Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
Caminhada emagrece? Conheça os benefícios dessa prática!

Caminhada emagrece? Conheça os benefícios dessa prática!

Caminhada emagrece? Conheça os benefícios dessa prática!
10 minutos para ler

Caminhada emagrece quando há comprometimento, assim como qualquer outra atividade física. Nosso corpo não é uma máquina instantânea que perde peso apenas em três dias de exercícios do corpo. Apesar disso, encarar a jornada para uma vida com um shape mais definido pode ser uma oportunidade de autodescobrimento que você nem imagina.

Dessa forma, quando você chegar ao final da leitura deste artigo, saberá quais os principais benefícios da caminhada e como tornar a prática aeróbica um hábito difícil de ser quebrado. Afinal, é possível se apaixonar pelo que faz bem a você. Assim, fica mais fácil curtir o processo, concorda? Boa leitura!

Caminhada emagrece com benefícios

Sabemos que uma das motivações que levam muitas pessoas a iniciar uma atividade física é a perda de peso e o ganho muscular. Porém, ter esse raciocínio pode fazer o efeito contrário e tirar você do circuito de movimento do corpo em poucos meses.

Então, tudo começa pela conscientização de que caminhada deve ser mais uma atividade do seu cotidiano, tão natural quanto escovar os dentes. E, para auxiliar na perda de peso, o ideal é combinar o exercício aeróbico com uma boa dieta, mas um passo por vez. Confira alguns dos benefícios da caminhada!

Melhoria da saúde

Caminhar fortalece seus músculos, deixando o metabolismo mais ágil. Já na primeira semana é possível notar um aumento no vigor para o desempenho das tarefas normais. Em conjunto com a alimentação, a caminhada pode ser sua melhor amiga para uma vida duradoura, com saúde e lucidez. Agora, é preciso ter paciência com os ganhos a longo prazo. Por isso, anote em um caderninho os seus ganhos semanais, e perceba a curva de crescimento.

Aumento do fôlego

Sabe aquela corridinha que você precisa dar quando atrasou o horário? Geralmente, para quem não faz atividade física, é necessário algum tempo arfando para poder voltar ao normal. Nesses momentos, o pensamento “eu deveria ser mais saudável”, vem a tona. Além disso, os momentos de ansiedade e nervosismo também requerem um pulmão preparado para respirar compassadamente. Faça caminhada, aumente seu fôlego.

Ativação da circulação

Um dos maiores benefícios da caminhada é sentir que o corpo pulsando, vivo. Psicologicamente, essa função é poderosa para facilitar as suas atividades diárias. Isso acontece por conta da ativação da circulação sanguínea, que promove uma sensação de coesão corporal. Ou seja, a presença integral do seu modo de estar no mundo é destacada. O resultado também é a prevenção de doenças crônicas.

Prática do diálogo interior

Andar por aí, observando a mudança das paisagens a medida dos passos, pode ser uma ótima oportunidade para estabelecer a conversa interior. Uma espécie de meditação que você pode refletir sobre pontos importantes e necessários da sua vida. Inclusive, a caminhada oportuniza também o estreitamento da sua relação com a solitude (um termo que significa estar bem com a solidão) e pode refletir até na sua pele.

Saiba o que é verdade ou mito

No mundo das atividades físicas, é muito comum se deparar com algumas “verdades absolutas”. No entanto, é importante saber se elas são verdadeiras ou se são apenas mitos, já que isso facilitará o seu processo de emagrecimento por meio das caminhadas. A seguir, separamos algumas crenças famosas!

Caminhar deixa as pernas finas

Mito! Muitas pessoas acreditam que, com as caminhadas e a perda de peso, as pernas vão “secar”, por elas serem naturalmente mais finas do que outras partes do corpo. Na verdade, o que acontece é justamente o contrário. Com o tempo, a caminhada ajuda a aumentar o tônus das pernas, o que faz com que os músculos fiquem enrijecidos.

Caminhada em jejum faz emagrecer mais rápido

Verdade! A prática de atividade física aeróbica em jejum auxilia no processo de emagrecimento, porque a fonte de energia usada é a gordura acumulada no corpo. Desse modo, é possível queimar gordura e aumentar o gasto calórico.

Porém, ela não é indicada para todas as pessoas devido aos riscos à saúde que podem ocasionar, incluindo acidentes durante a atividade por conta das tonturas e do desmaio. Isso porque o exercício pode levar o organismo a ter uma queda rápida de energia, que leva a quadros de fadiga muscular, com cansaço extremo ou hipoglicemia.

Caminhar apenas uma vez por semana por mais tempo emagrece

Mito! A caminhada só emagrece quando é realizada de forma contínua e sem exageros, associada a uma alimentação adequada. Cumprir todo o exercício físico em apenas um dia faz com que você se sinta muito cansado ou passe mal durante ou depois dele, além de possivelmente sentir câimbras pelo esforço exagerado.

O horário da caminhada interfere na perda de peso

Verdade! Alguns estudos apontam que o período da tarde é o mais recomendado para obter melhores resultados nas medições de desempenho físico, incluindo resistência, força e capacidade aeróbica. Geralmente, isso ocorre porque a temperatura do corpo e os níveis hormonais tendem a aumentar durante a tarde, tornando os músculos mais flexíveis.

Só tem resultado quem caminha, no mínimo, 1h por dia

Mito! Caminhar 30 minutos por dia e 3 vezes na semana já é suficiente para desfrutar das vantagens da caminhada, como o emagrecimento. Claro que, quem deseja resultados melhores e mais rápido, pode ir intensificando gradativamente a frequência do exercício e o tempo. Portanto, para garantir qualidade de vida, bem-estar e uns quilinhos a menos, o ideal é realizar, no mínimo, 150 minutos de caminhada por semana, de acordo com a indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS).  

Caminhada precisa de hábito

Para uma nova atividade inserida na sua rotina, é preciso o esforço da repetição até que ela se torne natural. Sim, a regularidade é, realmente, o segredo do sucesso, pois somente a sua constância permite obter os benefícios máximos para sua saúde.

Quando o exercício físico se torna uma parte normal e indispensável da sua rotina, é menos provável que você desista dele, ficando mais fácil recomeçar se precisar interromper por algum motivo. Felizmente, há boas estratégias para dar certo o início do hábito da caminhada.

Contudo, saiba que sentimentos conflitantes podem aparecer, e está tudo bem que eles apareçam. Afinal, somos humanos, sujeitos às mudanças de humor e de vontades. Por isso, é importante você ter bem nítido o que motiva você a continuar. Confira nossas dicas!

Caminhar todos os dias

É fundamental manter a constância e fazer todos os dias a caminhada. Isso não quer dizer que você precisa de 30 minutos ou 1 hora sempre. O importante é mostrar ao seu cérebro que haverá previsibilidade daquela atividade diariamente. Adapte o horário, se necessitar diminua o tempo, mas mantenha a assiduidade. Assim você alcançará seus objetivos. Mesmo que você esteja de férias, não deixe de continuar a rotina.

Achar um ambiente bonito

Que tal começar a associar a atividade com o prazer e a beleza? Essa é uma ótima forma de estímulo. Logo, encontre um ambiente bonito, como um parque ou menos ruas que você ache interessante para a caminhada. Essa atitude imprime ao cérebro uma mensagem positiva para a realização do exercício. Você também pode variar os locais e até escolher algum dia da semana para ir a um local mais distante, porém bonito, como forma de recompensa.

Ter um tênis confortável

Há um equívoco geralmente associado a essa dica. Optar por um tênis mais confortável não significa necessariamente comprar um produto mais caro. É preciso contemplar três fatores para conseguir um tênis que possibilite bem-estar durante as caminhadas. O tamanho certo, o material respirável e uma boa tecnologia de amortecimento. Fique atento e anote essas dicas.

Tamanho certo

Dessa maneira, muitas pessoas se surpreendem com a ideia da numeração correta de um tênis ser dois centímetros maior que o pé. O fato é necessário, pois, naturalmente, haverá maior circulação de sangue na região, resultando no inchaço. Além disso, o membro precisa de espaço dentro do tênis para se movimentar durante a caminhada, caso contrário haverá atrito desnecessário, causando bolhas e prendendo a circulação.

Material respirável

Esqueça tênis de couro ou materiais que não sejam respiráveis. Afinal, a temperatura do seu pé naturalmente subirá, por conta do movimento, então é preciso dar vazão a essa massa de calor. Por isso, materiais que proporcionem a passagem de vento são primordiais para você ter conforto e se concentrar no que realmente importa durante a atividade física.

Boa tecnologia

Escolher uma boa tecnologia de amortecimento aumenta as chances de bem-estar durante a sua caminhada. Como a atividade vai de leve a moderada, não é necessário comprar a borracha amortecedora mais cara, pois você, ainda, não é um competidor profissional. Porém, você pode apostar em algo que absorva os impactos e seja leve.

Como você percebeu, caminhada emagrece a medida que você se cerca daquilo que realmente pode alavancar sua motivação. Dessa maneira, ter paciência com o processo, focando nos benefícios é uma das melhores atitudes. Também é válido, como vimos, acolher os momentos de falta de energia, mas sabendo ser passageiro. Afinal, você já deixou nítido quais são os seus objetivos. Por isso, basta continuar.

Inclua treinamentos de resistência

Outra maneira de potencializar os resultados da sua caminhada para emagrecer é acrescentar alguns treinos de resistência na rotina, com cargas que podem ajudar a construir massa muscular magra. Praticar flexões, agachamentos, abdominais e exercícios funcionais de intervalos curtos e alta intensidade são alguns exemplos de treinos para incluir.

Todas essas atividades complementares aumentam os batimentos cardíacos e auxiliam a pessoa no controle da respiração. Isso faz com que o esforço da caminhada se torna mais simples, pois o organismo terá maior controle do oxigênio.

Como você percebeu, caminhada emagrece à medida que você se cerca daquilo que realmente pode alavancar sua motivação. Dessa maneira, ter paciência com o processo, focando nos benefícios é uma das melhores atitudes. Também é válido, como vimos, acolher os momentos de falta de energia, mas sabendo ser passageiro. Afinal, você já deixou nítido quais são os seus objetivos. Por isso, basta continuar!

Bem, agora é hora de começar a colocar a caminhada em prática, que tal? Ah! Mas, antes, não deixei de compartilhar com a gente as suas dúvidas, opiniões sobre o assunto e nos seguir no Instagram e Facebook. Deixe aqui o seu comentário!

Comentários

Você também pode gostar
-