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Café da manhã do diabético: entenda a importância e como prepará-lo

Café da manhã do diabético: entenda a importância e como prepará-lo

CAFÉ DA MANHÃ PARA PESSOAS COM DIABETES: ENTENDA A IMPORTÂNCIA E COMO PREPARÁ-LO
9 minutos para ler

Você já deve ter ouvido que a primeira refeição do dia é a mais importante para qualquer pessoa e não deve ser perdida nem evitada. Afinal, é ela que garante grande parte da energia necessária para as atividades exercidas ao longo do dia. O que muitos não sabem é que o café da manhã para pessoas com diabetes é ainda mais indispensável.

Além dos benefícios habituais da reeducação alimentar nesse sentido, há inúmeros outros que as pessoas com diabetes podem aproveitar. Pensando nisso, elaboramos este post com dicas completas para você entender a importância do café da manhã e compor sua refeição com bons nutrientes.

Ficou interessado? Então, acompanhe a leitura!

Qual é a importância de um bom café da manhã?

A ciência nutricional já sabe que ficar longos períodos sem se alimentar pode provocar picos de glicemia (açúcar no sangue) na refeição seguinte. Isso ocorre no organismo de qualquer pessoa, a qualquer hora do dia. Por si só, o período noturno de sono representa cerca de 8 horas sem comer.

Sendo assim, já existe uma tendência natural para a elevação dos níveis de açúcar no sangue ao termos nossa primeira refeição do dia. Se, além disso, uma pessoa acordar e não ingerir o café da manhã, ela acumulará níveis ainda mais elevados de glicose no sangue quando finalmente comer.

Isso se aplica mesmo a uma alimentação de baixo índice glicêmico. Esse tipo de situação pode ser bem mais perigosa no caso de uma pessoa com diabetes, já que ela não terá o controle que uma alimentação adequada permitiria. É justamente por essa razão que o café da manhã é tão importante para ela.

Nesse sentido, é fundamental que aqueles que apresentam essa condição estejam atentos aos nutrientes que compõem a refeição matinal e se aproveitem dos benefícios que veremos melhor a seguir.

Que nutrientes devem compor a refeição matinal?

Uma alimentação saudável deve incluir, principalmente, os chamados macronutrientes — carboidratos, proteínas e lipídeos (gorduras) — além das fibras, que são essenciais. Todos esses nutrientes, no entanto, precisam estar em quantidades regularmente equilibradas, sem excessos, como veremos a seguir.

Carboidratos

Os carboidratos são a principal fonte de glicose do nosso organismo. No entanto, eles também podem elevar os índices glicêmicos, logo, quem tem diabetes não pode consumir em grandes quantidades. Em outras palavras, eles são essenciais, mas o diabético deve utilizá-lo sem excessos.

Além de levar em conta a quantidade consumida, é preciso dar preferência aos carboidratos integrais, em razão do seu maior teor de fibras, evitando-se aqueles mais processados. Farinhas refinadas, como a farinha de trigo branca, por exemplo, devem ser menos utilizadas, preferindo-se sempre que possível a farinha integral.

Doces também apresentam índices glicêmicos mais altos. Portanto, quem tem diabetes deve evitar o seu consumo ou, ao menos, reduzido a quantidades bem pequenas para não desequilibrar a refeição.

Quanto aos carboidratos no café da manhã, pessoas com diabetes podem consumi-los, desde que sejam integrais ou em pequenas quantidades, a fim de evitar os picos de glicemia que já poderiam ocorrer naturalmente, como dissemos. Uma boa opção de alimentos desse grupo pode ser considerada a seguir:

  • aveia combinada com outros alimentos;
  • pão de centeio;
  • pão de linhaça;
  • cereais integrais;
  • soja preparada sob diversas formas;
  • frutas diversas.

Proteínas

Embora não seja um hábito brasileiro, o consumo de proteínas no café da manhã é uma ótima opção para pessoas com diabetes. Na verdade, proteínas são indispensáveis para qualquer dieta saudável. Elas são constituídas por unidades chamadas aminoácidos, responsáveis pelo crescimento e pela manutenção do corpo.

Vale dizer, no entanto, que nosso organismo não utiliza diretamente as proteínas que ingere. Primeiro, ele as decompõe em seus aminoácidos e os emprega para a construção das proteínas específicas de que precisa. Além disso, nós mesmos produzimos uma parte dos aminoácidos necessários para construir proteínas. Mas, para isso, precisamos ingeri-las e retirar delas os nutrientes que nosso corpo requer.

Existe, ainda, um tipo especial de proteína, as enzimas, que são essenciais para os processos metabólicos do organismo e precisam ser produzidas pelo nosso corpo. Enzimas estão entre os principais compostos da natureza que propiciam a vida como a conhecemos.

Considerando tudo isso, cerca de um quarto do volume de uma refeição matinal deve ser de proteína. Para esse fim, os ovos são especialmente indicados para o café da manhã da pessoa com diabetes e de quem mais desejar uma refeição saudável. Também é recomendada uma boa dose de leite, uma vez que, pela manhã, ele reduz os níveis de açúcar que naturalmente tenderiam a ser elevados.

Fibras

Tecnicamente, as fibras são um grupo especial de carboidratos (oligossacarídeos). Sua principal importância está no fato de que elas não são digeridas, o que desempenha um papel muito benéfico na manutenção das nossas funções gastrointestinais.

Para pessoas com diabetes, as fibras oferecem duas características de grande valor. Primeiro, elas retardam a absorção do açúcar no seu caminho até o sangue; ao mesmo tempo, são responsáveis por promover a sensação de saciedade, isso é, de fazer a fome passar. Por tudo isso, elas devem estar sempre presentes em nossas refeições, especialmente para pessoas com diabetes.

Fibras são normalmente encontradas em vegetais como hortaliças, frutas e grãos integrais, podendo ser facilmente incluídas no cardápio de qualquer pessoa. No entanto, o brasileiro consome, em média, menos fibras do que o recomendado. Por isso, pessoas com diabetes devem ter atenção especial a esse nutriente na hora de organizar o seu café da manhã.

Entre os alimentos ricos em fibras e importantes para o café da manhã para as pessoas com diabetes, podemos destacar a aveia, que é muito versátil na alimentação. Uma boa dica é utilizá-la com frutas frescas, como framboesas ou cerejas, por exemplo.

Quais são os benefícios de um café da manhã caprichado?

Como vimos, um café da manhã caprichado oferece diversas vantagens para uma pessoa com diabetes. Podemos destacar, em resumo, as principais delas:

  • fornece os nutrientes essenciais para a saúde;
  • interrompe o jejum da noite, evitando picos de glicemia;
  • ajuda a reduzir os níveis glicêmicos (em especial, pelo uso de leite);
  • ajuda a disciplinar a alimentação da pessoa com diabetes;
  • disponibiliza energia suficiente para iniciar as atividades do dia.

Quais são os cuidados necessários ao compor o café da manhã?

Ao compor a refeição matinal, é importante ter atenção a alguns fatores. Em primeiro lugar, ao equilíbrio entre os nutrientes necessários para ter energia e saciedade ao longo do dia. Ou seja, é preciso prezar pela distribuição correta de carboidratos, proteínas e fibras no café da manhã.

Em segundo lugar, é fundamental levar em conta a moderação, sobretudo nas quantidades. Para que fique claro as variações possíveis, elencamos a seguir três opções completas para seu café da manhã. Confira as dicas!

Opção 1

A primeira alternativa para pessoas com diabetes é combinar 1 porção de fruta com 1 colher de sopa de farelo de aveia, mais 200 ml de iogurte. É importante, nesse caso, que tanto o iogurte quanto a fruta sejam consumidos em sua forma mais natural. Vale lembrar que, quando se tritura a fruta ou a descasca, a maior parte das fibras presentes nela se perdem, retirando alguns de seus benefícios no café da manhã.

Opção 2

A segunda opção possível de café da manhã é combinar 1 xícara de café ou chá mate com 1 fatia de pão integral e 2 fatias de queijo minas. Vale destacar, nesse caso, que tanto o pão quanto a bebida devem ser sem açúcar. Se necessário, é possível utilizar um adoçante do tipo stevia ou xilitol.

Ainda assim, o mais adequado é que você não utilize esse recurso e adapte seu paladar ao sabor natural dos produtos. Do ponto de vista comportamental, isso ajudará a manter uma dieta saudável em longo prazo.

Opção 3

Por último, uma opção possível é combinar 1 copo de limonada, igualmente sem açúcar ou com adoçante, com 1 crepioca. Para prepará-la, basta misturar 1 ovo e 1 colher de sopa de farinha de tapioca e jogar a mistura em uma frigideira untada. Após virar a massa, é só colocar 1 fatia de queijo como recheio.

Você ainda pode adicionar à mistura 1 colher de chá de chia ou aveia, como preferir. Lembre-se de que a bebida também deve ser natural, de preferência preparada em casa e com produto fresco.

Sem dúvidas, o café da manhã é uma das refeições mais importantes, visto que é por meio dele que extraímos a energia necessária para iniciar o dia. Nesse sentido, é recomendável que todos tenham atenção aos produtos que inserem na dieta matinal, buscando agir a favor do organismo e ter uma vida mais saudável.

O café da manhã para diabéticos, por sua vez, deve receber ainda mais atenção. Afinal, a depender dos produtos escolhidos, é possível ter maior ou menor domínio sobre a condição e auxiliar no manejo do índice glicêmico ao longo do dia. Conferindo as dicas que trouxemos neste post e considerando as opções acima, você poderá compor refeições matinais práticas, saudáveis e que contribuem para uma vida com mais energia.

Ficou fácil perceber como o café da manhã é uma refeição essencial para as pessoas com diabetes, não ficou? Lembre-se, por fim, de levar em conta a moderação, sobretudo nas quantidades!

E agora, se gostou desta leitura, aproveite para conferir também os exercícios mais indicados para a pessoa com diabetes!

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