama.

Por isso é tão importante que os homens estejam atentos aos sintomas da doença. Comentamos os principais deles acima, então, se for preciso, leia novamente com mais atenção para não se esquecer deles.

Já o tratamento cirúrgico difere um pouco daquele visto em mulheres. Isso porque não é possível fazer uma cirurgia conservadora, ou seja, que retira apenas parte da mama acometida. De qualquer forma, pode ser realizada a mastectomia total, além dos demais tratamentos, como:

  • quimioterapia;
  • radioterapia;
  • bloqueio de hormônios.

Concluímos, enfim, que o câncer de mama em homens não é tão comum na população. Porém, não podemos, jamais, negligenciar a existência dele. Cerca de 30% dos casos da neoplasia em questão são preveníveis. Por isso é tão importante combater os fatores de risco, sobretudo aqueles que retratam hábitos de vida. Assim, busque praticar mais atividades físicas e evite o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas.

Gostou do conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Comentários

Você também pode gostar

Um comentário em “Como o câncer de mama em homens se manifesta? Saiba!

Os comentários estão fechados.

-