Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
Entenda como a adoção de atitudes saudáveis interferem no corpo

Entenda como a adoção de atitudes saudáveis interferem no corpo

Entenda como a adoção de atitudes saudáveis interferem no corpo
12 minutos para ler

Atitudes saudáveis podem ampliar seus momentos de alegria, sabia? Acordar cedo pela manhã, ingerir alimentos ricos em fibras, fazer uma breve caminhada enquanto aproveita dos raios solares, alongar o corpo e aprender a respirar. Se esses comportamentos parecem distantes para você, saiba que talvez a questão para conseguir praticá-los, seja até simples e fácil de entender e, assim, iniciar uma nova rotina.

Para isso, o caminho passa pela informação de qualidade. Logo, após a leitura deste artigo, entenda o que são consideradas atitudes saudáveis, o motivo de adotá-las no dia a dia e como elas, realmente, interferem positivamente no corpo. Além disso, você saberá quais são as principais atitudes saudáveis e como torná-las hábitos. Ficou com interesse? Então confira agora!

O que são consideradas atitudes saudáveis?

Provavelmente, você já deve saber, de alguma maneira, o que são consideradas atitudes saudáveis. Toda pessoa que respira tem uma ideia clara sobre como atender às necessidades para a continuidade da vida do seu próprio corpo. Mas, uma informação importante, que geralmente não é colocada, gira em torno de quais atitudes saudáveis são as melhores para cada pessoa.

Dessa forma, ao ler posts sobre listas de atitudes saudáveis, é preciso ter consciência de que boa parte daquilo pode não funcionar para você. Logo, é interessante saber o principal sobre o significado das atitudes saudáveis. Elas são todas as ações que propiciem, a longo, médio e curto prazo, um ganho de nutrição física e psicológica para o seu corpo, com base na ideia de que aquilo lhe faça bem.

Vivemos em uma cultura que, tradicionalmente, fez a separação entre o corpo e a mente. Quando, esses dois fatores, na prática, não estão separados. É bom deixar isso evidente para entender que o melhor caminho para conseguir lidar bem com atitudes saudáveis acontece pela via da adaptação. Em outras palavras, às vezes uma atitude saudável seria incrível, idealmente, para o seu corpo, porém, não aconteceria o mesmo com a mente.

Por exemplo, sabe-se que fazer exercícios físicos na academia facilita a definição e hipertrofia muscular. Além disso, pode melhorar a postura, dar mais tranquilidade para a mente e fortalecer o sistema imunológico. Contudo, se você prefere estar ao ar livre ou não gosta de repetições, talvez matricular-se na academia não seja a atitude saudável adequada.

Por que devo adotá-las no dia a dia?

Atitudes saudáveis podem ser divididas em três tipos. Aquelas que são ótimas para fazer cotidianamente, outras que necessitam apenas de uma vez na semana, e as últimas, que requerem um tempo maior. Preencher os seus dias com elas é a melhor forma de fazer desse modo de vida um hábito. Por isso, selecionamos alguns motivos para incentivar você a começar nessa jornada.

Aumento da disposição

Quer acordar mais cedo e sem sono para aproveitar melhor o dia? A adoção de atitudes saudáveis fortalece o corpo, deixando-o mais ativo para fazer tarefas cotidianas. Em alguns momentos, até o ato de se levantar de uma cadeira pode requerer mais energia para aqueles que não levam um estilo de vida bem regulado.

Melhora do sistema imunológico

As atitudes saudáveis ajudam a fortalecer o sistema imunológico, pois permitem a completa nutrição do corpo e o seu pleno funcionamento metabólico. Uma das barreiras que podem acontecer durante a construção de hábitos saudáveis é o acontecimento de uma gripe, dor de garganta, por exemplo. Pois, você é obrigado a descansar o corpo, o que gera a quebra de algumas rotinas saudáveis.

Por isso, a adoção de hábitos saudáveis gera um sistema imunológico forte. Assim, ele também possibilita a continuidade em uma rotina de bem-estar. Em muitos momentos da vida, somos pegos de surpresa e precisamos lidar com acontecimentos desafiadores. Logo, estar preparado para isso, com a quantidade indicada de defesas ativas no nosso corpo, é uma atitude fundamental.

Prevenção de doenças

Como você tem percebido, cada atitude positiva está interligada com uma outra na adoção de hábitos saudáveis. Dessa maneira, a prevenção de doenças é um dos pontos mais importantes na escolha pelo bem-estar. Preparar o corpo para a longevidade pode evitar a dependência para fazer até as mais simples tarefas.

Em outras palavras, se você exercita bem o seu corpo, isso pode ajudar a prevenir problemas nas articulações e, inclusive, quedas. Além disso, músculos mais fortalecidos estão preparados para acompanhar a animação interior no momento de uma festa. Isso permite o movimento do corpo livremente, sem ter a preocupação de que no outro dia vai acordar com alguma dor.

Combate ao estresse

Apesar de parecer uma regra em muitos espaços de trabalho e contextos de vida, o estresse não deve ser algo constante. Saber lidar com ele é muito importante e isso pode ser alcançado ao adotar hábitos de vida saudáveis.

Relembre das vezes que você teve um hábito saudável, como ingerir uma comida integral, nutritiva e fresca. A digestão otimizada propiciada pelos nutrientes desse tipo de alimento economiza sua energia, garantindo mais empenho para lidar de melhor maneira com os desafios.

Como interferem positivamente no corpo?

Agora, pare esta leitura e inspire e expire de modo lento e contínuo, com os olhos fechados. O que você está sentindo agora? Essa pequena atitude, que não levou mais que 30 segundos, pode ser uma chave de ouro para facilitar a experimentação da vida de maneira mais intensa e leve.

O corpo é sua fonte, onde você vai obter saúde. Por mais simples que essa afirmativa pareça, ela revela a importância do corpo. Quando adotamos hábitos de vida saudáveis, acontece uma ampliação da nossa consciência corporal.

Ou seja, é como se, até então, não se tivesse a completa noção de que se tem um corpo. E, aos poucos, essa noção vai se fortalecendo. E, descobrimos que nosso corpo é o maior responsável pelo nosso próprio bem-estar. Começar a experimentar essas formas de positividade corporal pode ser o início de uma nova forma de encarar a vida.

Como melhoram a saúde e bem-estar?

Para entender como hábitos saudáveis melhoram a saúde e bem-estar, é interessante exemplificarmos com uma pequena história sobre diabetes e musculação. Imagine que Rosa descobriu que tem diabetes, aos 30 anos, e precisa mudar completamente sua rotina, pois, até então, levava uma vida de hábitos desregrados.

Após conversar com o instrutor e relatar sua condição, o profissional passa exercícios aeróbicos, que vão diminuir a quantidade de gordura no seu corpo. Um dia, ao descer da apressada de uma escada, por pouco Rosa não se desequilibra. A consciência corporal aliado a perda de peso pode ter favorecido isso.

Caso ela tivesse se lesionado, por conta da diabetes, poderia haver uma dificuldade de cicatrização do corte, impossibilitando a realização de atividades importantes do seu cotidiano.

Quais as principais atitudes saudáveis?

Como falamos no começo deste texto, para adotar atitudes saudáveis é preciso saber aquelas que melhor se adaptam às suas necessidades. Não adianta querer tomar suco de inhame toda manhã se você prefere um leite achocolatado. Não é pelo fato de algo ser saudável, que foi visto isoladamente e fora do seu contexto, que você deve tomar como verdade. Por isso, separamos algumas dicas tendo em vista essas perspectivas.

Comer uma boa alimentação

Alimentação saudável significa diminuir o consumo de industrializados e optar por uma dieta variada de fibras, verduras, nutrientes e vitaminas. Sabemos que tirar um tempo para preparar o próprio almoço e jantar é algo que requer mais empenho.

Por isso, um modo legal de fazer isso é tirando um dia para cozinhar o alimento e separar em marmitas. Para garantir um bom período de validade, é interessante congelar. Além disso, faça uma lista dos alimentos que você mais gosta e pesquise sobre o valor nutritivo de cada um. Adicionalmente, veja quais outros alimentos, que você não tem costume de incluir na dieta e são fundamentais para a saúde.

Um nutricionista pode ser o profissional mais adequado para encontrar a dieta mais encaixada para as necessidades nutricionais do seu organismo, adequando ao seu paladar. Além disso, o processo de começar a se alimentar bem é uma oportunidade para descobrir como cozinhar bem. Comer algo bem temperado é mais um fator que adiciona bem-estar a sua vida.

Praticar exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é ótima para relaxar o corpo, deixá-lo mais forte e com energia para enfrentar os desafios diários. Inclusive, uma boa caminhada durante a manhã, pode render bons momentos de sol. Isso pode resultar no fortalecimento dos músculos por conta da ativação da vitamina D.

Caso você conheça alguém ou mesmo tenha a condição de diabetes, saiba que há uma relação importante entre a vitamina D e diabetes. A prática de exercícios físicos, além de ser um dos caminhos para conseguir ter hábitos saudáveis, facilita o convívio com várias condições crônicas.

Manter o corpo hidratado

O fato de sermos formados predominantemente por água não é apenas uma coincidência. Ele evidencia a importância do líquido na nossa vida. Manter-se bem hidratado reduz a possibilidade de processos inflamatórios, emagrece, fortalece o bom funcionamento dos rins e mantém as mucosas hidratadas.

Se você tem dificuldade em lembrar de tomar água regularmente, facilite o processo e utilize garrafinhas de 1 litro. Manter a água por perto, sem precisar ter o trabalho de se levantar, pegar um copo e esperar enchê-lo de água, pode estimular você. Aproveite e coloque, antes de dormir, a garrafinha no congelador, para que, no próximo dia ela mantenha uma temperatura agradável enquanto você consome o seu líquido.

Encontrar atividades relaxantes

Massagem, Ioga ou até parar e escutar uma música que deixe você relaxado são ótimas oportunidade para conseguir fortalecer as atitudes saudáveis na sua vida. Por isso, escolha um ou dois dias no mês para tirar esse tempo de relaxamento. Claro que, se você preferir e for possível, ter mais momentos que relaxem o seu corpo é o ideal.

Organizar suas atividades

Quando você organiza seus compromissos, isso gera menos estresse para o seu corpo e mente. Pois, dessa maneira, não é necessário relembrar afazeres. Guardar um espaço para colocar suas responsabilidades, com horários e prioridades pode ajudar na conclusão diária de exercícios físicos, boa hidratação e alimentação.

Por isso, compre um pequeno caderno e separe um tempo para fazer a sua agenda. Escolha três canetas de cores diferentes e utilize para cada uma delas um nível de prioridade. Assim, você consegue visualizar mais facilmente as necessidades para cada momento. Essa atitude é simples e faz uma diferença essencial na construção de hábitos de vida mais saudáveis.

Você também pode comprar um pequeno quadro branco e colocar em algum lugar visível da casa. Assim, será possível visualizar seus afazeres. Ao final do dia, apagar as informações e escrever as novas obrigações para o dia posterior.

Como torná-las hábitos?

Para tornar isso em hábito é preciso encarar que o cenário ideal não vai acontecer. Ou seja, é comum criarmos expectativas sobre qualquer início. Porém, essas possibilidades são adaptadas à medida que vão efetivamente acontecendo.

Assim, é fundamental lidar bem com as falhas no percurso. Muitas vezes o desejo de desistir pode aparecer. Essa vontade é reforçada quando não toleramos a ideia de que aquilo inicialmente planejado aconteceu de uma maneira totalmente diferente. São exatamente esses os momentos mais desafiadores.

Esteja aberto para experimentar as combinações mais criativas. É dessa forma que você poderá chegar a uma rotina personalizada, honesta e executável para você. Também é bom lembrar que o cérebro leva em torno de quatro semanas para se acostumar a um novo hábito. Então, ter persistência e continuar praticando, mesmo naqueles dias estressantes, é o complemento para se sair bem nisso.

Como você notou, a adoção de hábitos saudáveis precisa estar adaptada ao seu contexto para que consiga tornar-se hábito. Por isso, o que vale é experimentar a prática de diversas atividades físicas, formas de alimentação saudável e sessões de relaxamento. Assim, você poderá colher os resultados como a melhora do sistema imunológico, prevenção de doenças e combate ao estresse.

Curtiu o conteúdo? Então aproveite e curta agora a nossa página do Instagram. Lá, você poderá se manter bem informado, com as melhores dicas sobre saúde e qualidade de vida. E ao falar em qualidade de vida, veja agora as dicas que separamos para melhorar a qualidade de vida familiar.

Comentários

Você também pode gostar
-