Aprenda de uma vez por todas como poupar dinheiro

6 minutos para ler

Ter uma vida financeira saudável contribui para o bem-estar e a qualidade de vida. Entretanto, não são todos os brasileiros que conseguem alcançar esse objetivo. Muitas pessoas não têm conhecimento sobre educação financeira e não sabem como poupar dinheiro.

Independentemente dos ganhos mensais, é fundamental controlar as contas e separar uma quantia para reservas de emergências e objetivos a médio e longo prazo. Dessa forma, você evita dívidas e consegue realizar os seus sonhos com mais facilidade.

Quer saber como poupar dinheiro? Confira este texto e veja as nossas dicas sobre o assunto!

Como poupar dinheiro

Analise suas contas

Um dos primeiros passos para poupar dinheiro e investi-lo em objetivos para o futuro é observar suas contas. Veja o valor das despesas fixas e variáveis e analise seu extrato bancário para saber onde é possível economizar:

  • Despesas fixas: contas mensais essenciais para seu dia a dia, tais como conta de luz, água, condomínio, aluguel, mensalidade de cursos, medicamentos etc;
  • Despesas variáveis: estão relacionadas ao seu estilo de vida e, em alguns casos, passam despercebidas. Gastos em restaurantes, cafés, academia, supermercado, shopping e celular são exemplos disso;

As despesas variáveis, geralmente, são mais fáceis de reduzir e dependem de uma mudança de comportamento. Sendo assim, anote todos os seus gastos ao longo do dia e do mês para entender suas despesas e conseguir poupar. Já nas contas fixas isso pode acontecer a partir de mudanças de hábitos para reduzir o consumo, como a diminuição no tempo do banho, a troca de lâmpadas fluorescentes por LED que são mais econômicas, entre outras atitudes.

Defina um objetivo

Muitas pessoas desejam economizar dinheiro, mas não definem uma meta. Resultado: acabam abandonando o objetivo no meio do caminho. É fundamental saber o quanto você quer poupar, para qual objetivo e qual o prazo para isso. Essa atitude é positiva para manter a motivação ao longo do processo e evitar um comportamento sabotador.

Contudo, essa meta deve ser realista. Se você deseja poupar uma grande quantia, defina um prazo de acordo com seus ganhos, em 5 ou 10 anos, por exemplo. Se, ao longo do processo, seus rendimentos aumentarem, você pode rever a meta e reduzir o prazo. Outra dica é escrever seu objetivo em um papel e deixá-lo em um local visível. Dessa forma, você não esquecerá dele e manterá o foco para realizá-lo.

Veja onde é possível economizar

Após analisar suas contas para saber como poupar dinheiro, você conseguirá ter uma ideia mais clara do que é possível economizar. Se as despesas com restaurantes estão altas, você pode trocar a ida a um estabelecimento caro por um jantar com amigos em casa, por exemplo, ou limitar o número de refeições fora de casa.

Powered by Rock Convert

Outra dica é alterar o plano do celular para outro mais econômico. Sites, aplicativos e programas de descontos também são úteis para reduzir as despesas. Essas ferramentas muitas vezes oferecem descontos em lojas, restaurantes, farmácias, entre outros locais.

Classifique suas despesas

Uma dica significativa para aprender como poupar dinheiro é classificar suas despesas e criar metas para elas. O objetivo é encaixar todas as suas despesas, incluindo um valor para guardar, dentro de seus gastos mensais. Você pode dividi-los em despesas essenciais, lazer e prioridades financeiras. Um exemplo seria:

  • 50% a 60% dos ganhos para despesas essenciais (contas da casa, compras de medicamentos, mensalidades de curso, supermercado, combustível, entre outros);
  • 15% a 20% para prioridades financeiras (pagamentos de dívidas, poupar dinheiro e previdência privada);
  • 25% a 30% para lazer e estilo de vida (compras em shopping, academia, restaurantes, e assim por diante).

Essa divisão é positiva para equilibrar sua vida financeira, guardar dinheiro e evitar dívidas. Você pode organizá-la de acordo com suas características e prioridades, aumentando a meta de despesas mensais e incluindo outras classificações. No entanto, é fundamental manter o foco em suas metas. Se você estipulou um limite de R$200,00 mensais para gastos em restaurante, por exemplo, procure cumprir isso.

Evite comprar por impulso

Seguir a dica acima já ajudará a evitar compras por impulso, afinal, essa despesa precisará estar dentro de sua meta de compras em shopping. Contudo, muitas pessoas encontram dificuldades nesse objetivo, especialmente em épocas de liquidações. Sendo assim, além de dar atenção a sua meta, é importante avaliar se aquela compra é realmente necessária.

Em alguns casos, as pessoas se deixam levar por promoções, ou fazem compras como consolo por uma semana difícil no trabalho, por exemplo, e acabam se arrependendo depois. Por isso, antes de adquirir um produto, pense bem se ele será útil no seu dia a dia.

Utilize o cartão de crédito com cuidado

O cartão de crédito facilita a vida de muitas pessoas, mas é preciso utilizá-lo com consciência, pois os juros são altos. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica que cerca de 8 em cada 10 brasileiros têm dívidas com o cartão de crédito. Dessa forma, antes de fazer uma compra, veja se conseguirá pagar as parcelas nos meses seguintes.

Se tiver condições, dê preferência ao pagamento à vista, pois em muitos casos é possível negociar um desconto e poupar esse valor para outro objetivo. Além disso, lembre-se de pesquisar bem antes de fazer uma compra, afinal, os preços podem variar bastante de um estabelecimento para o outro.

Utilize aplicativos para poupar dinheiro

Utilizar ferramentas tecnológicas também pode ajudar você a guardar dinheiro. Planilhas do Excel, por exemplo, são positivas para acompanhar todas as suas despesas e ver onde é possível economizar. Os aplicativos de celular são outras ferramentas que contribuem com essa missão. Hoje em dia, há diversos apps de finanças para controlar os gastos de forma prática e rápida.

Esperamos que este texto tenha esclarecido suas dúvidas sobre como poupar dinheiro! Coloque as dicas em prática e mantenha o foco em sua meta para ter uma vida financeira mais saudável. Além disso, lembre-se de analisar as opções de investimento para ter melhores rendimentos com o dinheiro guardado.

Está com as contas em dia e tem dúvidas sobre onde investir? Confira nosso próximo artigo sobre PGBL e VGBL, modalidades da Previdência Privada!

Comentários

Você também pode gostar
-