Conheça 6 tipos de grãos integrais mais indicados para pessoas com diabetes

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Pessoas com diabetes precisam manter uma alimentação saudável para que o tratamento seja um sucesso. Dentro desse cenário, os grãos integrais têm um importante papel. Por não passarem por processos de refinamento, esses alimentos conservam suas propriedades — justamente o que faz diferença. Fibras, minerais e vitaminas são mantidas.

Existe uma seleção especial de alguns grãos que têm benefícios diretos para pessoas com diabetes. Se você consegue mantê-los em sua rotina alimentar, certamente vai conseguir aproveitar tudo de bom que eles oferecem. Ficou curioso para conhecer? Neste post você entenderá um pouco melhor o poder dos grãos integrais, conhecerá 6 principais e como eles podem ajudar você. Confira!

A importância dos grãos integrais na saúde de pessoas com diabetes

Pode ser chato no início, mas mudar alguns hábitos alimentares faz parte dos cuidados básicos de quem tem diabetes. Quem tem a condição há mais tempo já até se acostumou, e sabe que a qualidade de vida é prioridade. Nesses novos costumes, os grãos integrais têm papel muito importante, graças ao modo como eles conseguem preservar tudo que há de melhor neles.

O fato de não serem refinados proporciona a preservação de compostos da película e do germe dos grãos. Nesses compostos há uma série de nutrientes muito importantes para a alimentação. Outro papel muito importante é no controle das taxas de açúcar no sangue. As fibras presentes nesses alimentos são capazes de absorver o carboidrato no organismo, o que mantém a estabilidade glicêmica.

E mesmo se você não tiver diabetes, indicamos que você insira esses alimentos em seu consumo diário com o objetivo de levar uma vida cada vez mais saudável e assim evitar o diabetes tipo 2 😉

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Os 6 principais grãos integrais e como eles podem ajudar

Todos esses benefícios de grãos integrais para pessoas com diabetes em ser aproveitados por meio de um verdadeiro Dream Team alimentar. Esses são os que realmente não devem faltar na sua dieta! Eles são fáceis de encontrar, podem aparecer nas suas refeições cotidianas e, na maioria das vezes, não necessitam de nenhum preparo específico. Confira os 6 principais grãos!

1. Quinoa

Originária e muito popular na América do Sul, a quinoa já é um grão bastante conhecido. Cada vez mais na mesa de quem busca uma alimentação saudável, seu grande destaque é o alto valor nutricional. Ela é muito útil especialmente para a diabetes tipo 2, já que tem um papel importante na manutenção da pressão alta, muito comum de quem tem essa condição.

A quinoa também tem um baixo índice glicêmico, o que naturalmente ajuda a controlar as taxas do diabético. Ela também é rica em aminoácidos naturais e em fibras, o que gera uma atividade competente na absorção de proteínas e gorduras presentes no organismo.

2. Aveia

Ainda mais popular e versátil que a quinoa, a aveia é um dos grãos mais fáceis de ser incluído na alimentação, como um acompanhamento no café da manhã, por exemplo. Ela é uma grande combatente do colesterol alto, já que ajuda a manter os índices mais controlados se consumida regularmente. Rica em fibras, a aveia absorve o excesso de carboidrato no organismo.

Um dos principais destaques da aveia é uma fibra, a beta-glucana. Sua atuação aumenta a sensibilidade do organismo à insulina. Como resultado, isso proporciona ao organismo um controle maior, evitando os picos glicêmicos.

3. Centeio

O centeio é um grão rico em minerais como ferro, fósforo e, principalmente, o magnésio, conhecido e importante agente de combate e controle da diabetes. Quem tem a condição sabe também que manter o peso é fundamental. Usar o centeio na alimentação ajuda no controle, evitando o ganho excessivo capaz de levar à obesidade, por exemplo.

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Entre outras funções do centeio está a ajuda que ele proporciona à atividade cardiovascular, ponto fundamental para pessoas com diabetes. O grão também contribui no controle dos níveis de glicose, graças à sua composição rica em nutrientes variados.

4. Linhaça

A linhaça é rica em fibras, e por isso muito utilizada por pessoas que querem perder peso ou mantê-lo equilibrado. Como você já viu, as fibras são grandes aliadas na manutenção dos níveis glicêmicos. Se uma pessoa com diabetes consegue isso, ele já tem meio caminho andado em direção a uma situação mais saudável. O controle dos níveis de glicose é parte fundamental de quem tem essa condição de saúde.

A linhaça também é um importante agente no controle dos picos de glicose. Ela consegue entregar esse benefício por meio de seus compostos. Para aproveitar tudo isso, consuma 10 gramas por dia, cerca de uma colher de sopa do grão.

5. Arroz integral

O arroz integral é um dos grãos integrais mais simples e fáceis de consumir. Ele pode ser simplesmente substituir o arroz normal, sem afetar os hábitos alimentares e ainda agregando muito à saúde. Seu carro-chefe é a presença de fibras em altas quantidades, ajudando a manter os níveis glicêmicos do jeito que eles precisam estar para quem tem diabetes.

Outro destaque importante nesse alimento é a quantidade de aminoácidos. Ele possui uma cadeia completa, com os 12 principais que o organismo humano precisa.

6. Cevada

A cevada é um grão rico em vitaminas e minerais, além das fibras, é claro! Por si só, ele é muito importante na preservação do organismo no combate a doenças graves. Sua atuação também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, algo fundamental para as pessoas com diabetes.

Outro destaque da cevada é fato de ser uma importante fonte de vitamina B3. Ela ajuda a manter a atividade cardiovascular em ordem, afastando riscos de doenças no coração.

A substituição de grãos refinados por integrais

Bem, mostramos a você como os grãos integrais para diabéticos trazem uma série de benefícios especialmente no controle da condição. A última recomendação é que você busque cada vez mais fazer substituições na sua dieta alimentar, mesmo se não possuir a condição. Os grãos refinados devem ser trocados pelos integrais, para que todas essas propriedades possam ser aproveitadas amplamente durante sua rotina.

Cada um desses grãos integrais pode ser aproveitado em diferentes momentos do dia, ou seja, em cada uma das refeições. Você pode pedir ajuda de um nutricionista, assim ele indicará a distribuição exata. Contudo, lembre-se: substituir os refinados por integrais é fundamental, mesmo para pessoas sem a condição.

É possível alimentar-se bem e viver uma vida saudável e de qualidade! Os grãos integrais para diabéticos trazem propriedades que seu organismo vai aproveitar da melhor forma.

Saber a quantidade de carboidratos ingeridos é uma atividade importante no cotidiano de pessoas com diabetes! Para ajudar você nessa tarefa, veja alguns aplicativos para contagem de carboidratos.

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