Assistência funerária: como funciona e por que contratar?

assistência funerária
6 minutos para ler

É preciso estar preparado para situações futuras, principalmente em um cenário delicado como a perda de um ente querido. Entender o funcionamento de uma assistência funerária e compreender como esse serviço pode te ajudar é fundamental para quem procura tranquilidade e segurança durante um período de fragilidade.

Essa assistência opera para que os familiares não fiquem sobrecarregados e cuidem com antecedência e calma de toda a parte financeira, prática e burocrática que envolve esse momento tão delicado. 

Além de conter muitos benefícios e reduzir os custos, muitas vezes esse serviço já está incluso na apólice de seguro de vida, facilitando ainda mais na hora de resolver todos os processos.

O que é uma assistência funerária?

Sancionada em 22 de março de 2016, a Lei nº 13.261 foi criada para regulamentar a comercialização dos planos de assistência funerária. De acordo com essa norma, esse serviço consiste no conjunto de comodidades contratadas para serem prestadas ao titular e seus dependentes na realização de homenagens póstumas.

Ainda segundo a lei, fica estabelecido que ao adquirir um plano funerário, o contrato de prestação de serviços precisa ser bem detalhado — com valor de mensalidade e descrição de tudo que estiver incluso. Isso porque geralmente existem diversas modalidades e coberturas que variam um pouco em relação a serviços e preços.

Dessa forma, a empresa também disponibilizará uma equipe que resolva todas as questões burocráticas de uma perda cuidando de toda a organização do cerimonial, além de assistência necessária para os familiares.

A portaria do Conselho Nacional de Seguros Privados prevê os seguintes itens como cobertura mínima a serem ofertadas pela assistência funeral:

  • cremação;
  • organização e atendimento de funeral;
  • registro de óbito em cartório;
  • sepultamento;
  • transporte de corpo até o local de residência (em caso de falecimento em outra localidade);
  • tratamento das formalidades de liberação do corpo.

Caso a seguradora ofereça outros serviços diretamente relacionados ao funeral, eles também entrarão como obrigatoriedade na hora dos processos burocráticos.

Diferença entre assistência e auxílio funeral

É preciso ficar atento, pois esses dois serviços são distintos. O auxílio funeral faz parte de um contrato de apólice em determinado valor. Assim, na hipótese de falecimento, fica disponível para a família o valor do contrato na apólice para arcar com os custos.

Com isso, é preciso organizar os procedimentos com a total certeza de que o valor não passará ao estipulado anteriormente. Depois a seguradora ressarce os gastos até a quantia contratada.

Já na assistência funerária são contratadas coberturas específicas e quem organiza tudo é a própria prestadora de serviço. Dessa forma, a família não precisa se preocupar com nada e recebe toda a assistência especializada relacionada com os procedimentos.

Quais as vantagens da assistência funerária?

Facilidade de organização

É bastante natural que as pessoas não queiram resolver todos os detalhes da própria morte. Porém, ao cuidar com antecedência desses procedimentos, é possível organizar todos os aspectos e não sobrecarregar pessoas próximas.

Dessa forma, é possível decidir os detalhes como local de sepultamento, tipo de serviço, decoração, urna e outros. Também é possível informar qualquer desejo ou pedido especial para esse momento, como a cremação, que ficará registrada na empresa contratada.

Controle de gastos

Estar programado com antecedência resulta, quase sempre, em grande controle e redução dos gastos. Com a contratação de um plano de assistência funerária é possível ter mais tempo e tranquilidade na hora de pesquisar diferentes empresas e modalidades de serviços, comparando-as e conhecendo os detalhes de todos os custos.

Dessa forma, criando um pacote que supra as necessidades da família é possível pagar um preço muito menor se comparado com os serviços separados, além de conseguir uma autonomia muito maior por não ter que tomar decisões de maneira rápida.

Assim, é possível ter todos os serviços e valores detalhados e bem programados, divididos em mensalidades pequenas e que sejam compatíveis com o seu orçamento.

Diminuição de transtornos

Muitas providências são tomadas depois da morte de alguém próximo, como liberação de corpo, emissão de declaração de óbito, procedimentos de preparo do corpo, organização e outros.

Nesse sentido, todas as questões penosas já estão resolvidas, diminuindo possíveis transtornos e imprevistos, evitando a contratação de serviços desvantajosos que não tenham os cuidados necessários para satisfazer as vontades familiares.

Segurança e tranquilidade para a família

Sem ter a preocupação de todos os detalhes burocráticos, os familiares ficarão muito mais tranquilos para viver o momento em paz e da melhor maneira possível. Além disso, não será necessário se preocupar com decisões importantes, já que tudo foi feito anteriormente e corresponde com a vontade de quem partiu.

Da mesma maneira, contratar um plano funerário também garante maior segurança financeira e emocional para todos. Afinal, todos os gastos já estão pagos e o abalo emocional não prejudicará toda a decisão.

Como escolher o plano ideal?

Na hora de escolher a melhor assistência funerária para as suas necessidades, é essencial observar alguns pontos importantes, como:

  • idoneidade da empresa;
  • cobertura nacional ou local;
  • informações contratuais.

Primeiro, procure saber se a empresa está, de fato, apta para executar essas funções e se ela possui capital suficiente para arcar com todos os custos dos clientes a curto, médio e longo prazo.

Outra dica muito importante é avaliar sempre a situação cadastral da organização escolhida, realizando buscas em locais de referência. Procure avaliar o histórico e verificar reclamações de serviços feitos anteriormente.

Por fim, não se esqueça de ver qual o atendimento fornecido, sendo ele nacional ou local, e se você concorda com todas as informações presentes no contrato. Essas questões fazem toda a diferença na hora que for preciso solicitar todos os serviços.

Como você pôde conferir, é fundamental encontrar uma assistência funerária que traga tranquilidade e segurança para sua família. Aqui na WinSocial podemos ajudar nesse processo, conectando você ao seguro de vida que te auxilia com todo o cuidado e dedicação.

Entre em contato com nossa equipe e conheça novas maneiras de ter uma vida muito mais serena e bem cuidada. 

Comentários

Você também pode gostar
-