Benefícios do Exercício Físico para quem tem Diabetes

exercicio fisico e diabetes
7 minutos para ler

A prática regular do Exercício Físico pode trazer muitos benefícios na saúde das pessoas em geral, como por exemplo, a diminuição da ansiedade e estresse, melhora do humor, auto-estima e até do quadro de depressão. Também ajuda a combater o sedentarismo, que é causador de doenças muito comuns como as doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes. Mas e pra quem já tem diabetes? Como que o exercício físico pode ajudar de fato?

Seja tipo 1 ou tipo 2, o exercício físico é um dos pilares do tratamento do diabetes. A prática regular tem um impacto positivo no controle glicêmico da pessoa com essa condição, assim como ajuda a prevenir e controlar comorbidades (outras doenças decorrentes do diabetes) como risco cardiovascular, hipertensão, obesidade, dislipidemia, entre outras.

Sabendo disso tudo, listei aqui alguns benefícios que a prática regular de exercícios físicos pode trazer para quem tem diabetes:

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Diminuição da Resistência à Insulina (Sensibilização dos Receptores de Insulina)

Uma pessoa com resistência à insulina, na maioria dos casos é obeso ou está um pouco acima do peso, com outras condições de saúde associadas ao sedentarismo. A resistência à insulina nada mais é do que a dificuldade do corpo de absorver o hormônio, causando muitas vezes a sua produção excessiva e/ou hiperglicemia. Na pessoa com diabetes que pratica atividades físicas regularmente, nota-se que a sua resistência à insulina diminui¹, porque ao combater o sedentarismo, o corpo se torna cada vez menos resistente ao hormônio.

O que explica isso é que os indivíduos com o tipo 2 passam a secretar menos insulina até 72h após uma sessão de treinamento. Com a contração muscular, ocorre a translocação de GLUT-4 (proteína que auxilia no transporte de glicose para dentro da célula). Quanto maior for a intensidade do exercício, maiores serão os benefícios, como mostram os estudos².

Melhora na ação da insulina injetável 

Para os pacientes que precisam injetar insulina, é preciso atenção ao realizar atividades físicas, porque a prática faz com que a ação da insulina exógena seja melhor durante e algumas horas após o exercício, principalmente em crianças³. Por isso, deve-se ter muito cuidado com as hipoglicemias também no pós-exercício, principalmente para usuários de insulina.

Favorece melhor controle do Diabetes (Tipo 1 e Tipo 2)

Um estudo⁴ feito pelo Depto Atividade Física ADIABC em 2007, mostrou que independente de ter diabetes ou não, caminhar por 40 minutos ajuda a diminuir os níveis glicêmicos no sangue. Se em uma pessoa que não tem diabetes já ajuda, imagina em quem tem?

Estudo do Depto Atividade Física ADIABC 

Este mesmo estudo mostrou a média de diferença glicêmica dos voluntários entre DM1 e DM2, pela medição da glicemia capilar antes do exercício e após. Nos indivíduos DM2 sem uso de insulina, a média de inicio foi de 127mg/dl e final de 88mg/dl, enquanto nos indivíduos DM1 com uso de insulina, a média inicial foi de 171mg/dl e final de 82mg/dl.

Isso acontece por conta da diminuição da resistência à insulina. Consequentemente, o ajuste das doses de insulina e/ou medicamento oral fica mais fino e preciso, contribuindo para que o paciente consiga alcançar um melhor controle do diabetes.

Diminui o risco de complicações crônicas do Diabetes Tipo 1

As complicações crônicas do diabetes como retinopatia, neuropatia, doenças cardiovasculares etc, estão diretamente ligadas ao controle inadequado da doença. Uma vez que a pessoa consegue um melhor controle por conta da prática regular de atividades físicas, é possível retardar ou até prevenir as complicações crônicas do diabetes.⁵

Contribui para a diminuição das doses de insulina (Diabetes Tipo 1)

Por conta da diminuição da resistência à insulina e a consequente melhora da ação do hormônio, os pacientes com DM1 e em alguns casos, pacientes com DM2, costumam diminuir as suas doses de insulina ao longo do tratamento quando combinado com exercícios físicos⁵. Vale lembrar que os indivíduos com DM1, não conseguem deixar de tomar o hormônio de forma exógena por conta da não produção do mesmo⁶. A dose pode ser diminuída, mas nunca zerada!

Auxilia no controle da Hipertensão Arterial

A Hipertensão Arterial, também chamada de pressão alta, é uma doença crônica na qual a pressão arterial se mantém elevada. É uma doença muito comum na população brasileira e mundial, sendo uma das principais causas de doenças cardiovascularese mortes em decorrências das mesmas.

A Sociedade Brasileira de Hipertensão relata: ”A realização regular de atividades físicas reduz a pressão arterial tanto em indivíduos que já tem a pressão alta, quanto naqueles que ainda não tem a doença, mas que têm um risco elevado de desenvolvê-la, como os filhos de hipertensos, os obesos e os pré-hipertensos. É interessante observar que com a prática física regular, a pressão arterial diminui não só em repouso, mas também quando a pessoa está realizando suas atividades diárias e quando sofre uma situação estressante.”⁷ 

Diminui o Risco Cardiovascular

”Os danos causados às veias nas variações glicêmicas do dia a dia aumentam as chances do indivíduo com diabetes desenvolver doenças cardiovasculares, assim como hipertensão, derrame e outras’‘. É o que diz o site inglês Diabetes.uk⁸. Por este motivo, o paciente com diabetes e com um mau controle da doença é considerado um indivíduo com risco alto em exercícios físicos.

O auxílio no controle do diabetes por conta da prática regular de exercícios físicos, ajuda diretamente na diminuição dos danos causados às veias do coração, diminuindo assim o risco cardiovascular no diabético.

Resumindo, exercício físico é vida!

Não existem dúvidas de que a prática regular de exercícios físicos é uma das chaves principais para a melhora no controle do tratamento do diabetes tipo 1 e tipo 2. É muito importante enfatizar que pessoas com diabetes devem realizar treinamento supervisionado com profissional de educação física e monitorar a glicemia para prevenir eventuais hipoglicemias.

Para ter mais segurança, é importante iniciar a atividade com glicemia entre 120mg/dl a 250mg/dl. Por isso, consulte sempre seu endocrinologista antes de iniciar qualquer rotina de exercícios.

Você sabia que na Winsocial quem tem diabetes também pode ter seguro de vida? Faça uma simulação aqui.

Abraços!

Beatriz Scher | Fundadora do Biabética

Conteúdo revisado por:

Emerson Bisan | Prof. Ed. Física, Educador em Diabetes e Diretor da Nova Equipe Assessoria Esportiva

Fontes:

¹Mecanismos da ação da insulina – UFGRS

² Stephen R. (Mauritas, 2012) e Little J. (J Appl Physiol, 2011)

³ Atividade Física na criança com Diabetes Tipo 1

⁴ Depto Atividade Física ADIABC

SBD Capítulo 8 – Atvidade Física no Diabetes Tipo 1 e 2: Bases fisiopatológicas, importância e orientação

⁶ https://www.diabetes.org.br/profissionais/diabetes-tipo-1/76-uso-da-insulina-no-tratamento-do-diabetes-mellitus-tipo-1

⁷ Sociedade Brasileira de Hipertensão

⁸ Diabetes.uk

Comentários

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-