Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
9 Aplicativos que auxiliam na Contagem de Carboidratos - Blog Linha WinSocial

9 Aplicativos que auxiliam na Contagem de Carboidratos

aplicativos contagem de carboidratos diabetes
9 minutos para ler

A Contagem de Carboidratos é uma estratégia nutricional que muitas pessoas com diabetes utilizam para ajudar no tratamento. Afinal, é preciso ter controle no consumo desse nutriente para não desequilibrar os níveis de glicose no sangue. Por essa razão, existem aplicativos de contagem de carboidratos aliados nesse processo.

Esses recursos tecnológicos são aliados na terapia nutricional porque a Contagem de Carboidratos não costuma ser simples. Quer dizer, é necessário considerar porções e medidas, o que pode confundir as pessoas. No entanto, a dificuldade envolvida no processo não é razão para negligenciar essa técnica. Isso porque, você já entendeu a importância desse nutriente para o controle glicêmico.

Pensando nisso, listamos 9 aplicativos de Contagem de Carboidratos e outras informações relevantes sobre o assunto. Continue a leitura e fique por dentro!

O que são e para que servem os carboidratos?

Esse grupo nutricional, muito encontrado em alimentos de origem vegetal, é comumente visto como o vilão de pessoas diabéticas e quem quer perder peso. Mas olha, primeiro, saiba que carboidrato quando consumido isolado não engorda, certo? 

Na verdade, tudo depende da frequência no consumo deste macronutriente, quantidade de comida e combinação com outras refeições. Além disso, o metabolismo de cada indivíduo também influencia nisso. 

Ou seja, o carboidrato não apenas não é um vilão como também é muito importante, principalmente para pessoas com diabetes. Isto é, ele é uma das principais fontes de glicose, usado como energia pelo corpo. 

Além disso, as propriedades desse macronutriente auxiliam na saciedade, hipertrofia, bem-estar, melhoria da memória, digestão etc. Para pessoas com diabetes o consumo dele também é benéfico pelo controle nos níveis de glicose. 

No entanto, isso depende de como ela é consumida, quantidade, frequência e outros aspectos. Por exemplo, comer carboidratos no final da refeição regula os níveis de glicose, segundo estudos da Faculdade de Medicina da Universidade Cornell

O que é a Contagem de Carboidratos?

Chamamos de Contagem de Carboidratos a estratégia nutricional cujo objetivo é auxiliar no tratamento do diabetes, em que a pessoa aplica uma quantidade de insulina rápida exatamente para a quantidade de carboidratos que está consumindo.

Há pessoas que também fazem Contagem de Gorduras e Proteínas, uma vez que esses nutrientes também se transformam em glicose no nosso organismo, só que de forma mais lenta. 

Isto é, você já entendeu que a maneira como o carboidrato é consumido pode reduzir os níveis de glicose no sangue e manter a diabetes controlada. 

Contudo, mais do que isso, é importante comer menos esse macronutriente, o que é auxiliado pela Contagem de Carboidratos. Então, colocá-la em prática é uma maneira de tratar a diabetes com mais disciplina, motivação e conhecimento.

Quais são as vantagens da Contagem de Carboidratos?

Conforme mencionado, pessoas com diabetes precisam consumir carboidratos, mas de maneira controlada. No entanto, alcançar o equilíbrio ideal pode ser difícil, por exigir considerações de medidas e porções. E ainda, a quantidade desse macronutriente recomendado para o consumo diário depende da altura, peso corporal, estilo de vida, composição corporal e outros fatores.

Sendo assim, a Contagem de Carboidratos é uma terapia nutricional que facilita esse processo. Dessa maneira, os pacientes podem aderir ao tratamento de controle da diabetes com mais eficácia e ter uma melhor qualidade de vida. Isso porque o controle no consumo de carboidratos melhora o controle glicêmico e evita ou retarda complicações futuras.

Como os aplicativos de Contagem de Carboidratos ajudam?

Quem faz contagem precisa ter consigo uma tabela nutricional com a quantidade de carboidratos que cada alimento contém. Antigamente (antes dos smartphones), usávamos um livrinho para cima e para baixo, em que consultamos a cada refeição, até que decorássemos a quantidade de alguns alimentos que fossem mais consumidos, como, por exemplo, o arroz.

No entanto, hoje, existem aplicativos que fazem o papel desses livretos de forma digital e prática. Em alguns, você até pode colocar o Fator de Sensibilidade e Fator de Correção (valores passados pelo médico para calcular a quantidade de insulina), e o app faz o cálculo de insulina automaticamente para você! Que evolução, hein?

Por essa razão, listamos 9 aplicativos de Contagem de Carboidratos para você escolher o mais alinhado com suas demandas e facilitar o controle dos níveis glicêmicos. Confira a seguir!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Conhecendo os aplicativos:

1. FatSecret

O Fatsecret é um aplicativo de nutrição que serve para contar nutrientes em geral. Você informa qual alimento está comendo e ele te dá a quantidade de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, calorias e fibras) que você está consumindo. Ele serve apenas como uma tabela consultiva e um diário de alimentação.

O seu grande diferencial é que tem a opção de bater foto do código de barras ou do alimento em si. No caso do código de barras, o app tem um banco de dados com informações de inúmeros produtos alimentícios. Mas, se você deseja bater uma foto do alimento em si, ele pode tentar descobrir o que é para você.

Por exemplo, ao bater uma foto de uma maçã, ele consegue reconhecer que é uma maçã e lhe fornecer as informações nutricionais. Então, tentei testar essa funcionalidade com um prato de comida e ele acertou 50%! Vale, né?

Uma última funcionalidade bem interessante é uma aba de comunidade, em que as pessoas que usam o app podem compartilhar o seu dia a dia alimentar uns com os outros. Desse modo, há recompensas para quem vence desafios e é super bem engajado.

2. MyFitnessPal

Tem a mesma pegada do FatSecret na questão da contagem de carboidratos, porém, tem o adicional de rastrear exercícios físicos e monitorar de forma mais completa o dia da pessoa, calculando a quantidade de calorias que ingeriu x a quantidade de calorias que gastou no dia.

Se conecta ainda com os aplicativos de exercício Strava e Garmin, e assim, consegue rastrear as atividades físicas e calcular as calorias gastas.

3. Contagem de Carboidratos SBD

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), por exemplo, tem um material educacional sobre contagem de carboidratos em seu site. Recentemente, eles criaram o aplicativo para tornar mais prática a consulta dos alimentos da tabela nutricional da SBD. Desse modo, essas indicações são a referência mais precisa sobre os valores nutricionais.

Alguns dizem que o aplicativo deixa um pouco a desejar por não possuir muitos alimentos em sua tabela. Mas vale acompanharmos a evolução nas próximas versões dessa tecnologia.

4. Diabetes M

O Diabetes M é um ótimo aplicativo quanto um diário alimentar + diário de glicemia. Entretanto, ele só aceita alimentos escritos em inglês, o que pode dificultar para pessoas que não são fluentes no idioma.

5. Dieta e Saúde

Minha nutricionista me indicou este aplicativo para eu fazer a contagem de gorduras e proteínas, além da contagem de carboidratos. Ele funciona bem parecido com o FatSecret, mas seu diferencial é que ele usa o sistema de pontos, realizando um cálculo prévio da quantidade de pontos que você pode consumir por dia para atingir um determinado objetivo.

O sistema de pontos pode ser legal para entender o quanto saudável está a sua alimentação, mas lembre-se, é imprescindível você consultar seu nutricionista sobre o seu plano alimentar.

6. Minsulin

Ideal para quem não usa bomba de insulina e precisa fazer o cálculo de bolus de cabeça. O app Minsulin faz o cálculo para o paciente. É preciso um cadastro prévio, em que o médico insere os fatores de correção e de sensibilidade. Depois, a cada refeição, basta que o usuário informe o que está comendo que o aplicativo calcula a dose de insulina. É bem prático!

7. Glic

Seguindo a mesma premissa do Minsulin, o Glic é o aplicativo de diabetes mais antigo do mercado, sendo uma plataforma para o rastreamento completo do tratamento do diabetes. Ele possui uma tabela de carboidratos que funciona da mesma forma que o FatSecret, MyFitnessPal.

Isto é, ele realiza o cálculo de dose de insulina da mesma forma que o Minsulin, ou seja, dependendo apenas das informações inseridas no cadastro feito pelo médico. Com o Glic, o usuário também pode fazer um registro de glicemias e gerar relatórios para mostrar na consulta médica.

8. TecNutri

O aplicativo TecNutri tem recursos para além da Contagem de Carboidratos. Isto é, ele também serve para fornecer receitas doces, receitas práticas, registrar lista de compras, montar cardápio low-carb etc. Para isso, é preciso fornecer dados com seus objetivos e demandas.

9. UaiKeto

Que tal ter um aplicativo que, além da Contagem de Carboidratos, avalia o comportamento do seu organismo durante o jejum intermitente, dieta low carb ou cetogênica? É desse modo que o UaiKeto age, além de oferecer diversas dicas de alimentos e preceitos para que os usuários tenham mais qualidade de vida.

Vimos alguns aplicativos de Contagem de Carboidratos disponíveis na Apple Store e Play Store brasileiras. Contudo, existem muitos outros menos conhecidos. São aplicativos feitos para tornar a vida com diabetes mais prática e melhorar, assim, a adesão ao tratamento.

Então, gostou de saber mais sobre os aplicativos de Contagem de Carboidratos e os benefícios deles para os cuidados com a saúde? Assine nossa newsletter e fique por dentro de outras informações relacionadas!

Concluindo…

Vimos alguns aplicativos disponíveis na Apple Store e Playstore brasileiras, mas existem muitos outros menos conhecidos. São aplicativos feitos para tornar a vida com diabetes mais prática e melhorar, assim,  a adesão ao tratamento.

Você sabia que na Linha Winsocial quem tem diabetes também pode ter seguro de vida? Então Faça uma simulação aqui.

Beijos,

Beatriz Scher | Especialista de Marketing de Conteúdo de Diabetes, Fundadora do Biabética

Conteúdo revisado por: 

Noelly Dantas | Nutricionista e Educadora em Diabetes

Você sabia que na Linha Winsocial quem tem diabetes também pode ter seguro de vida? Faça uma simulação aqui.

Comentários

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-