Exercício Físico nas férias: como manter o foco?

3 minutos para ler

Vem chegando as férias escolares, recesso de trabalho e vai acabando a bateria de todo o ano agitado.

Se pensarmos que é hora de relaxar e diminuirmos além da carga rotineira de trabalho e estudos, diminuirmos também nossa rotina de atividade física, que sabemos faz parte do tratamento do Diabetes, corremos um risco muito alto de atrapalhar nosso controle glicêmico, já que o consumo calórico acaba sendo maior pelas festividades e até relaxamento da rotina mesmo.

E por isso pensamos em algumas dicas pra não só você manter a sua rotina de atividade física, mas também dar início a hábitos saudáveis pra dar continuidade quando a rotina voltar.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Algumas dicas para as férias

– Aproveite o tempo disponível pra experimentar novas atividades, esportes ou pra você que está parado começar uma caminhada leve como um start.

– Tente descobrir se a atividade que vai alternar com a costumeira tem o mesmo nível de esforço do seu habitual. Se tiver mudança de intensidade, independente do exercício, pode fazer você perder o padrão de correção de bolus alimentar usado pra quando você vai se exercitar e já conhece a atividade.

– Procure informar os amigos que praticam no seu local de férias para a atividade física sobre o que fazer em casos de hipoglicemias.

– Anote como foi nos primeiros dias o comportamento glicêmico na nova atividade.

– Se você vai praticar a sua atividade de rotina procure aumentar a intensidade do seu exercício favorito nas férias e tentar evoluir, já que a disponibilidade de tempo pode ser maior e o seu tempo de descanso também.

– Cuidado com hábitos alimentares diferentes dos usuais quando estiver praticando nas férias, tanto nas porções quanto na qualidade. Você pode estar consumindo mais energia, mas talvez sem qualidade e faltar nutrientes tanto para energia pros exercícios quanto pra recuperação pós treino.

– Lembre-se que nos dias quentes o gasto energético para a prática de exercícios exige muito mais e isso aumenta os riscos de Hipoglicemia.

– Cuidado com as mudanças de horários das refeições, isso pode modificar toda a base do tratamento com os horários das insulinas ou medicamentos.

Powered by Rock Convert

– Nem sempre o local de suas férias tem as mesmas estruturas do seu local de prática habitual, por isso leve sua suplementação habitual de carboidrato de rápida absorção na viagem.

– Se não estivera costumado, procure ir aumentando o volume e intensidade de forma gradativa.

 

Cuidados básicos para a prática de atividade física com segurança

1 – Sempre carregar um carboidrato de rápida absorção para. caso de Hipoglicemia

2 – Conhecer a ação de cada medicamento e se for o caso mudar o horário para que o pico de ação não seja junto das atividades.

3 – Ajuste junto ao médico a dosagem de insulina para dias de atividades diferentes, de maior volume ou intensidade;

4 – Andar sempre identificado com um cartão, uma pulseira, um colar ou até uma tatuagem para acaso de atendimento nos primeiros socorros.

5 – Usar calçados adequados para a atividade que vai fazer, usar sempre roupas leves, protetor solar.

 

O mais importante, procurar as atividades que mais te agradam estejam prática pra você realizar de forma contínua e tentar após as férias dar continuidade.

Um abraço,

Comentários

Você também pode gostar
-