Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

x
x
4 P's da diabetes: entenda cada um deles - Blog Linha WinSocial

4 P’s da diabetes: entenda cada um deles

4 P's da diabetes: entenda cada um deles
3 minutos para ler

O conceito de diabetes já é bem estabelecido no senso comum: aumento de açúcar no sangue. Porém, nem sempre é bem entendido o que provoca isso ou as consequências desse aumento. Por isso, vamos conversar sobre os 4 P’s da diabetes.

Antes de explicar cada um deles, é preciso lembrar que o açúcar, ou glicose, tem um papel fundamental no organismo: fornecer energia. Assim, a insulina é o hormônio responsável por capturar para as células essa glicose presente no sangue.

Lembre-se de que a diabetes acontece por 2 motivos principais: ausência da insulina ou resistência a esse hormônio. E o que os 4 P’s têm a ver com isso? Bem, eles são os principais sintomas da instalação da doença! Veja os detalhes a seguir.

Perda de peso

Se você entendeu o mecanismo explicado acima, vai ficar bem simples compreender os sintomas! Se uma pessoa diabética não consegue captar glicose e produzi-la em energia, de onde vai sair a força motriz do organismo?

Neste caso, existe a quebra de músculos e gordura. Se houvesse apenas a quebra de gordura, seria muito bom, certo? Porém, a perda de peso é ainda maior e mais perigosa, uma vez que os músculos também estão envolvidos.

Polifagia

Agora, mais um detalhe associado à incapacidade de gerar energia: fome! Imagine só você se alimentar normalmente e, ainda assim, sentir-se fraco e com mal-estar. É como se nada fosse capaz de dar energia, certo?

Se a glicose não entra na célula e gera perda de peso, o organismo entende como se aquela pessoa não estivesse se alimentando direito. Por isso, chegamos no segundo P: a polifagia, ou simplesmente fome.

Poliúria

Você já conhece os sintomas relacionados com a falta de energia. Porém, esse excesso de açúcar no sangue também gera acometimentos renais. Isso porque os rins apresentam funções essenciais, sendo uma delas a filtração do sangue.

A partir do momento que existe muita glicose na corrente sanguínea, os rins não conseguem atuar como uma barreira de filtração e acabam excretando bem mais do que deveriam. Logo, a pessoa apresenta poliúria, que retrata o aumento na frequência da urina.

Polidipsia

Por último, se a pessoa está fazendo tanto xixi e perdendo tanta água, ela precisa se hidratar mais, não é mesmo? Então, vemos a manifestação da polidipsia — sede. E cá entre nós: essa é uma das queixas mais comuns do paciente!

Só mais um detalhe: não é só a quantidade de vezes que vai ao banheiro que determina a sede da pessoa. Como o sangue fica muito concentrado com o excesso de açúcar, é preciso diluir mais. Então, a alternativa que o corpo encontra é justamente a sede.

Bem, finalizamos a explicação sobre os 4 P’s da diabetes. No caso da diabetes tipo 1, eles são muito marcantes, uma vez que a falta de insulina é mais intensa e aguda. Já no tipo 2, também podem surgir, porém se manifestam em um quadro um pouquinho mais avançado da doença. Além de sugerirem o diagnóstico, podem indicar que o tratamento não está sendo tão adequado. Logo, procure um bom profissional para acompanhar seu caso!

Gostou do conteúdo? Acompanhe as nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Comentários

Você também pode gostar
-