Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
4 cuidados que você deve ter com sua autoestima! - Blog WinSocial

4 cuidados que você deve ter com sua autoestima!

4 cuidados que você deve ter com sua autoestima!
3 minutos para ler

Você sabia que a autoestima pode afetar todos os setores da vida, desde o profissional até o pessoal? Isso ocorre porque ela corresponde à percepção que cada um tem de si mesmo, o que também envolve a autoaceitação. Então, se esse percebimento não for positivo, é mais provável ocorrer a autossabotagem, por exemplo.

Esse problema pode ocorrer de forma direta ou até mais sutil, com críticas excessivas e injustas contra si mesmo. A situação piora se houver muitos comparativos com as conquistas alheias e até um olhar mais gentil para os erros e a trajetória dos outros. Tudo isso sinaliza uma autocrítica que mostra uma baixa autoestima.

Identificou-se com a situação descrita? É fundamental compreender mais sobre o assunto para aprender a lidar com a autoestima. Portanto, continue a leitura e conheça 4 dicas!

Por que é importante cuidar da autoestima?

Então, conseguiu entender do que se trata a autoestima? Como visto, ela interfere em diversos cenários do dia a dia. Portanto, ela pode influenciar a maneira como lidamos com os relacionamentos sociais, desafios que surgem pelo caminho, vida profissional, saúde física etc.

Assim, quando ela é considerada baixa, se torna mais fácil passar por relações abusivas, tóxicas e desmotivação nas diversas áreas da vida. Afinal, a autoestima envolve muito mais do que a maneira como enxergamos a aparência física no espelho. 

Ela também diz respeito à percepção das potencialidades internas. Isso envolve a capacidade de ser amado por outra pessoa, alcançar sucesso profissional, merecer os elogios recebidos etc. Isto é, você frequentemente se sente uma farsa ao ouvir elogios? Isso pode ser sinal de baixa autoestima e da importância de cuidar mais dela.

Quais os benefícios de cuidar da autoestima?

Após entender a importância do cuidado da autoestima, fica mais fácil perceber os benefícios dessa prática. Afinal, pessoas que entendem o seu valor podem ser mais felizes e melhorar as relações pessoais e profissionais. Isso porque é mais difícil se colocar em lugares que não fazem bem só porque você acha que não merece mais do que isso.

Como cuidar da autoestima?

Conseguiu entender mais sobre os benefícios da autoestima? Reconhecemos que nem sempre é fácil cuidar dela. Mas algumas práticas podem ajudar. Veja!

1. Aceite suas limitações

Todos temos pontos fracos. Aceitar quais são os seus ajuda no relaxamento e na busca por mudanças sem neuras.

2. Não alimente pensamentos negativos

Tente consumir conteúdos agradáveis e se cercar de pessoas que aumentem os pensamentos positivos, não o contrário.

3. Evite comparações

Comparar-se é injusto e, em vez de elevar sua vida, pode colocar você mais pra baixo.

4. Tenha objetivos e metas

Isso é fundamental para sair da zona de conforto e ter mais motivação no dia a dia.

Então, conseguiu entender mais sobre autoestima? As dicas citadas são fundamentais para ajudar na construção de uma melhor percepção sobre si mesmo. Para isso, também é importante encarar esse processo como uma construção diária, para que você não tire o foco do cuidado com a autoestima.

O nosso post foi importante para o seu conhecimento sobre autoestima? Então, assine a newsletter e continue por dentro das atualizações! 

Comentários

Você também pode gostar
-